Usina de Letras
Usina de Letras
59 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62278 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10385)

Erótico (13574)

Frases (50666)

Humor (20039)

Infantil (5455)

Infanto Juvenil (4779)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Em favor da ética e da democracia -- 06/10/2006 - 01:50 (Janete Santos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Recebi este mail de uma amiga e, como costume fazer, atenderei a solicitação feita. Penso que vale a pena para vermos todos os lados da moeda em destaque no momento atual. Saudações...Janete Santos





TREZE É POUCO, EU APRESENTO 26 MOTIVOS PORQUE NÃO VOTAR EM LULA

1) Cadê os 10 milhões de empregos? Talvez consiga apenas gerar uns 6 ou 7 milhões de empregos formais – que saudades das décadas perdidas e dos 8 milhões de empregos exterminados pelo FHC (São Paulo que o diga). LULA gerou apenas 106 mil vagas/mês contra 8 mil/vagas mês dos últimos 10 anos.

2) Inventou o tal de PROUNI, que somente serviu para atender, até agora, apenas 250 mil universitários pobres e ainda vai atender gratuitamente, com livros didáticos, o aluno do ensino médio. Quem sabe você conhece um dos 6.700 contemplados no D.F.

3) Concedeu apenas uma pequena bolsa-auxílio de R$100,00 para qualificar os jovens pobres e colocou somente 60 mil no mercado de trabalho em 3 anos.

4) Implantou apenas 4 novas Universidades Federais ABC(SP), Grande Dourados(MS), Recôncavo Baiano(BA) e PAMPA(RS),investindo apenas 1,8 bilhões no orçamento das Universidades Federais, estruturando a carreira do professor universitário.

5) Atendeu somente 5 milhões pelo CURSO DE ALBETIZAÇÃO (jovens e adultos).

6) Inventou a tal BOLSA-ATLETA (que atende inclusive atletas PÁRA-OLÍMPICOS), esporte para todos? Por quê?

7) Fez uma grande bobagem ao colocar Luz/Energia na casa de 3,7 milhões de pobres da zona rural, pois, todos nós citadinos sabemos que é muito mais romântico a luz do lampião/lamparina ao “abajur das madames da corte”.

8) Gastou 10 milhões de dólares para mandar um astronauta dar uma voltinha no espaço e fazer 8 experimentos científicos, deixando nossa meninada com a cabeça na Lua, quem sabe LU...A. Mais “L” pode pegar. Origem do nosso astronauta (Escola Pública+ITA).

9) INJETOU – isso mesmo INJETOU 4,2 bilhões num tal de SUS – para comprar medicamentos e ainda instalou 130 farmácias populares para fornecer uns “remédiozinhos” aos pobres.

10) Inventou o tal de SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para atender, apenas, 83 milhões de pobres. Você já viu algum por aí? Não, então Ligue 192.

11) Inchou o serviço publico (contratando mais policiais federais, mais auditores/técnicos/analistas/f... etc.) e ainda teve a cara-de-pau de aumentar o salário “desse pessoal que nunca fez nada”. Que saudade do Estado-mínimo e de ficarem 8 anos sem REAJUSTE (FHC).

12) Quebrou de vez a PREVIDÊNCIA SOCIAL quando aumentou o salário-mínimo para R$ 350,00 (o melhor dos últimos 20 anos).

13) CRIOU 13 mil equipes de saúde bucal para atender apenas 67 milhões de brasileiros, que saudades do “sorriso amarelo e de aeromoça de alguns dos nossos políticos - FHC”.

14) Demorou 2 anos, no governo, para reduzir o RISCO BRASIL – 1500 pts para 250 pts , e o pior, o dólar caiu de R$ 4,00 para R$ 2,00.

15) ONDE JÁ SE VIU! O governo pagou ANTECIPADAMENTE AS PARCELAS DA DÍVIDA COM O FMI – economizando em U$900 milhões de juros SEM VENDER algumas: Vale do Rio Doce/Teles/Banco do Brasil / CEF e nem a PETROBRÁS.

16) Fraca atuação econômica (reduziu a dívida-externa de U$210bi para U$161bi) e ainda teve a ousadia de aumentar as Reservas Cambiais do Brasil de U$16bi para U$60bi.

17) IMPÕE AO NOSSO POVO UMA TAXA DE JUROS ESTRATOSFÉRICA e ESCANDALOSA de 14% ao ano – que saudade das taxas dos últimos 10 anos (pico 85% da taxa Selic), qual era a taxa no final do governo FHC?

18) Conseguiu um fraco/pequeno aumento de (106%) da balança comercial gerando um mísero superávit U$118 bilhões.

19) Reduziu um pouquinho a pobreza (ONU/PNAD-IBGE) com umas ajudinhas “programa bolsa-alimentação + aumento de emprego e da renda + salário-mínimo/aposentadorias) e por isso reduziu de 35% o número de miseráveis (1992) para 25% (2005) atingindo 54% das famílias nordestinas.

20) Afastou apenas alguns dos envolvidos e/ou denunciados pelas CPIs (ministros, secretários, diretores de estatais etc.) sem o devido processo legal.

21) Onde já se viu a nossa Policia Federal ficar prendendo: fiscais/auditores/delegados/so... e até a dona da boutique DASLU – isso está fora do seu papel? Como diriam alguns senhores e senhoras “... Assim é demais... Assim não dá para agüentar, onde já se viu... Essa “puliça do Lula” se mete em tudo – até nas boutiques das madames... Assim não dá... Isso é o fim”.

22) Transformou o nosso Exército em Empresa de Engenharia para construir rodovias e recuperar estradas (duplicação BR-101), isso é um grande desvio do papel da força armada mais importante do nosso país, pois afinal, sempre fomos o país mais belicista da América e constantemente estamos em conflito armado com os nossos vizinhos.

23) Elevou o BRASIL de 15ª Economia Mundial (2003) para 11ª Economia Mundial (2005) – Fonte: Agência de Qualificação de Risco Austin Rating.

24) ACHO QUE TODAS ESSAS LOUCURAS DESSE GOVERNO DEVEM SER VERIFICADAS JUNTO AS FONTES MAIS FIDEDIGNAS – tais como ONU/PNAD/BNDES/IBGE/IPEA/FGV e outras da nossa confiança, porém, CARO AMIGO tenha mais cuidado ao ler os semanários do tipo ESPIA, OIA, ISTO É AQUILO OUTRO, NA SUA EPOCA além das FOLHAS e outros tablóides periódicos que ficam, apenas, na superficialidade dos interesses das suas posições empresariais/governamentais/pa... do momento atual.

25) APÓS ESSAS COLOCAÇÕES/QUESTIONAMENTOS – FICO ME PERGUNTANDO:

- QUAL SERÁ A RAZÃO de CHICO BUARQUE DE HOLANDA, ARIANO SUASSUNA, PAULO BETTI, ANTONIO FAGUNDES, GERALDO AZEVEDO, AUGUSTO BOOAL, WAGNER TISO, MARILENA CHAUI...... VOTAREM NOVAMENTE NO LULA. Acho que já sei o motivo: “Esse pessoal é tudo intelectual/artista” – mas acho que outro artista certa vez cantou: “Que muita gente boa pôs o pé na profissão”... e a alma repleta de chão. Todo artista tem de ir aonde o povo está. Se foi assim, assim será... (Milton Nascimento).

26) TENHO MINHAS CRÍTICAS A ESTE GOVERNO – HOUVE ERROS, MAS O CONJUNTO DA OBRA É INFINITAMENTE SUPERIOR AOS ANTERIORES E POR ISSO MESMO, JAMAIS IREI COMPACTUAR COM ESSA MÍDIA TENDENCIOSA E MUITO MENOS AINDA APOIAR O RETROCESSO POLÍTICO E ECONÔMICO LASTREADO pelos vigaristas políticos que enriqueceram na vida pública sem qualquer preocupação com o caos social que vem se formando no Brasil. Eles dão as costas para a população carente e vomitam um discurso hipócrita sobre ética. É isso que repudio... E vocês o que acham disso?

POR TODO O EXPOSTO, CAROS AMIGOS QUE TIVERAM PACIÊNCIA DE LER ESTE DESABAFO – ENTENDO QUE:

a) É LULA DE NOVO – COM O APOIO DO NOSSO POVO;

b) QUEM MANDA É O POVO – É LULA DE NOVO;

SE GOSTAREM, PASSEM PARA FRENTE – SE NÃO GOSTARAM PASSEM DO MESMO JEITO – POIS, ASSIM, PELO MENOS VOCÊ VAI AJUDAR NO ENRIQUECIMENTO DA DISCUSSÃO E NA MELHORIA DO DEBATE.

Ivã Teixeira da Silva. Ex-Professor de Geografia (FEDF), Ex-Bancário (BRB S/A); Pós-Graduado pela FGV/EBAP; Cursando o 9º de Direito (UNIP/DF); Servidor Público Federal -Concursado.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui