Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62216 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20030)

Infantil (5430)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3304)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A origem da maldade - Um problema social -- 08/02/2002 - 19:49 (Manoela Minelli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Existem pessoas más. Isso é um fato inegável! Mas daí, surgem questões como as seguinte: "Por que as pessoas são más?", "como surge a maldade". São questões aparentemente sem respostas, mas se analisarmos profundamente o caso, chegaremos a conclusões surpreendentes.

Ninguém nasce mal - Isso é uma afirmação correta. Crianças, nascem boas. Mas a medida que crescem, e recebem os "ataques" da vida, o caráter vai mudando. De acordo com a criação da criança, a fraqueza ou força de espírito, a personalidade do ser vai surgindo...

O fato é o seguinte, todos nós, somos responsáveis para com o aumento da maldade no mundo. Isso mesmo! Atitudes de pessoas do "bem", podem criar pessoas do "mal".

As pessoas ditas "do bem", podem ser responsáveis pelo surgimento das pessoas "do mal". As pessoas do bem, geralmente são elogiadas por suas bondades. Por isso o "ELOGIO" é uma coisa perigosa! Porque, sempre onde uma pessoa é elogiada, outra não é... E isso pode fazer a pessoa não elogiada tornar-se amarga. Pode fazer nascer um monstro.

A pessoa que elogia, geralmente "do bem", tem que tomar cuidado ao elogiar pessoas. Nunca é bom exaltar as qualidades de pessoas diante de outras. Sempre é aconselhável fazer elogios em particular.
As pessoas "do bem" que recebem os elogios, podem fazer bem, em pedir aos eloginates que não os elogiem, ou que os elogiem somente em particular.

Outra coisa, "a pessoa do bem" tem a tendência de fazer o bem e mostrar para mundo. Outra coisa que deve ser evitado. Pessoas "do bem", sempre que o fizerem, fará melhor se não deixar ninguém, absolutamente ninguém saber o bem que fez... Por que? Porque exibir "o bem" que se faz, gera fatalmente elogios, e elogios recebidos em públicos é fatal para se originar a maldade.

A pessoa não elogiada, se sente triste ao ver somente as outras pessoas serem elogiadas! Muitas vezes limitações não permitem que certas pessoas sejam eficientes em certas tarefas, e ao ser menosprezada diante de outra, a pessoa começa a sentir-se impotente. Isso fatalmente cria a inveja, que é um passo para brotar a maldade no coração da pessoa.

A inveja é encarada como uma coisa horrível pelas pessoas " do bem", mas não sabem elas, que muitas das vezes, são elas mesmas as culpadas de fazerem brotar tal sentimento no coração das outras pessoas. Logo, o responsável pela inveja, não é a pessoa do "mal " e sim a pessoa do "bem".

Confuso isso, não? Pois, é. Nesse jogo da vida, as pessoas ditas do "bem" acabam sendo "do mal", a medida que gostam de exibir-se em suas boas ações e adoram elogios! Muita gente "do bem" não admitiria ver outra pessoa menos capacitada sendo elogiada... Olha aí! Alguma coisa aí, está errada.

Agora partindo para as questões sociais. Por que existem bandidos?
Sabia que a própria sociedade de pessoas "do bem", é quem cria os bandidos? Isso mesmo! A indiferença da sociedade, a discriminação, a falta de apoio, isso tudo faz ampliar a maldade do mundo.

Coisa mais triste é ver uma criança de rua, que já nasce numa condição péssima, pedir uma esmola, e uma pessoa "do bem" virar-lhe a cara, a tratando como um bicho imundo. Essa indiferença vai criando o bandido!

A conclusão é a seguinte: TODOS DA SOCIEDADE, tem responsabilidade pela disseminação da maldade do mundo! Principalmente as pessoas do "bem". Por que com sua ànsia de fazer sua bondade, para ter reconhecimento, acaba bloqueando a bondade de outros... dando origem a novas pessoas "do mal".

Isso tem que ser avaliado! É uma realidade pouco percebida, mas constante.
É fácil uma pessoa culpar os outros pela maldade, mas difícil é essa mesma pessoa olhar para si mesma e analisar a contribuição que deu para os outros tornarem-se maus.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui