Usina de Letras
Usina de Letras
187 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A bandeira rosa do Daniel -- 09/11/2006 - 20:03 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




A bandeira rosa do Daniel

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



Quando o Internacional sagrou-se campeão da Copa Libertadores sua torcida pintou com bandeiras vermelhas as praças do sul do Brasil e com aquarela os mapas da América do Sul, no entanto, pairam algumas incertezas acerca das cores das últimas eleições presidenciais.

A América está avermelhando? Tudo bem, Tabaré, Kirchner, Michelle, Evo, Chávez e Fidel tingem com um escarlate esse sofrido continente. Daí dizer que a América é vermelha. Será?



Convenhamos, as duas últimas eleições latino-americanas deixam algumas pendências sobre o vermelho ser a cor representativa dos futuros governos.



Lula e Daniel Ortega são os dois recentes eleitos, e ambos forjados na esquerda, a sindical e insurrecional respectivamente. Ortega é o último revolucionário, herdeiro dos sonhadores socialistas da década de 60.

Na campanha de reeleição do presidente Lula o vermelho incandescente de outros pleitos andou meio sumido. Providencialmente apartado para evitar prováveis transtornos nos palanques. Considerando os nomes especulados para o próximo ministério, dentre eles, Gerdau, Roseana e Delfim, concluímos: o vermelho não será a cor do futuro governo Lula.



Daniel Ortega, não é mais o revolucionário de 79 que apeou da presidência da Nicarágua o ditador Anastácio Somoza. Para vencer o pleito nicaragüense, Ortega adotou a cor rosa na sua campanha. Danielzinho paz e amor? Causa estranheza a um “caliente” seguidor das mais nobres causas de revolução socialista ver o protagonista da última revolução da América assumir a presidência de seu país no embalo de chamativas bandeiras rosas. O que dirá velho comunista?

O vermelho, lá, é a cor do candidato conservador o multimilionário Eduardo Montealegre, que dessa eleição saiu triste. O outro, José Rizo, que dividiu a direita, não teve motivos para sorrir. O ex-líder marxista da FSLN foi o vencedor.



Enfim, temos nesse alquebrado continente mais dois eleitos pela democracia participativa, resta saber se no futuro contribuirão para colorir o continente de vermelho como, aliás, fez o Internacional de Porto Alegre no futebol.

A propósito, meu coração é vermelho.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui