Usina de Letras
Usina de Letras
114 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Políticos do Brasil-um livro de se ler(Liberato Póvoa) -- 23/11/2006 - 10:00 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Políticos do Brasil-um livro de se ler.



Liberato Póvoa é Desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins e autor de dezenas de livros.



Será lançado no próximo dia 24, na Assembléia Legislativa, o livro POLITICOS DO BRASIL, do jornalista Fernando Rodrigues, repórter e colunista da FOLHA DE SÃO PAULO, editado pela Publifolha, de São Paulo. POLITICOS DO BRASIL apresenta ainda uma análise inédita a respeito da atividade política no país e das pessoas que a exercem. Ajuda o (e)leitor a compreender, de maneira mais ampla, quem são e o que possuem os homens e mulheres que comandam a nação.



Num percuciente e serio trabalho de pesquisa, o autor, nas 424 paginas da obra, teve a paciência de garimpar durante cinco anos nas mais diversas fontes, tudo o que de interessante pode existir para que se conheça o perfil dos nossos tão desacreditados políticos brasileiros. Para composição do livro, foram analisadas as declarações de bens e os dados eleitorais do Presidente e do Vice-Presidente da Republica, dos 27 governadores e 27 vice-governadores, dos 513 deputados federais, dos 81 senadores e seus 162 suplentes e dos 1.059 deputados estaduais e distritais. Em resumo, os 1.871 principais políticos que comandam o país nos planos federal, estadual e distrital.



Foi, sem dúvida, um trabalho de fôlego, que se tornou a maior pesquisa realizada no Brasil sobre o assunto. Ele dividiu seu trabalho-digamos, de forma didática- em três partes, que fazem com que se compreenda melhor o seu alcance, trazendo dados inéditos coletados em mais de 3.500 registros: o patrimônio dos políticos , o perfil estatístico e as características do sistema político.



Ao enfocar o patrimônio dos políticos, o leitor pode observar nitidamente que o valor que os candidatos atribuem aos seus bens deixa uma interrogação quando se vê a evolução patrimonial, que dá traços à bola, quando se compara a proporcionalidade do crescimento patrimonial e a situação de alguns políticos dentro da grade de ascensão social, em comparação com seus pares.

Numa justificável desconfiança, o leitor fica a imaginar ao observar que certos políticos ficam cada vez mais ricos em cada eleição, sem deixar de lado que alguns deles, notórios nababos, omitem o valor de seus bens, chegando uns a simplesmente não oferecer dados nesse sentido para a Justiça Eleitoral. E ao comparar e evolução patrimonial de alguns deles, fica no leitor a certeza de que os ganhos como subsídios e vantagens parlamentares jamais justificariam tal ascensão.



No que pertine ao perfil estatístico, Fernando Rodrigues mostra quem são, quantos são, de onde vêm e qual a formação dos políticos que mandam no país nos níveis federal, estadual(em todos os Estados e no Distrito Federal), deixando claramente para o leitor perceber o mandonismo de alguns grupos e de algumas oligarquias, que vivem praticamente da política, mas que nesta eleição começaram a esfacelar-se devido principalmente à conscientização do eleitor, à globalização e à força da imprensa.



Sem se falar no grande valor como obra de pesquisa, que fez uma precisa e completa radiografia de nossos políticos, POLITICOS DO BRASIL, talvez sem querer servir de fonte para averiguações(porque a intenção do autor seguramente não foi esta), ele próprio afirma que o “conhecimento do CPF de um político é uma ferramenta útil ao eleitor: permite a chacagem da situação dos candidatos a cargos públicos junto à Receita Federal e outros órgãos governamentais-embora pendências nem sempre sejam sinônimo de irregularidade”.



Embora não se possa dizer que a obra seja um livro de cabeceira, à feição de um romance, um conto ou novela, pois é entremeado de dados estatísticos e tabelas muito interessantes, POLITICOS DO BRASIL é uma obra de referência, de consulta diária por aquele que deseja saber os meandros do poder, principalmente a evolução política da nossa sociedade.



Ao deparar-me com a evolução patrimonial de certos políticos que conheci pobres(e hoje são milionários), senti que o livro de Fernando Rodrigues reveste-se de importância ainda maior, porque desnuda o cinismo de certos elementos ditos nossos representantes, que não têm explicações plausíveis para seu crescimento no meio social, principalmente cultivando uma desfaçatez sem tamanho na época das campanhas, desfilando honestidade e altruísmo.



Diante dos dados patrimoniais inseridos no livro, que podem ser atualizados no site www.politicosdobrasil.com.br(com dados das ultimas eleições para comparação), a Receita Federal tem um precioso aliado para rastrear a origem da riqueza, principalmente dos chamados políticos profissionais, esquecendo-se um pouco dos barnabés e desvalidos que são fregueses habituais da chamada “malha fina”. Vale a pena tê-lo não na sua estante, mas ao seu alcance no dia-a-dia, para compulsá-lo diariamente. E certamente o leitor não terá muito que se orgulhar de seus representantes.(JORNAL DO TOCANTINS, Palmas, 19.11.2006).

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui