Usina de Letras
Usina de Letras
65 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62244 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50641)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->É claro! -- 27/11/2006 - 12:07 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Somos quase todos iguais



Izaura Regina Lara de Morais



Um grupo de cientistas americanos afirma que os chipanzés são tão parecidos com o homem que deveriam ser incluídos na categoria do gênero homo.

Morris Goodman da Universidade de Waine em Detroit foi quem em 1988 ao analisar algumas porções do DNA de humanos e Chipanzés descobriu que as duas espécies tinham 98,4% de igualdade.

Goodman e sua equipe foram muito mais além e compararam 97 genes de humanos, chipanzés, gorilas, orangotangos e outros macaquinhos. Eles (os cientistas) descobriram que o grau de similaridade em algumas regiões dos DNAs eram de 99,4%.

Os chipanzés estão muito mais próximos dos seres humanos do que dos gorilas e orangotangos.

“Psicologicamente nós não somos tão diferentes dos chipanzés quanto gostaríamos de crer”, disse a geneticista Célia Justinha especialista em evolução. Segundo informa a eminente doutora, “Os macacos vivem em sociedade organizada na qual as relações entre os indivíduos são iguais às dos homens.”

Os animais primitivos possuem emoções muito mais simples tais como o medo e a fome. Mas os macacos parecem possuir sentimentos complexos como a solidariedade e compaixão.

A capacidade intelectual de um certo grupo de macacos está muito acima da de todos os demais bichos.

Há um grupo de cientistas que postula junto aos organismos internacionais a extensão dos direitos humanos aos pongídeos, pois eles podem ser considerados pessoas. Parece exagero, mas quem conhece os animais têm certeza do que afirma.

O psicólogo experimental Roger Fouts no livro que escreveu O Parente Mas Próximo (Ed. Objetiva) resume uma pesquisa sobre os chipanzés que durou mais de trinta anos.

O doutor teria começado a ensinar a língua dos surdos-mudos ao chipanzé Washoe quando ele tinha só dois anos.

O animal foi educado a tomar banho, vestir roupas e a comer com talheres. O psicólogo percebeu que o processo de aprendizagem do animal era parecido com o do homem.

A etologia, ramo oficial da ciência, que se dedica a comparar o comportamento animal com o dos homens teria despertado o interesse por esse tipo de pesquisa.

Revelou-se também que os macacos exercem, e muito bem, a diplomacia. Eles são mestres em jogos políticos; fazem alianças e são capazes de calcular a relação custo-benefício que conseguem com elas.

Mas por mais que possam aprender, os macacos não poderão jamais, é claro, atingir o nível de linguagem superior ao de uma criança de dois anos.

King Kong entrou numa fria terrível ao se apaixonar por um ser humano.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui