Usina de Letras
Usina de Letras
286 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Resenha do Filme Bagdá Café -- 14/12/2006 - 06:55 (ALZENIR M. A. RABELO MENDES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Resenha do Filme Bagdá Café



Por Maria Alzenir Alves Rabelo Mendes



As mudanças são como milagres que não acontecem por acontecer. Torna-se, então, necessária a interação social e a percepção do outro para que alguém, predisposto afetivamente de forma positiva, impulsione os milagres e estes realizem o que parecia impossível de se realizar: redirecionar atitudes, mudar ambientes e comportamentos que resultem no bem-estar de todos.

No filme Bagdá Café, do cineasta alemão Percy Adlon, as personagens principais, Brenda e Jasmin são duas mulheres que pertencem a universos distintos. A primeira, mulher negra, proprietária de um pequeno hotel, uma mulher enérgica, mas sobrecarregada pelas responsabilidades do dia-a-dia, dividida entre as tarefas domésticas e atribuições de quem é mãe, e ainda precisa desdobrar-se para administrar o pequeno negócio de onde tira o sustento da família. A Segunda, uma senhora branca, gorda, culta e sensível, vivendo sob a tirania do marido que a abusava psicologicamente, tratando-a como um ser inferior, mantendo-a numa condição de subserviência absoluta.

Brenda teve coragem de se libertar do marido omisso e negligente, mesmo que para isso tenha sido necessário renunciar à vida sexual, que era satisfatória. Absolvida entre tantos afazeres, Brenda esqueceu de sorrir, pior ainda, esqueceu de valorizar as pequenas realizações dos três filhos e até mesmo de motivá-los a continuar progredindo.

As transformações na vida dela começaram quando Jasmin chega ao hotel de Brenda, logo após sair daquele casamento infeliz. Jasmim não descobrira seu valor, mas sabia reconhecer o de outros. Distinguia onde era preciso fazer ajustes e dispunha-se a fazê-los sem que alguém pedisse, mesmo que lhe custasse alguns dissabores.

A princípio, removeu resíduos que embaciavam o ambiente de trabalho de Brenda: a poeira da escrivaninha e dos vidros da janela. Retirou dali tudo o que era inútil, deixando o ambiente iluminado e espaçoso. Sendo hóspede do hotel de Brenda, deveria ser servida, no entanto, passou a servir. A outra, de tão acostumada com o que era ruim, só admitiu os benefícios da mudança quando estes já eram visíveis aos olhos das pessoas que freqüentavam aquele local ou que passavam por ali.

Nesse momento, Brenda é motivada a mudar também, para melhor. Pela percepção do outro, Jasmim pode apreciar e motivar um dos filhos de Brenda e fazer progresso na arte de tocar piano, levando-o mais tarde a integrar o show que ela passou a realizar naquele pequeno hotel, que se tornou conhecido por causa da alegria que substituíra a apatia que antes se instalara ali.

Aquela “forasteira”, outrora de ares e roupas austeros, desnudou-se de sua amargura e deixou exteriorizar grandezas superiores à dimensão do seu corpo. A valorização dada aos semelhantes refletia-se também nela que rejuvenescia na sociabilização com os novos hóspedes de Brenda. O pequeno e sujo hotel de beira de estrada torna-se um ponto de encontro de pessoas alegres, onde se ouve música, se assistia espetáculos de mágica em que flores brotavam do nada.

A leitura do Bagdá Café permite compreender que a felicidade, embora abstrata, concretiza-se quando se dá importância às pequenas coisas, no sentido de contribuir, por meio de ações, para o bem-estar dos que nos rodeiam. Estes, quando motivados corretamente, conseguem realizar mudanças que só seriam possíveis por meio de milagres.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui