Usina de Letras
Usina de Letras
115 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Curiosidades: A IMAGEM DO PAI NATAL * -- 17/12/2006 - 18:24 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Ao contrário do que muitas pensam, a imagem do Pai Natal vestido de vermelho e com barba branca não é da autoria da marca de refrigerantes Coca-Cola.



É certo que, durante muito tempo, o Pai Natal foi desenhado vestido com uma grande variedade de cores e era representado a fumar um cachimbo de barro ou a beber vinho.



Também é correcto que, nos anos 30, a Coca-Cola decidiu usar a figura do Pai Natal na sua publicidade de Inverno e contratou o artista Haddon Sundblom para lhe compor a imagem.



Sundblom escolheu o vermelho e branco da Coca-Cola para vestir o Pai Natal.



(Curiosidade: Os desenhos do Pai Natal criados por Sundblom para a Coca-cola são auto-retratos, já que o simpático Pai Natal por ele desenhado possuía a sua própria cara!).



Contudo, Sundblom não foi original na sua escolha, já que o primeiro desenho que retratava a figura do Pai Natal tal como hoje o conhecemos foi feito por Thomas Nast e foi publicado no semanário “Harper’s Weekly”, no ano de 1866.



Nast foi um grande cartonista americano.



Este trabalhava para o jornal "Harper s Weekly", aproveitando o espaço que lhe era reservado no jornal para fazer crítica política e para abordar os problemas sociais da época.



No final da década de 1880, Nast começou a fazer uma edição especial de Natal para o seu jornal, contudo os desenhos deste era a preto e branco.



Mesmo assim, a autoria do senhor vestido de vermelho e de barbas brancas pertence a Nast, já que ele em 1866 criou um livro ilustrado a 4 cores intitulado de "Santa Claus and his work" , onde aparece desenhado pela primeira vez o Pai Natal tal como o conhecemos hoje!



Este livro foi incluído na edição de Natal do "Harper s Weekly" desse mesmo ano.



Assim, surgiu o simpático senhor gorducho, de barbas brancas, alegre, com um grande saco cheio de presentes e com uma roupa vermelha e branca.



Neste livro está também presente a oficina no Pólo Norte, os ajudantes do Pai Natal e a sua esposa, a Mãe Natal.



Nast, em 1870, fez um segundo livro ilustrado denominado de "The nigth before christmas".



Mesmo assim, durante décadas (incluíndo no ínicio no século XX), o Pai Natal, por vezes, era retratado de maneira diferente: magro, vestido com outras roupas e cores, etc.



Contudo, é um facto indiscutível que a criação da actual imagem do Pai Natal não pertence à Coca-Cola. Aliás, muitos utilizaram a imagem criada por Nast antes da Coca Cola.



Nota:

1. Para ver alguns exemplos da utlização da imagem do Pai Natal vestido de vermelho e de barbas brancas desde Nast até ao primeiro anúncio da Coca-Cola, onde ele aparece, vá a: http://jipemania.com/coke/natal/sovb/index.html



2. Para ver algumas anúncios de Natal da Coca-Cola com o Pai Natal (e também de outras marcas), vá a: http://jipemania.com/coke/index.html.



FONTE:

http://natalnatal.no.sapo.pt/pag_simbolos/nast.htm



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui