Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62237 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50635)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6192)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Pensar ou Repetir -- 20/05/2000 - 04:26 (Gerson Espindola serpa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Pensar ou Repetir?







Na prática pedagógica rotineira, muito embora coexista uma posição cres-cente no sentido de ampliar a participação criativa dos alunos, o que mais se tem notado é um acúmulo de conhecimentos, muitas vezes estéreis, e pouca ou nenhuma ênfase à reflexão, ao espírito crítico e à capacidade de raciocínio.

Em todos os níveis escolares – do primário ao universitário -, os alunos são fustigados a “aprender” modelos e respostas pré-formulados pelas autoridades de ensino e a aprovação depende necessariamente da repetição mecânica e in-contestável de tais premissas.

Ao se “ensinar” de tudo (menos a pensar), não é raro que o melhor aluno seja aquele que possui uma excelente capacidade de memorização; pois, neste tipo de abordagem, prioriza-se a memória em detrimento da capacidade inte-lectual. E, assim, em situações completamente novas e/ou inusitadas, onde uma espécie de banco de dados cerebral tem pouco ou nenhum valor, o nosso bri-lhante aluno torna-se um profissional medíocre; principalmente, porque estas situações inovadoras fazem parte do dia-a-dia de qualquer profissão e exigem, acima de tudo, a capacidade de buscar novas soluções e de equacionamento dos problemas. Em uma palavra: pensar.

Adentrando ao terceiro milênio, aonde os desafios na física, na engenharia genética, nas comunicações e informações, além de outras, constroem um ar-cabouço inimaginável de novas situações, qual seria o tipo ideal de educação? Uma que ensine a pensar, refletir e criar; ou uma outra que se limite a ensinar a repetir?







Gerson Espindola Serpa

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui