Usina de Letras
Usina de Letras
49 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Câncer na pele -- 03/01/2007 - 14:08 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




O câncer em órgão interno pode causar manifestações cutâneas e a malignidade se mostra de dois tipos. Aquele em que há invasão de células malignas e aquele no qual as células não podem ser identificadas.

Sabe-se que todo processo cancerígeno interno pode invadir a pele. Os órgãos acometidos pelo câncer que se revela pela pele são: linfomas, melanomas, e todas as metástases de carcinoma da mama, rins, próstata, pulmão, brônquios, estômago, cólon, timo, ovário e testículo.

As lesões podem ser simples ou múltiplas, intactas ou ulceradas e as máculas indolores, pápulas, nódulos tumores ou placas, todos eles são firmes ou duros.

É sabido que pelas manifestações cutâneas de malignidade interna as células tumorais não podem ser identificadas. Ainda não se esclareceu a patogenia da maior parte dessas expressões. Os mecanismos humorais, imunológicos, enzimáticos e tóxicos, podem ser os propiciadores.

A alta malignidade interna não é a única sugestão a que leva as formas cutâneas. Processos benignos, às vezes, levam à formação das úlceras na pele.

As erupções bolhosas, eczematosas, ou liquenóides, mostram-se rebeldes às medidas saneadoras sintomáticas da praxe. É comum só conseguir o alívio com o tratamento bem sucedido da doença maligna fundamental.

A Doença de Bowen caracteriza-se por uma ou mais placas crostosas, escamosas, que podem se assemelhar a psoriase ou eczema.

Técnicas modernas, usadas hoje em dia nos tratamentos, dão aos pacientes acometidos, mais chances de sobrevida do que tinham as gerações precedentes. Sem dúvida hábitos errôneos, tais como o tabagismo, e o uso de drogas, contribuem para o desequilíbrio bioquímico antecedente da patologia.

É sabido que o ressentimento, o mau humor freqüente, alimentação errônea, além das variantes já citadas, tabagismo e alcoolismo, podem ocasionar as temíveis afecções cancerígenas.

Exercícios físicos regulares, boas leituras, bons filmes, novelas e o afastamento total das causas deletérias ajudam a saúde e o conforto pessoal.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui