Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13569)

Frases (50624)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Volta às origens -- 13/03/2002 - 23:03 (Odir Ramos da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
(Recolhido da tradição árabe)




Na Índia, o príncipe encontrou uma filhotezinha de rato - uma ratinha, pequenina, ferida. Penalizado, socorreu-a e pediu aos deuses que a curassem e a transformassem numa linda menina.

Os deuses ouviram o pedido do príncipe, sopraram um forte rodamoinho, logo a ratinha virou uma menina.

O tempo passou, a garotinha cresceu, virou uma linda moça, a mais formosa e atraente de toda a Índia. E nunca, para espanto dos pais adotivos, interessava-se por namorar, não demonstrava qualquer vontade de conhecer, travar relações com algum rapaz.

O príncipe decidiu procurá-la, todo preocupado:- Minha filha, sua beleza é admirada em toda a Índia, não lhe faltará pretendente ao casamento. Escolha com quem deseja se casar e eu me encarrego de ordenar ao escolhido que cumpra o seu desejo.

A jovem respondeu:- Quero me casar com aquilo que for o mais forte deste mundo.

O príncipe foi ao sol:- Sol. Peço que tu cases com a minha filha porque ela deseja como marido aquele que for o mais forte deste mundo. E não vejo outro mais forte do que tu.

O sol agradeceu, mas apontou a nuvem como mais forte do que ele, porque ao passar por baixo do sol a nuvem o isola da terra.

O príncipe despediu-se do sol, foi à nuvem:- Nuvem. Cases com a minha filha porque ela deseja se casar com o mais forte deste mundo.

A nuvem esquivou-se e apontou o vento:- Ele tem o poder de dissipar as nuvens. É o mais forte.

O príncipe foi ao vento e repetiu o pedido. O vento ouviu as palavras do príncipe, refletiu, apontou o rochedo: - Ali está quem é mais forte do que eu. Passo a vida açoitando-o e ele não se move.

O príncipe imaginou ter finalmente encontrado o mais forte deste mundo.Era o rochedo! Foi a ele oferecer a mão da filha adotiva. O rochedo ouviu-o, mas se desculpou:- Alteza. Mais forte do que eu é o rato, que abre um buraco no meu corpo, faz ali a sua casa e eu nada posso fazer.

O príncipe recorreu ao rato:- És tu o mais forte deste mundo?

- Vossa pergunta já o confirma - respondeu o rato.

O príncipe retornou ao palácio cabisbaixo e relatou o ocorrido à bela filha, lamentando-se:- Fracassei. Quis encontrar para ti o mais poderoso, o mais forte do mundo, e acabei encontrando o rato.

- Pois será com o rato que eu vou-me casar, pai, disse a princesa.

Desolado, o príncipe rogou aos deuses que retornassem a moça à condição de ratinha. Veio o rodamoinho soprando os ciscos em espirais, quando a poeira baixou a ratinha estava aos pés do príncipe, toda alegrezinha. O príncipe recolheu-a nos braços, levou-a para junto do buraquinho escavado pelo rato na base do rochedo. Mal chegaram, a ratinha escapuliu das mãos do príncipe para dentro da casa do rato, que a partir daí era dela também.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui