Usina de Letras
Usina de Letras
42 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50641)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A paz no mundo -- 11/01/2007 - 10:50 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A paz no mundo: Ìndia e Estados Unidos tentam acordo



A Índia estará longe de um acordo nuclear com os Estados Unidos se as preocupações de Nova Delhi não se acalmarem, disse um especialista na quarta-feira. (10/01).

O atual estágio do acordo permitiu que a Índia reprocessasse combustível nuclear norte-americano e não parou nisso: administrou testes nucleares disse Shyam Saran enviado especial indiano para as negociações.

"Este processo terá que continuar e há certos assuntos muito importantes que teriam que ser discutidos e estes são temas difíceis Nós podemos ficar longe dessas transaçôes se não corresponderem aos nossos interesses nacionais? Obviamente nós temos que nos afastar disso e nós caminharemos longe disto”.

O presidente George W. Bush, no mês passado, assinou uma lei aprovada pelo Congresso que permite à Índia comprar reatores nucleares norte-americanos e combustível pela primeira vez em 30 anos.

Mas Congresso norte-americano estipulou várias condições à lei que não agradaram à Nova Delhi, e os dois países voltaram às negociações.

O presidente norte-americano disse que suspenderia as exportações de materiais nucleares se a Índia testasse outro dispositivo nuclear.

As limitações do governo americano também não garantem que não haverá interrupção do fornecimento de combustível para reatores e impedem a Índia de reprocessar combustível gasto.

Saran garantiu que estas condições não eram aceitáveis para a Índia e isto tinha sido comunicado aos EUA.

" Reprocessamento de combustível gasto é muito importante, muito crítico. Sem isso pode ser muito difícil para nós levarmos este programa adiante" Disse ele.

“Enquanto nós estivermos preparados para uma moratória unilateral, mas nós não estamos preparados para converter um compromisso político em um compromisso legal". Disse ele. Há um recurso da decisão voluntária da Índia para não fazer testes nucleares.

Comunistas indus que sustentaram o governo de coalizão e a oposição dos nacionalistas hindus dizem que as providências americanas são uma tentativa dos E.U.A. de abafar o programa nuclear da Índia.

Os impedimentos americanos foram impopulares. Os americanos impedem a não proliferação de armas nucleares dos outros, mas não a deles. A Índia não assinou o tratado de não proliferação nuclear. Segundo analistas indus, Washington está arruinando esforços para restringir a expansão de braços nucleares.

Saran disse que ele permaneceu confiante que os dois países ainda poderiam conseguir concluir uma transação boa para ambos.

"Nós lidamos com assuntos muito difíceis no passado e nós lidamos muito prosperamente com eles. O impasse em ambos os lados é o problema a resolver. As posições não podem ser muito rígidas".

O acordo deve ser aprovado pela Agência de Energia Atômica Internacional e novamente pelo Congresso norte-americano antes do início do comércio.

A transação é considerada como o símbolo mais importante de uma amizade nova entre a Índia e os Estados Unidos. Era no começo um princípio de acordo em 2005 e passou por 18 meses de negociações duras antes que fosse aprovado pelo Congresso norte-americano.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui