Usina de Letras
Usina de Letras
45 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ortega é o novo presidente da Nicarágua -- 16/01/2007 - 13:58 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Daniel Ortega é o novo presidente da Nicarágua



O líder sandinista Daniel Ortega assumiu a presidência da Nicarágua, na semana passada, diante de milhares de simpatizantes e vários líderes da esquerda da América Latina com a promessa de combater a pobreza.

Ortega de 61 anos recebeu a faixa presidencial do presidente da Assembleia Nacional, René Nuñez, depois de haver jurado obedecer a Constituição.

O sandinista que impôs um regime férreo esquerdista nos anos 80, logo depois de liderar a revolução que derrotou a ditadura de Anastacio Somoza, agora chega com uma mensagem de reconciliação e de manutenção das boas relações com os EUA, um antigo inimigo durante a Guerra Fria.

A cerimônia de investidura, iniciada com um ato cultural de música e teatro, aconteceu na Plaza de Los Alineados Omar Torrijos, a poucos metros do Legislativo e de um edifício que servirá de Casa Presidencial. O ato solene começou com mais de uma hora de atraso.



Ortega que vestia uma camisa branca tomou suas primeiras decisões ao nomear seu gabinete e juramentar os comandantes do exército e da policia, que segundo ele “vêm da revolução de 19 de julho de 1979”.



Depois ele assinou um decreto criador da “Medalha pela Unidade Latino-Americana” que foi concedida aos presidentes e enviados especiais ao ato.



Milhares de sandinistas que portavam bandeiras rubro-negras se congregaram na Plaza Juan Pablo II de onde esperavam ouvir a mensagem do novo mandatário e celebrar o acontecimento com uma grande festa popular.



Entre os assistentes do ato compareceram líderes esquerdistas latino-americanos como os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela; Evo Morales, da Bolivia; o mandatário eleito do Equador, Rafael Correa, e o vice-presidente cubano, José Ramón Machado Ventura.



Também assistiram a posse o presidente do México, Felipe Calderón; o mandatário de Taiwan Chen Shui Bian; o Príncipe das Astúrias, Felipe de Borbón; o secretário norte-americano de Estado para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Thomas Shannon; o presidente de Colômbia, Álvaro Uribe; o secretário geral da OEA, José Miguel Insulza e vários líderes da América Central.



Ortega ganhou as eleições de novembro passado com 38% dos votos, e governará por um período de cinco anos.



O sandinista inicia seu governo com a promessa dos Estados Unidos de querer trabalhar com ele, que lhe foi comunicada pelo secretario da Saúde e Serviços Humanos de Estados Unidos, Michael Leavitt, dirigente da delegação de Washington.



Ortega também disse que firmaria um acordo de cooperação com Chávez o ferrenho adversário de Washington que virá um dia à Manágua para assinar convênios e reunir-se com seus colegas da Nicarágua e Bolívia.



Milhares de nicaragüenses não votaram em Ortega por terem dúvidas com relação ao cumprimento da sua promessa principal. Não sabiam quais medidas ele tomaria para acabar com a miséria, sem repetir a política do seu governo anterior que arrastou o país à bancarrota.



Deputados do novo legislativo advertiram Ortega, na véspera da posse a “não se deixar levar por inclinações totalitárias” e “não retroceder nem um centímetro o processo democrático” do país iniciado em 1990 pela presidenta Violeta Barrios de Chamorro, logo depois que Ortega deixou o poder por ter perdido as eleições.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui