Usina de Letras
Usina de Letras
74 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62244 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50642)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Tropas aquarteladas são mobilizadas -- 18/01/2007 - 11:07 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tropas aquarteladas são mobilizadas para a guerra







A conclamação do presidente George Bush para aumentar o compromisso militar americano no Iraque colidiu com a intensa oposição, na quinta-feira, (11/01) dos Democratas e Republicanos moderados no Congresso, que expressaram um ceticismo profundo com relação à guerra.

Um dia depois que o presidente iniciou a estratégia nova para trazer a estabilidade ao Iraque, a Casa Branca atentou para qualquer sinal de apoio que pudesse receber durante a visita da secretária de Estado Condoleezza Rice ao Comitê das Relações Estrangeiras do Senado. A recepção que ela teve sugeriu que o pronunciamento de Bush à nação, na quarta-feira, tinha feito pouco para convencer e obter apoio político ao envio de tropas adicionais à Bagdá.

"Penso que o que aconteceu aqui hoje foi bastante significativo, no sentido de que ouvimos 21 senadores, com uma ou duas exceções notáveis, expressando hostilidade sincera, discordância e preocupação opressiva com a proposta do presidente" disse Delaware depois do pronunciamento da secretária de Estado.

Os Republicanos foram mais encorajadores, mas os Democratas demonstraram-se severos na crítica no Senado. Líderes Democratas iniciaram com objeções ao projeto de Bush por decisões neutras, "em cima do muro".

Enquanto diziam que eles não planejaram qualquer esforço imediato para tentar contrariar o plano de Bush cortando fundos, alguns Democratas disseram que continuariam colocando limitações na administração. O Congresso considera os gastos de uma guerra medidos durante um ano.

Apesar da decisão de muitos deputados do partido do presidente comprometer a Casa Branca, por causa do aumento de tropa, o líder Republicano no Senado, Mitch McConnell de Kentucky, disse que usaria táticas parlamentares para tentar contrariar o esforço Democrata de se opor ao plano.

Em Bagdá, o governo Xiita do Iraque respondeu positivamente ao anúncio de Bush que enviaria mais de 20.000 soldados adicionais ao país a fim de sustentar o esforço de restringir a violência sectária excessiva.

O Primeiro-ministro Nuri Kamal al-Maliki não apareceu, como marcado, a uma coletiva com a imprensa e não fez nenhum comentário público.

Enquanto isso, o Presidente Bush e funcionários do seu gabinete, passaram a quinta-feira viajando e discursando em defesa da nova estratégia para o Iraque.

Pela manhã em uma cerimônia na Casa Branca, Bush condecorou com a Medalha de Honra a família do capitão Jason Dunham, um mariner de Scio, N.Y., que foi morto no Iraque em 2004 quando se lançou numa granada para salvar os companheiros da unidade. O presidente começou a chorar durante a cerimônia. Foi a segunda Medalha de Honra utilizada em condecoração durante a guerra do Iraque.

Posteriormente, ele viajou para o Forte Benning, onde falou com soldados do Exército sobre o novo plano para o Iraque. Ele disse que as medidas propostas não produziriam uma redução imediata na violência, mas representaria "nossa melhor chance por sucesso". Algumas tropas aquarteladas no Forte Benning já serviram duas vezes no Iraque e foram designadas para uma terceira atuação.

Condoleezza Rice apareceu nas transmissões noticiosas matutinas antes de comparecer a uma entrevista coletiva na Casa Branca.

No Comitê das Relações Estrangeiras, do Senado, o senador Chuck Hagel de Nebraska, um Republicano que foi crítico da administração puxou aplauso quando descreveu as propostas do presidente como uma "asneira de política externa perigosa" e jurou se opor. O Senador Russell D. Feingold, um Democrata de Wisconsin e oponente vigoroso da guerra, considerou-a como "possivelmente o maior engano da política externa na história de nossa nação".

O Senador Norm Coleman, Republicano de Minnesota, disse: "Por quê pôr em risco mais vidas americanas?”

Vários Republicanos questionaram o plano de Bush. Apesar das explicações do presidente o Senador John Sununu de New Hampshire, concordou que a aprovação da legislação nova no Iraque que dispõe sobre o compartilhamento das rendas do petróleo seria mais importante para convencer os árabes de Sunni, alienados no processo político. Mas ele disse que nenhum funcionário do governo dos Estados Unidos poderia explicar a lei a ele.

"É a lei mais notável que ninguém alguma vez viu". Disse John Sununu.

A Casa Branca e funcionários do Pentágono estavam de acordo sobre uma série de reuniões particulares com legisladores na quinta-feira numa tentativa de confundir a crítica, especialmente de Republicanos, longe das reuniões ordinárias do Congresso.

O Gen. David H. Petraeus, o novo comandante americano no Iraque, cercado por repórteres quando fazia o trajeto entre os gabinetes de Senadores Republicanos John W. Warner da Virgínia e Jeff Sessions do Alabama, disse: "Por favor, senhores. Eu não quero dar entrevistas aqui", enquanto recusava-se a responder perguntas adicionais.

Durante o discurso Gates e Condollezza Rice não especificaram um prazo para o aumento de tropa e foram cautelosos em predizer sobre melhorias rápidas de segurança em Bagdá onde a maioria das tropas adicionais será posicionada.

"Eu penso que todos nós sabemos que os problemas no Iraque são enormes e que as conseqüências do fracasso também seriam enormes não só para a América e para o Iraque, mas para a região inteira do Oriente Médio e realmente para o mundo" Disse Condoleezza Rice.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui