Usina de Letras
Usina de Letras
124 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A gralha e a medalha -- 19/01/2007 - 16:45 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A GRALHA E A MEDALHA



Ubiratan Iorio



(Publicado no Jornal do Brasil em 22/01/07)



As gralhas - passeriformes da família Corvidae - são aves pequenas, coloridas e muito barulhentas, aparentadas aos corvos, percas e pegas. No sentido estrito, são corvos. Pois não é que uma agourenta e espalhafatosa gralha-de-bico-vermelho, que na natureza habita as montanhas da Ásia Central e, mais esparsamente, a Europa Meridional, instalou-se na Venezuela e conseguiu tornar-se presidente daquele país? Refiro-me ao maior – dentre tantos - bufão produzido na América Latina, o canastrão Hugo Chávez. Infelizmente, não é um passeriforme autêntico, mas uma patética figura humana, com tronco, membros e cabeça, esta dotada de idéias de causar inveja a Matusalém - de tão provectas -, ao Tabajara F.C. - de tão derrotadas - e a qualquer candidato a Napoleão - de tão malucas. O “socialismo” que prega é anterior a Adão. Tal gralha é em si uma falha, uma pesada tralha, que fala como metralha, porém tresanda a mortalha...



Mas – como escreveu o economista Nivaldo Cordeiro - não devemos jamais subestimar os bufões e os canastrões, principalmente quando estão no poder e têm projetos de nele se perpetuarem, haja vista o maior deles, Hitler. Quem acreditaria, no início dos anos 30, que aquela figura que parecia evadida de um manicômio poderia causar os estragos que fez à humanidade? Da boca do Chapolim de Miraflores regurgitam bravatas e cascatas, asneiras e besteiras, ventos e excrementos, demagogias e idiossincrasias. O brado “pátria, socialismo ou morte” é de uma estupidez lógica total: as opções factíveis seriam entre os termos eventualmente contrários: “pátria ou socialismo” e “pátria ou morte”. “Socialismo ou morte” não é escolha, porque são sinônimos!



A barulhenta gralha tem dinheiro, bastante dinheiro; tem aviões supersônicos moderníssimos; forças armadas bem equipadas; dá palpites na política dos países vizinhos com desenvoltura; é amigo do presidente atômico do Irã e de outros líderes do Eixo do Mal; calou o Judiciário; manietou o Legislativo; abafou a imprensa; brigou com o cardeal de Caracas; vem sufocando qualquer tentativa de oposição aos seus intentos; importou agentes cubanos para “preparar” o país para o atraso; prende e persegue quem ousa obstar-se à sua democracia de meia tigela e blasfema a três por dois, chegando a dizer em seu novo discurso de posse que Cristo foi o maior socialista da História. Parece crer-se um novo messias, destinado a salvar o seu povo do mal, mas seus conceitos morais básicos são mentira e tergiversação. É caso claramente clínico.



Lula e Bush são em parte responsáveis pelos vôos totalitários da histriônica e perigosa gralha: o primeiro por emprestar-lhe apoio político, por afinidade ideológica, sob o respaldo pseudo-intelectual dos “barbudinhos do Itamaraty” a que aludia Roberto Campos e o segundo por estar com suas preocupações concentradas no Oriente Médio. Ambos os governos – o do PT e o de Bush – já são cúmplices da tragédia que enfrenta o povo da Venezuela. Precisam reconhecer os próprios erros e tentar – antes que seja tarde – evitar que a gralha transborde sua loucura para toda a América Latina e, evidentemente, para o Brasil. Mas será que irão fazer isso?



É uma bofetada em todos os que nasceram e os que vivem no Rio de Janeiro a infeliz idéia de condecorar a gralha com a medalha Tiradentes, honraria maior da Assembléia Legislativa de nosso Estado. O que esse sujeito fez por nós? Deu dinheiro para uma escola de samba desfilar na Sapucaí? Enviou petrodólares para cá? Que outros interesses podem explicar a indecorosa condecoração desse louco varrido, lavado e ensaboado, que tem mostrado profundo desprezo pela democracia representativa e pelos direitos individuais? Bajulam-no apenas por ser socialista?



Todos os cariocas da gema e fluminenses devem mostrar indignação contra este ato absolutamente inadmissível da Alerj. Não é para isto que os pagamos. E regiamente.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui