Usina de Letras
Usina de Letras
285 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Quem vai pagar o Pato? -- 24/01/2007 - 22:45 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






Quem vai pagar o Pato?

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



O dia 17 de dezembro de 2006 ficará eternizado nas mentes dos colorados. Será inesquecível porque foi marcado pela superação e glória.

Acordamos cedo, aquecemos a água para o chimarrão e aguardamos, ansiosos, as imagens de Yokohama. Nesse dia o Internacional não faltou ao encontro com sua história. Houve uma inversão da lógica. Uma desobediência com a certeza. E uma brincadeira com o inevitável. Do lado de cá do mundo, torcemos. Do lado de lá, garra farroupilha.

De onde vieram aqueles guris com os olhos postos no sol-nascente? Irreverentes e audaciosos. Falta de educação dessa piazada. Eles não se enxergam? Quem são aqueles garotos que ousaram desafiar uma constelação?

Um verso do poema Reflexão de Colmar Duarte nos dá a síntese desse feito “as estrelas só enfeitam a noite porque o sol não pode velas”. Na terra do sol... e o futebol é assim mesmo, nos surpreende a cada jogo, por isso que é apaixonante, pois a lógica sempre é revista. E o certo é duvidoso.

Esse ano foi ímpar para o futebol brasileiro. A nossa seleção de galácticos fracassou na Alemanha. A soberba e a prepotência derrotaram talentos individuais. E, em meio a copa, amarguramos uma volta silenciosa. Na decisão do mundial interclubes tivemos algo semelhante. O Barcelona com sua constelação tinha convicção da vitória. No entanto, aconteceu o que parecia absurdo. Mas explicável, porque futebol é conjunto, espírito de grupo e muita dedicação. Claro, acompanhado com gênios fica melhor e mais fácil. O Internacional não tinha gênios, mas tinha uma equipe com atletas medianos e esforçados, planejamento e vontade de vencer. Ah! Tinha um moleque chamado Pato, um Luiz e um Gabiru. E aí consiste a grande lição. Futebol é união, talento e perseverança.

De um lado, semideuses e milionários. Do outro, gaúchos, gauchos e uma gana missioneira. E uma legião de corações esperançosos e convictos. Haja coração e água quente para o mate.

Essa vitória foi memorável. Ruiu um castelo medieval. Há algo de ar nesse sólido que desmanchamos e felicidade nesse desbravado oriente. Em 1957 Nélson Silva previu essa conquista quando compôs “Celeiro de Ases”. Nos versos “Levas a plagas distantes” e “Correm os anos surge o amanhã, radioso de luz” definem algo do longínquo Japão e o sol como testemunha da vitória.

Enfim, o importante nisso tudo é que o Internacional está com uma base estável para o próximo ano. Colorado! Prepare seu coração para as emoções em 2007.

Na ceia de natal teremos peru assado e no ano que vem, para o craque ficar no Beira-Rio, o Internacional vai pagar o Pato, literalmente.

Comemoremos.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui