Usina de Letras
Usina de Letras
10 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA MODERNA QUESTÕES DE VESTIBULARES 2007 -- 06/02/2007 - 10:03 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


QUESTÕES DE VESTIBULARES 2007 HISTÓRIA MODERNA . COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL .









1 MACKENZIE 2007 EXPANSÃO ULTRAMARINA

(...) As vias estão portanto abertas simultaneamente para sudoeste, logo para as Américas, e para sudeste, logo para o oceano Índico e para a Ásia. Os terrores que enchiam a alma dos marinheiros sobre as extremidades da Terra estão ultrapassados. O sistema dos ventos atlânticos está compreendido. A bússola, o astrolábio, as tabelas de navegação permitem localizar mais ou menos a posição do navio na imensidade marítima. A nau ou nave e a caravela substituem vantajosamente a galera e suas derivadas, frente às vagas do oceano. Os europeus estão ávidos de saber o que se passa além oceano.

Os Estados reencontraram uma paz e uma relativa prosperidade. Tudo está no seu lugar para os grandes descobrimentos.

Frédéric Mauro - A expansão européia

Os “grandes descobrimentos” a que o trecho acima se refere

a) foram possíveis, no caso de Portugal, graças à combinação de vários fatores, destacadamente, a centralização do poder monárquico em 1385, que aproximou o poder real dos interesses dos comerciantes lusos.

b) não despertaram, por todo o século XV, nenhum interesse nos “Reis Católicos” da Espanha, preocupados exclusivamente com as lutas contra os mouros que ainda ocupavam a Península Ibérica.

c) permitiram o estabelecimento de amplas relações comerciais, pacíficas e mutuamente vantajosas, entre os povos europeus e os povos africanos e americanos.

d) provocaram um enfraquecimento imediato das monarquias absolutistas (sobretudo as ibéricas), substituídas por repúblicas governadas daí em diante pelos grupos burgueses.

e) ocorreram numa época de grande obscurantismo cultural e científico, de recusa sistemática a toda inovação técnica, e de desprezo pela herança artística e filosófica do mundo greco-romano.





2 FGV ECONOMIA 2007 COLONIALISMO

Analise as afirmações sobre o Ocidente na Idade Moderna.

I. Em muitos relatos, a América foi representada como o Paraíso Terrestredada a abundância de recursos e sua população, em uma visão etnocêntrica, foi considerada bárbara, devendo ser catequizada.

II. A colonização da América Latina baseou-se, fundamentalmente, em princípios liberais cabendo às colônia fornecer metais preciosos, ferramentas e produtos primários para dinamizar o comércio europeu e enriquecer suas metrópoles.

III.Na América espanhola, predominaram formas de trabalho compulsório dos indígenas, sob o sistema de encomienda e mita; já na América portuguesa, a escravidão, principalmente dos negros, foi a base da economia agroexportadora e mineradora.

IV.O tráfico negreiro modificou as sociedades africanas, não apenas porque tirou do continente milhões de pessoas, mas também porque lá introduziu novos produtos, por exemplo o tabaco, que eram trocados por escravos.

V. Como resultado da rivalidade entre Espanha e Holanda e da União Ibérica, os holandeses invadiram o Nordeste brasileiro e regiões da África, a fim de controlarem a produção açucareira e fontes de mão-de-obra.

São corretas as afirmações

a) I, III e V, apenas. b) II, IV e V, apenas. c) I, III, IV e V, apenas d) I, II, III e IV, apenas.

e) I, II, III, IV e V.





3 UFSCAR 2007 COLONIZAÇÃO PORTUGUESA

Nem todos os brancos que chegavam do mar eram portugueses, e os povos que viviam nas cercanias do litoral logo aprenderam a distingui-los. (...) Se os surpreendiam, os portugueses os atacavam, queimavam e punham a pique. Mas às vezes, ocorria o oposto. (...) Os portugueses insistiam com os reis e notáveis do litoral para que não transacionassem com os outros europeus, por eles qualificados de piratas. E recomendavam que lhes dessem combate. (...) Por volta de 1560, os portugueses começaram a usar galés para patrulhar as costas próximas ao forte da Mina. (...) Os entrepostos nas mãos de portugueses fiéis à Coroa eram poucos e quase sempre dependentes da boa vontade dos chefes nativos, até para seus alimentos. (Alberto da Costa e Silva. A manilha e o libambo, 2002.) O texto descreve a conquista portuguesa

a) no Brasil. b) nas Guianas. c) nas Índias Orientais. d) no Japão. e) na África.





4 UNESP 2007 COLONIZAÇÃO NOVO MUNDO

Recusando a Humanidade àqueles que parecem ser os mais “selvagens” ou “bárbaros”, emprestamos uma [das] atitudes típicas [da barbárie] . O bárbaro é, antes de tudo, o homem que acredita na barbárie. (Levi-Strauss. Raça e história. 1952.)

O texto apresenta um ponto de vista etnológico geralmente definido como “relativismo cultural”. A partir desta definição, explique a ação dos europeus sobre os povos americanos no período da colonização do Novo Mundo.





5. UNESP 2007 1 FASE AMÉRICA ESPANHOLA



A conquista sangüinária da América espanhola é dominada por [uma] paixão frenética. Rio da Prata, Rio do Ouro, Castela do Ouro, Costa Rica, assim se batizavam as terras que os conquistadores desvendavam ao mundo... (Paulo Prado. Retrato do Brasil. 1928.)

A “paixão frenética” da conquista da América a que se refere o autor está relacionada

(A) à irracionalidade da expansão comercial e marítima européia, realizada sem conhecimentos tecnológicos adequados.

(B) às condições de crise econômica das populações nativas dominadas pelo império dos astecas e dos incas.

(C) à ação da burguesia espanhola que agiu isoladamente, dado o desinteresse do governo espanhol pelos territórios americanos.

(D) ao acordo entre banqueiros e sábios europeus para ampliar o conhecimento científico e facilitar a exploração econômica da região.

(E) ao esforço de solucionar a crise da economia européia motivada pela escassez do meio circulante.





6 AMÉRICA ESPANHOLA

Depois da conquista da América pelos espanhóis, ocorreu uma explosão populacional de gado, porcos, carneiros e cabras, os quais causaram grandes danos às plantações de milho indígenas, que não eram protegidas. As medidas tomadas pela população indígena eram, muitas vezes, ineficazes. Os conquistadores preferiam o gado. Bois e carneiros eram protegidos pela lei, pelos costumes e pelo sentimento espanhóis. As leis que protegiam a pecuária na Península Ibérica foram exportadas para o México e permitiam que o gado pastasse em propriedade alheia. Os animais destruidores eram,

afinal, propriedade dos vitoriosos; a agricultura, dos derrotados.

(Adaptado de Kenneth Maxwell, “Morte e sobrevivência”. Folha de S.Paulo, 11/08/2002, Caderno Mais!, p. 8.)

a) Segundo o texto, por que a agricultura indígena foi prejudicada após a conquista da América?

b) Indique dois outros efeitos da conquista da América sobre as populações indígenas.

c) O que foi a encomienda, utilizada pela colonização espanhola na América?







7 UFSCAR 2007 REVOLUÇÃO PURITANA

Eu vos exorto, soldados do Exército da República Inglesa! O inimigo não poderia vencer-vos no campo de batalha, porém pode derrotar-vos nos meandros de sua política se não conservardes firme a tenção de estabelecer a liberdade de todos. Pois, se ele vencer, a autoridade régia retornará a vossas leis, o rei Carlos vos terá vencido e à vossa posteridade pela sua política, terá ganho a batalha, embora aparentemente lhe tenhais

cortado a cabeça. (Winstanley, 1652.)

a) Quais são as idéias defendidas pelo autor no texto?

b) Qual o contexto histórico tratado no texto?





8. UNESP 2007 1 FASE RELIGIÃO

Em cada letra da página divina [a Bíblia] há tantas verdades sobre as virtudes, tantos tesouros de sabedoria acumulados, que apenas aquele a quem Deus concedeu o dom do saber [dela] pode usufruir plenamente. Poderiam estas “pérolas” ser distribuídas aos “porcos” e a palavra a ignorantes incapazes de recebê-la e, sobretudo, de propagar aquilo que receberam?

(Texto escrito pelo inglês Gautier Map, por volta de 1181.)

Comparando o conteúdo do texto com a história do cristianismo, conclui-se que o autor

(A) interditava aos pecadores a leitura da Bíblia, reservando-a à interpretação coletiva nos mosteiros medievais.

(B) considerava aptos para interpretarem individualmente a Bíblia todos os fiéis que participassem do culto católico.

(C) postulava a exigência de comunicação direta do fiel com Deus, independentemente da leitura dos textos sagrados.

(D) referia-se a um dogma da Igreja medieval abolido pela reforma católica promovida pelo Concílio de Trento.

(E) opunha-se a um princípio defendido por heresias medievais e que foi retomado pelas reformas protestantes.











9 MACKENZIE 2007 MERCANTILISMO

I. O mercantilismo foi fundamental para o desenvolvimento do capitalismo, pois permitiu grande acúmulo de capitais nas mãos da burguesia européia, como resultado de um comércio altamente lucrativo: a exploração das colônias e a pirataria. Karl Marx designou

essa fase como a da acumulação primitiva do capital.

II. A toda jornada de trabalho corresponderá uma remuneração, que permitirá a subsistência do trabalhador. No entanto, o trabalhador produz um valor maior do que aquele por que recebe na forma de salário, trabalho esse não pago, pelos donos das

fábricas, das fazendas, das minas etc. Karl Marx designou esse processo como a mais-valia.

III. No mercantilismo, o Estado absolutista era favorável aos interesses da burguesia comercial que via na nova burguesia industrial ou capitalista um empecilho. A não intervenção na economia, que funcionaria segundo a lógica do mercado e seria guiada pela

livre concorrência, consolidava, assim, uma nova doutrina econômica: o liberalismo.

Das afirmações acima, relativas ao desenvolvimento do capitalismo,

a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas I e III estão corretas.

d) apenas II e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.



10 UNICAMP 2007 RENASCIMENTO

Em Roma, no século XV, destruíram-se muitos e belos monumentos, sem que as autoridades ou os mecenas se lembrassem de os restaurar. No melhor período desse “regresso ao antigo”, ocorrido durante o Renascimento italiano, não se restaura nenhuma ruína, e toda a gente continua a explorar templos, teatros e anfiteatros, como se fossem pedreiras. (Adaptado de Jacques Heers. Idade Média: uma impostura. Porto:

Edições Asa. 1994, p. 111.)

a) Segundo o texto, quais foram as duas atitudes em relação à cidade de Roma no Renascimento?

b) Explique a importância da cidade de Roma na Antigüidade.

c) Por que o Renascimento italiano valorizou as cidades?



11. UNESP 2007 1 FASE RENASCIMENTO



Leonardo Bruni foi um importante humanista da cidade de Florença do século XV. No seu túmulo, na Igreja de Santa Croce, está escrito: A História está de luto. Duas figuras aladas, copiadas de um arco-de-triunfo romano, seguram a placa em que foi gravada aquela inscrição. Duas esculturas, representando águias imperiais, símbolos do antigo Império Romano, sustentam o ataúde de Bruni. Completa a decoração a representação, num medalhão, da Virgem Maria com a Criança no colo. A decoração do túmulo de Leonardo Bruni expressa

(A) a mentalidade renascentista da elite italiana, que enaltece os valores clássicos e a religiosidade cristã.

(B) a valorização das atividades guerreiras pela burguesia italiana, interessada na unificação política do país.

(C) a profunda religiosidade cristã dos italianos no final da Idade Média e a sua preocupação com a vida extraterrena.

(D) o desprezo dos cidadãos das cidades italianas pelo momento histórico em que viviam, conscientes da decadência de sua época.

(E) o pacifismo inerente ao período da história italiana caracterizado pelas relações de cooperação entre as cidades-estados.



12 UFSCAR 2007 RABELAIS

Os machos chamavam-se clerigaus, monagaus, padregaus, abadegaus, cardealgaus e papagau – este era o único da sua espécie ... Perguntamos por que havia só um papagau. Responderam-nos que ... dos clerigaus nascem os padregaus ... dos padregaus nascem os bispogaus, destes os belos cardealgaus, e os cardealgaus, se antes não os leva a morte, acabam em papagau, de que ordinariamente não há mais que um, como no mundo existe apenas um Sol... Mas donde nascem os clerigaus?... – Vêm dum outro mundo, em parte de uma região maravilhosamente grande, que se chama Dias-sempão, em parte doutra região Gente-demasiada...Esse texto foi escrito por François Rabelais, no livro Gargântua e Pantagruel, na primeira metade do século XVI. Em relação ao texto, é correto afirmar que:

a) é exemplo da literatura iluminista preocupada em descrever a natureza.

b) expressa o pensamento do movimento realista europeu de denúncia à hierarquia social.

c) apresenta uma crítica de um autor renascentista à Igreja Católica.

d) reflete um dos temas de estudos biológicos desenvolvidos por Leonardo da Vinci.

e) constrói uma ordem natural para a estrutura católica.



13 UNICAMP 2007 ABSOLUTISMO

Da Idade Média aos tempos modernos, os reis eram considerados personagens sagrados. Os reis da França e da Inglaterra “tocavam as escrófulas”, significando que eles pretendiam, somente com o contato de suas mãos, curar os doentes afetados por essa moléstia. Ora, para compreender o que foram as monarquias de outrora, não basta analisar a organização administrativa, judiciária e financeira que essas monarquias impuseram a seus súditos, nem extrair dos grandes teóricos os conceitos de absolutismo ou direito divino. É necessário penetrar as crenças que floresceram em torno das casas principescas. (Adaptado de Marc Bloch. Os reis taumaturgos. São Paulo: Companhia das Letras. 1993, p. 43-44.)

a) De acordo com o texto, como se pode compreender melhor as monarquias da Idade Média e da Idade Moderna?

b) O que significa “direito divino dos reis”?

c) Caracterize a política econômica das monarquias européias entre os séculos XVI e XVIII.







14 UNIFESP 2007 URBANIZAÇÃO

Sobre as cidades européias na época moderna (séculos XVI a XVIII), é correto afirmar que, em termos gerais,

a) mantiveram o mesmo grau de autonomia política que haviam gozado durante a Idade Média.

b) ganharam autonomia política na mesma proporção em que perderam importância econômica.

c) reforçaram sua segurança construindo muralhas cada vez maiores e mais difíceis de serem transpostas.

d) perderam, com os reis absolutistas, as imunidades políticas que haviam usufruído na Idade Média.

e) conquistaram um tal grau de auto-suficiência econômica que puderam viver isoladas do entorno rural.



15 FGV ADMINISTRAÇÃO 2007 IMPRENSA

Leia atentamente as afirmações abaixo sobre o surgimento da imprensa no Ocidente, no século XV, e assinale a alternativa correta.



I. O surgimento da imprensa não foi uma descoberta do Ocidente. O segredo da fabricação do papel, conhecido no Oriente Médio no século VIII, foi importado para o Ocidente no século XII por mercadores genoveses e venezianos. A tinta era conhecida dos chineses, que a obtinham misturando vegetais e “negro-de-fumo”, que depois eram fervidos

com cola.

II. A imprensa foi uma descoberta exclusiva do Ocidente e o progresso decisivo para a implantação da tipografia foi o emprego de caracteres metálicos por Johann Gutenberg e Johann Fust por volta de 1450.

III.A imprensa permitia a todos os leitores dispor de um texto idêntico, o que estimulou o estudo dos escritos profanos e de autores proibidos, contribuindo para a difusão do humanismo.

IV.A imprensa contribuiu para a formação de uma nova mentalidade, permitindo o desenvolvimento da leitura individual em língua vulgar, o que favoreceu o espírito crítico e o auto-exame, decisivos para a Reforma protestante.

V. A invenção da imprensa e a produção de livros ficaram circunscritas às universidades e à Igreja, perpetuando o mesmo panorama cultural. Os livros em línguas vulgares eram proibidos, não havendo, assim, expansão do público leitor.

a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

b) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

c) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.

d) Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.

e) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.





16 FGV ECONOMIA 2007 INDEPENDÊNCIA EUA

Leia os trechos:

“Na Europa, as terras ou são cultivadas ou são proibidas aos agricultores. A manufatura deve, então, ser procurada por necessidade e não por escolha. Nós, porém, temos uma imensidade de terra. (...) Enquanto tivermos terra para trabalhar, nunca desejemos ver nossos cidadãos ocupados numa bancada de trabalho ou girando uma roca de fiar (...). Para as operações gerais de manufatura, deixemos que as nossas oficinas continuem na

Europa. É melhor enviar matérias-primas para os trabalhadores de lá do que trazê-los para cá (...), com seus costumes e princípios. A aglomeração das grandes cidades não contribui para a manutenção de um governo legítimo (...).” (Thomas Jefferson. 1784)

“Os regulamentos restritivos, que têm feito baixar a venda nos mercados estrangeiros do excedente cada vez maior de nossa produção agrícola (...) geraram forte desejo de que se criasse, internamente, uma demanda maior para aqueles excedentes. (...) Convém aqui enumerar os principais fatores que permitem concluir que os estabelecimentos manufatureiros não apenas provocam um aumento positivo no produto e na renda da sociedade, como também contribuem, decisivamente, para desenvolvê-Ia (...). 1. A divisão do trabalho; 2. uma ampliação no uso da maquinaria; 3. a utilização adicional de classes da comunidade (...); 4. a promoção da imigração de países estrangeiros; 5. a oferta de maiores oportunidades à diversidade de de talentos (...); 6. o aparecimento de um campo mais amplo e variado para a empresa; (...).” (Alexander Hamilton, 1791)

(ln Secretaria da Educação-SP, Coletânea de Documentos de História da América para o 2º Grau)

Os documentos tratam dos Estados Unidos logo após a independência. De acordo com os trechos, é correto afirmar que Jefferson e Hamilton

a) divergem sobre a necessidade de instalar manufaturas nos Estados Unidos.

b) concordam com a adoção de princípios fisiocratas no novo país.

c) destacam o aumento do volume e da renda das exportações agrícolas americanas.

d) defendem a vinda de imigrantes europeus para os Estados Unidos.

e) discordam sobre a manutenção do trabalho escravo em sua economia.





17 UNESP 2007 REVOLUÇAO INDUSTRIAL

A introdução no processo produtivo de máquinas movidas por energia não-humana permitiu a produção em larga escala e multiplicou as mercadorias em quantidade e em velocidade até então impensáveis. Antes de o petróleo se tornar um dos produtos fundamentais para o mundo industrializado, qual era a principal fonte de energia utilizada na fase da primeira Revolução Industrial e quais as suas conseqüências para a organização do trabalho e dos meios de comunicação?



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui