Usina de Letras
Usina de Letras
47 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62247 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5442)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Cleópatra mata-se com uma picada de cobra -- 16/02/2007 - 20:10 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cleópatra mata-se com uma picada de cobra





ALEXANDRIA - A rainha do Egito Cleópatra, 39, matou-se na noite do ano 30 a. C. utilizando uma víbora que a picou.

Cleópatra subiu ao trono aos 17 anos junto com seu irmão Ptolomeu XII com quem era casada.

Logo após o início do seu governo a soberana foi destituída do poder e, perseguida por competidores exilou-se na Síria. Nesse pais ela se preparou para reaver seus direitos hereditários pela força das armas.

O general romano Caius Julius Cesar, que seguiu o imperador Pompeu até o Egito foi seduzido pelos encantos de Cleópatra e ajudou-a na guerra civil que se desencadeou. Ptolomeu XII foi derrotado e morto numa batalha.

Cleópatra e seu irmão menor Ptolomeu XIII que contava 11 anos de idade foram reconduzidos ao trono, depois de encarniçadas batalhas.

Três anos depois da posse, Ptolomeu XIII reclamou sua parcela de poder, mas foi envenenado pela rainha que colocou no seu lugar Cesarion filho dela e Cesar.

Cleópatra viajou para Roma em 46 a. C. onde foi recebida pelo Imperador Caius Julius Cesar com quem viveu até o assassinato dele cometido por Marcus Junius Brutus em 44 a. C.

A rainha viúva percebeu que não tinha a simpatia do povo romano e por isso decidiu voltar ao Egito.

Logo depois da chegada ela tornou-se amante e aliada de Marco Antônio, com quem fez guerra contra os partas e de quem recebeu inúmeras glebas de terras.

Suas ligações afetivas com Marco Antônio e todas as doações que recebeu a tornaram mais impopular ainda diante do povo romano.

Otávio o comandante imperial, no exercício dos poderes a ele atribuídos pela vontade legal e popular, declarou então guerra a eles.

A esquadra egípcia fortemente armada e preparada para rechaçar o inimigo foi totalmente destroçada em Actium no ano 30 a. C.

Mais uma vez derrotada Cleópatra fugiu para a Alexandria, onde Antônio foi encontrá-la. Quando Marco chegou mentiram-lhe quer a amante havia se matado.

Deprimido Marco Antônio suicidou-se.

Otávio resistiu às tentativas de sedução da rainha e esta então se matou, fazendo-se picar por uma víbora. A morte evitou-a de passar pelo vexame de entrar em Roma prisioneira.

Com a morte de Cleópatra findou-se a dinastia dos Ptolomeus e o Egito passou a ser mais uma província agregada ao império romano.



Do correspondente Plutarco para o http://laranjanews.blog.terra.com.br (Com alguns anos de atraso. Mas antes tarde do que nunca).

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui