Usina de Letras
Usina de Letras
169 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Educação Parte II -- 19/02/2007 - 17:25 (Maria Augusta Camargo Schimidt) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Artigos sobre Educação/ Profª. Augusta Schimidt

Fevereiro/2007



Parte II



Criança, Vida, Arte



Tudo o que se desenvolve na vida do ser humano tem sua semente plantada na infância. O amor pelo mundo, a atenção para o mundo, o cuidado com o mundo... O estar no mundo! É nesta fase da vida que o organismo termina de se conformar e os sentidos são lapidados.

Uma porta de entrada para este desenvolvimento pleno é a arte, que pode ser entendida em vários âmbitos. O ambiente em que a criança está inserida deve ser belo, artística e amorosamente cuidado, para condizer com sua alma que confia em ser o mundo maravilhoso, onde vale a pena viver, onde

Tudo vale a pena imitar e aprender.

As ações dos que estão à volta da criança são o ponto de partida para seu aprendizado, os exemplos que ela imita, ansiosamente, em seu caminho de chegar ao mundo. Belos gestos, um fazer artístico e dedicado devem compor este repertório a ser apreendido.

As atividades que ela própria desenvolve e pratica são as ferramentas que modelam sua percepção do mundo, os seus sentidos. O uso das mãos e dos dedos, o experimentar materiais naturais diversos, os movimentos harmoniosos do corpo em brincadeiras espontâneas, jogos e rodinhas, ajudam a desenvolver as forças formativas do corpo humano e a lapidar a percepção sensorial da criança.

Os contos de fada na primeira infância constituem, em especial, um importante instrumento nas mãos de pais e educadores. As crianças necessitam de imagens para o desenvolvimento de sua vida anímica, e esses contos guardam um verdadeiro patrimônio de imagens, ricas em fantasias.

Impregnadas de leis espirituais.

Promovendo valores como tolerância, solidariedade e amor pelo próximo, as histórias na infância contribuem para a diminuição dos índices de violência e agressividade, na medida em que estimulam a criança a lidar com a imaginação e a exteriorizar a agressividade de forma sadia.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui