Usina de Letras
Usina de Letras
233 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Motivos de mulher na floresta amazônica, de Margarete Prado -- 22/02/2007 - 17:51 (ALZENIR M. A. RABELO MENDES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Motivos de mulher na ignota floresta amazônica de Margarete Prado (comentário)



Maria Alzenir Alves Rabelo Mendes



Motivos de mulher na ignota floresta amazônica: produção de escritoras acreanas das décadas de oitenta e noventa é o título da Tese de Doutorado defendida pela Professora Margarete Edul Prado Lopes de Souza, na Universidade Federal da Bahia. A autora é professora titular do Departamento de Letras da Universidade Federal do Acre, onde, além da atividade docente, coordena o Núcleo de Estudos da Mulher e desenvolve um projeto de pesquisa na área de Literatura sob perspectiva dos Estudos Culturais e da Crítica Feminista.

Desse prisma, a pesquisadora lança-se ao trabalho analítico sobre a literatura das amazônidas do Acre, contempladas nos dois volumes que a estudiosa entrega ao leitor que terá, não apenas, uma referência a mais para a pesquisa bibliográfica na área de Teoria e Crítica Literárias. Mas também um estudo pioneiro focado para as relações de gênero e uma fonte de valor histórico-documental sobre um conjunto de textos até então desconhecidos, de uma literatura também desconhecida, até mesmo, pela maioria dos acreanos.

Boa parte desses escritos encontravam-se nos guardados de cada escritora, outra parte, embora já estivesse publicada, somava-se àqueles textos que, assim como quem os escreveu, destinava-se ao rol das coisas esquecidas. O resgate desse material, além de trazer à luz o discurso literário da mulher do Acre, contribui para ampliação e renovação do acervo literário local, e para o estabelecimento de critérios definidores de uma cultura que, via de regra, tem sido olhada sob as lentes projetadas sobre a Amazônia.

A autora indaga sobre as razões do “esquecimento” para com a literatura feita por mulheres. E perscruta os aspectos ideológicos em torno da temática, articulando as relações de gênero com os fatores contextuais de ordem sócio-econômica de modo a identificar os pontos de contato entre a literatura e a história do Acre, estabelecendo ligações com noções de gênero, alteridade e identidade.

Ao se debruçar sobre uma escrita quase anônima, a pesquisadora traz à cena, não somente a literatura de autoria feminina, investiga também o papel social da mulher, sua atuação nas relações de gênero na sociedade onde a mesma está inserida, reconstrói percursos, identificando os lugares marcados socialmente para essas mulheres até então mais ignotas que a “ignota floresta amazônica” na construção histórica do Acre.

Oportunos e emblemáticos são os questionamentos levantados quanto à condição feminina no Acre, sobre o percurso intelectual de sua produção literária, sobre a visão que elas têm do lugar de onde escrevem como espaço geográfico e sócio-cultural. E Como conseqüência do “descortinamento” dos problemas levantados no decorrer do seu trabalho investigativo, as “descontinuidades”, desprestigiadas pela história tradicional, são recuperadas juntamente com a literatura das “margens”.

A cada capítulo de Motivos de mulher na ignota floresta amazônica ... o leitor é envolvido tanto quanto a autora que imprime no texto um forte sentimento de “acreanidade” ao versar sobre “os temas da mulher” acreana na lida diária no espaço da floresta e dos rios, ao lado, ou não, de um parceiro, rodeada pelos filhos pequenos, ou sozinha, embrenhando-se “mata adentro” ou migrando para a cidade não menos perigosa que a selva.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui