Usina de Letras
Usina de Letras
63 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62244 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Destruindo o meio ambiente -- 24/02/2007 - 10:11 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Destruindo o meio ambiente





Fernando Zocca





Diz o dicionário: Meio ambiente é o conjunto de condições naturais e de influências que atuam sobre os organismos vivos e os seres humanos.

É inegável que o ar respirado faz parte das tais condições naturais que influem sobre os organismos. Quem enche o ar de fumaça altera a composição desse elemento necessário à vida.

No interior de São Paulo, quem faz muito disso, são as usinas de açúcar. Aliás, no interior do Brasil todo. E o pior não é isso, o pior é que essa forma de agressão é feita desde antes da chegada dos colonizadores ao Brasil.

Quem nunca ouviu falar na coivara? Pois é o tipo de “limpada no terreno” que os indígenas usavam para plantar milho e mandioca.

Acontece que os tempos mudaram. Hoje nossa sobrevivência neste planeta depende de ações inteligentes e sensatas. É por isso que corremos perigo. Quem explora o campo ateando fogo não demonstra nada além de cobiça irresponsável.

Existem grupamentos industriais que agregam até mais do que 17 usinas de açúcar. E você meu nobre leitor acha que eles se preocupam com seus problemas respiratórios? Você acha que o possuidor de tamanho congregado econômico se preocupa com o carvãozinho que desce do céu emporcalhando uma cidade inteira? Eles não estão nem aí!

Em Piracicaba um vereador levantou essa bandeira e foi à guerra. Perdeu o primeiro confronto, foi para a segunda refrega e encurralou as forças danosas. Elas se reorganizaram, reagruparam-se e pediram socorro ao judiciário que analisa a pendenga.

Segundo o Capitão Gomes, vereador em Piracicaba, a Cetesb é o órgão encarregado de fiscalizar o cumprimento da lei que proíbe as queimadas no município.

Quem conhece um pouco da história dessa urbe sabe muito bem que o embate entre o uso de músculos no corte da cana versus a utilização de maquinário colhedor é bem antigo. Em 1974, quando o poder político vigente aqui autorizou o desvio dos rios Atibaia e Jaguari, afluentes do rio Piracicaba, a quizila já a era bem estampada nas páginas dos jornais.

Os usineiros dizem que a topografia predominante no município não permite o uso de máquinas colheitadeiras. Estaria enganado quem afirmasse não terem os industriais o tal poderio econômico suficiente para comprar os tratores?

Enquanto isso, na vigência dessa dúvida cruel, o mundo vê seu clima completamente transformado. O aquecimento dos ares derrete as geleiras dos pólos. O volume dos mares aumenta e também a evaporação. Com mais nuvens as chuvas são mais freqüentes e abundantes. E qual é o resultado disso tudo? Enchentes, deslizamentos, soterramentos, desabamentos, morte e destruição. E tudo por causa da cobiça dos senhores insensatos.



É claro que quando se fala no corte da cana deve-se lembrar das mortes que ocorrem nos campos. Quantos foram mesmo, os cortadores que morreram nos campos da COSAN entre 2004 e 2005?

Quanto foi?







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui