Usina de Letras
Usina de Letras
293 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O cavanhaque de Maluf -- 04/03/2007 - 14:17 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




O cavanhaque de Maluf

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



As discussões sobre direita e esquerda sempre suscitam pertinentes debates e provocam inesgotáveis reflexões. Embora, atualmente, não saibamos precisamente o que seja ou onde está a direita e a esquerda.



Convencionou-se de “geléia geral” o atual estágio da política brasileira e esse estado nós podemos creditar ao desempenho do governo do presidente Lula na ânsia incontida de buscar a ampliação da base de apoio negociando cargos tanto a direita quanto a esquerda.



Há cinco anos a esperança venceu o medo e o Brasil, em festa, aclamava o presidente operário. Após o trágico fim do socialismo real a esquerda reacendeu momentos de expectativa num governo democrático e seus ideólogos ficaram atentos as políticas a serem implementadas no país.



No entanto, as bandeiras históricas da esquerda foram relegadas, primeiramente, a um segundo plano e posteriormente esquecidas. As reformas de base e de cunho popular foram praticamente inexistentes, beirando ao assistencialismo e a esmola. O horizonte utópico foi rebaixado e está abaixo da linha do aceitável, cada vez mais distante da dignidade tão prometida.



Os banqueiros nunca ganharam tanto dinheiro e empresários dos mais variados setores aprovam a atual política econômica. Se um governo não contraria os interesses da classe dominante e não tem a opção pelos pobres esse governo não é de esquerda.

Nas últimas eleições para prefeito o senhor Paulo Maluf emprestou sua imagem para apoiar Marta Suplicy no segundo turno em São Paulo. E as fotos de Maluf e Marta apareceram nos carros e murais pela cidade.

Recentemente, começou a ser construída uma aliança entre o PT e o PP com vistas às eleições municipais do ano que vem. E mais uma vez o senhor Maluf é o alvo petista. Calma, se você estiver constrangido você é de esquerda.



O partido de origem proletária e que abrigou os exilados e perseguidos políticos e o partido que conspirou e sustentou a ditadura estão em uma inusitada lua-de-mel pré-nupcial. Pra ser franco, eu não sei quem comete adultério ideológico nessa história.

Eu posso ter dúvidas do que seja direita e esquerda, mas sei o que é coerência.



Um amigo manipulando digitalmente uma foto colocou um cavanhaque em Maluf. Afinal, o companheiro precisa de um quê de esquerda dos anos 70 para não causar profundos e indesejáveis desconfortos nos remanescentes da velha guarda petista nas futuras reuniões da coligação. Aliás, o Maluf de cavanhaque é uma excrescência.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui