Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DIETA E NUTRIÇÃO -- 04/03/2007 - 17:58 (EDVALDO FERNANDES DE ANDRADE) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DIETA E NUTRIÇÃO





(Tradução livre dos textos, extraídos do livro Light of Guidance, p. 295 e 2960).



“A respeito da ingestão de carne animal ou da sua abstinência, sabe tu com certeza que, no princípio de criação, Deus determinou a comida de todo ser vivente, e alimentar-se ao contrário daquela determinação não é aprovado. Por exemplo, animais de rapina, como o lobo, o leão e o leopardo, são dotados de ferocidade e de instrumentos cortantes, como unhas e garras para fisgar. Conclui-se dai que a comida de tais animais é a carne. Se eles fossem tentar pastar, os seus dentes não cortariam a grama, nem eles poderiam mastigar e ruminar o alimento, porque eles não têm molares. Igualmente, Deus deu aos animais de quatro patas dentes em forma de foice, que recolhe a grama e por isto entendemos que a comida desta espécie de animai é o vegetal. Eles não podem perseguir e caçar outros animais. O falcão tem um bico em forma de gancho e garras afiadas; o bico o impede de pastar, portanto a sua comida é a carne”.



"Mas em relação ao homem, vemos que ele nem tem dentes em forma de gancho e de foice, nem unhas afiadas ou garras. Assim, torna-se evidente e manifesto que a comida do homem é o cereaI e a fruta. Alguns dos dentes do homem são como moleira, para moer o grão, e alguns são afiados para cortar a fruta. Então ele não precisa de carne, nem tão pouco é obrigado a comê-la. Até mesmo sem comer carne ele viveria com a sua capacidade máxima do seu vigor e energia. Por exemplo, a comunidade Brahma da Índia não come carne; todavia nem por isto eles são inferiores em força, poder e no vigor dos seus sentidos ou em virtudes intelectuais. Verdadeiramente, a matança de animais e a ingestão de sua carne são, de uma certa forma, contrário à piedade e da compaixão; e se a pessoa pudesse se satisfazer com cereais, azeite e nozes, como pistachos, amêndoas, e assim por diante, seria indubitavelmente melhor e mais agradável”. (1)



Os Quatro Dentes Caninos do Homem.



“Tu escrevestes sobre os quatro dentes caninos do homem, dizendo que estes dentes, dois na mandíbula superior e dois na inferior, são para comer carne. Saiba tu que estes quatro dentes não têm o propósito de mastigar carne, embora a pessoa possa comer carne com eles. Todos os dentes do homem são feitos para comer frutas, cereais e vegetais. Entretanto, estes quatro dentes são esculpidos para quebrar conchas duras, como as de amêndoas. Mas comer carne não é proibido ou ilícito; o ponto é que é possível ao homem viver sem comer carne e ainda ficar forte. A carne é nutritiva e contém os elementos de ervas, sementes e frutas; então às vezes ela é essencial para reabilitar a saúde do doente. Não há nenhuma objeção na Lei de Deus quanto à ingestão de carne, se achar que ela pode ser mais apropriada para a saúde do doente e então, neste caso, pode alimentar-se com ela. (2)”.





1. de uma Epístola de ‘Abdú’l –Bahá

2. idem

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui