Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62300 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10395)

Erótico (13575)

Frases (50690)

Humor (20042)

Infantil (5463)

Infanto Juvenil (4786)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140828)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A primeira quarta-feira do resto de nossas vidas -- 20/02/2002 - 10:43 (Bruno Freitas) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Prefiro sair de casa à noite na quarta-feira. A tranquilidade das noites de quarta, superam as noites de sexta. Mas nem sempre foi assim... Lembro-me bem das velhas noites de sexta, e onde quer que fosse, tinha que esperar um bocado, pra conseguir um copo de cerveja, não digo uma mesa num bar, por saber o meu lugar. Se você pretende se sentar em algum bar numa noite de sexta-feira, então saia de casa agora, por que já vai se atrasar. Faz parte da rotina dos notívagos de plantão; numa sexta-feira, saírem cedo de casa. Os que saem mais tarde, como eu saía, ficavam a espreita colhendo as migalhas dos que bebiam e se empanturravam nas mesas de sexta-feira. O mesmo valia para as noites de sábado, e talvez um pouco mais intensificado em todos aspectos. Toda sexta-feira era dia de farra e folia, era dia de cair na gandaia e esparramar o pé-na-jaca. Sábado era outro dia.

Nas noites de quinta, até pouco tempo era uma maravilha. Hoje em dia, todo mundo já descobriu a magia das noites de quinta-feira. O paraíso terrestre na forma de uma mesa vazia, cerveja gelada, boa companhia, e até uma vaga vazia... Peraí, vaga já é vazia! E quando não é vazia? ...É cheia? Ocupada? Ela só existia quando era uma vaga vazia... Hoje são tão difíceis de encontrar quanto as vagas das noites de sexta. Hoje só existem vagas recheadas com automóveis, e se é que podem chamar-se vagas. Nas noites de quinta, já não se vêem as mesmas pessoas de antes. Tudo isso por que existe há longo tempo, um revezamento de frequentadores das sextas pras quintas, dos sábados pras sextas, e das quintas pras quartas, de acordo com a idade ou o estado civil. È claro que existem os notívagos de todos os dias, digo noites.

Nas noites de segunda, e terça, quem sai de casa está realmente querendo confusão. Qualquer tipo de alegria bastaria, qualquer um que encontrasse daria, qualquer lugar que estivesse seria o melhor lugar do mundo. Pra sair nas noites de segunda e terça, é preciso ter muita alegria, uma força vital de energéticos recheados de cafeína e lúpulo anti-oxidante. É preciso estar em boa forma, ter boa saúde, e uma fértil imaginação. É preciso saber onde encontrar, o que quiser comprar. É preciso contentar-se com pouco, e se souber procurar, encontrarás o tesouro magnífico da alegria das noites de segunda e terça-feira.

O domingo é dia de fantástico. Comer rodízio de massas, tomar sorvete na praça. É dia de ir à feirinha, passear no parque, empinar papagaio, cair na piscina, velejar de iate, pular de cima da ponte. É dia de cansar o corpo pro amanhã. A noite de domingo é de ficar em casa, visitar uma tia, uma amigo, ou uma vizinha. Fazer salada em casa, tomar uma groselha levemente adocicada. Assistir aquele filme que você alugou na sexta-feira, e ainda não viu. Comer pipoca com bacon e tomar coca-cola gelada. Sorrir pra namorada.

A quarta-feira mostrou o que antes somente a quinta sabia, tornando-se a noite perfeita para o que somente a sexta servia. A alegria esfuziante da sexta, ainda está aqui, e o que se perdeu foi um pouco da garra e coragem de enfrentar um exército de sem-mesas, afoitos por um lugar no banquete. Das quintas, menciono a antiga facilidade em conseguir trilhar o caminho dos sonhos, numa mesa vazia. Somando-se tudo isso, nos encontramos na quarta, onde nem todas as mesas são vazias, mas todas têm reserva garantida. Onde todas as vagas são vazias, não importa quantos carros estejam em sua frente, você sempre achará um cantinho pra sua máquina.

Não importa, o que dizem as más línguas, as quartas-feiras não são noites vazias. São cheias de alegria e furor de quem já sabe o que quer, e ainda daqueles que já têm o que querem. São cheias de juras de amor e fidelidade, pois, nela encontram-se os bem casados, os namorados, apaziguados, bem amados, conjugados, até que a morte os separe. Os desalmados vagam sem rumo por todas as noites da semana, portanto não contam, apesar de acharem que são realmente os únicos felizes.

Nas noites de quarta, todo mundo vive em harmonia, comungando toda a felicidade noturna embalada pela alegria do último copo de cerveja derramada. Basta acreditar, e ter fé... Venha você também?

...Bem vindo!
Esta é a primeira quarta-feira do resto de nossas vidas...



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui