Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->COMENTÁRIO SOBRE A PAZ -- 09/03/2007 - 10:34 (Jair Fonseca Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
COMENTÁRIO SOBRE A PAZ



A paz sempre será uma busca constante do homem para consigo mesmo, vez que, a ebulição das insatisfações o enclausura com as injustiças. A paz é a respiração livre que oxigena a vida através da justiça. Por diversos momentos, a paz consiste na que se vê, na que se sente, na que se doa. E quando eterna ela vive na alma.



Tenho como conceito, que a paz é a levitação que o espírito goza na contrição com a alma. Defino a paz que se vê, quando ela resiste ao bsolutismo da crueldade, designando-se a imperar a concórdia. É o que acontece quando o domínio da passividade vence o terror da discórida.



Já a paz que se sente, anda junto ao gesto de amor e da compreensão. Ela acontece quando ao invés de esperarmos a oferta de flores, temos plantado dentro de nós um jardim.



Porém a paz que se doa, ela emerge do oceano do íntimo, om ondas energizadas da consciência fraterna, de que somos unidade. E quão sublime é a paz da alma; Sua excelência a paz! Ponto fixo que nasce no espírito de todo aquele que conhece a dimensão cósmica entre ele e o Creador.



A paz é o único estado do espírito que consegue sobrevoar, e a tudo vê sem obstáculos. Se me referi a paz como equilibrio, afirmo que ela une a vontade do bem pela conciliação de partes. Se digo que ela gera ponto de equilibrio, é porque ela é uma linha de suporte nas acrobacias do vai e vem das indecisões.

Já a alma, por ser condutora da intteligência, dos sentimentos, da vontade e da percepção, torna-se responsável em difundir a paz. Considero também a paz como um estado de purificação. No espaço da paz não existe lugar para as impurezas encontradas em grandes quantidades das superficies humanas. A paz habita no lugar mais profundo do ser, onde está o lençol de límpidas àguas que flui das nascentes do coração de Deus.



A paz quando atinge a esfera da alma, deixa de ser momentânea para quando solicitada, e passa a viver a plenitude do ser por todo o tempo e em todos os tempos.



Em tempos de conflitos e guerras, a paz também encontra-se conflitada em cada um de nós. Interessante, sabe o por quê? Porque a paz é uma necessidade intermediadora entre os seres para que haja aceitação entre eles. E todo intermediador é um sujeito importunado. Encerrando esse comentário, defino a paz como o fruto do amor servido na sala de estar de um coração anfitrião do seu irmão.

Paz! Plenitude de uma mente sã



O QUADRO DA PAZ



Amor em fluência

Justiça em eminência



Pureza de pensamentos

Transparência dos intentos



Suavidade nos sentimentos

Brandura para os momentos



Harmonia no falar

Abertura para o amar.



Da nascente do coração desliza as doces àguas do amor que fertilizam o plantio dos lírios. Pensamentos envoltos na brisa dos bons sentimentos embalados ao som harmonioso que entoa o sabiá com o beija-flor. Esse é o quadro da paz que falta ser pendurado na sala de visita das nossas vidas.



Jair Martins 21/10/05 - 01h38

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui