Usina de Letras
Usina de Letras
126 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->Pílulas sobre as raízes da Revolução de 1964 -- 24/10/2008 - 09:48 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Pílulas sobre as Raízes da Revolução de 1964 (Recordar é viver)

Passados mais de 40 anos da Revolução de Março de 1964, observa-se uma preocupação que se cristaliza em ponderáveis setores da mídia, de colocar os militares e as FFAA brasileiras como responsáveis únicos por uma luta radical contra os comunistas daquela época.

O silêncio das FFAA vem permitindo que a história a respeito do assunto venha sendo distorcida, embora existam provas e documentos incontestáveis de que essa não era, nem é, a verdade.

Para exemplificar, vamos sinteticamente recordar:
No início da década de 1960 agravavam-se, em todo o mundo, as disputas entre o comunismo, liderado pela União Soviética e o capitalismo, liderado pelos Estados Unidos.

Havia um sério risco de que a chamada "Guerra Fria" que se travava naquela ocasião, de um momento para o outro se transformasse numa guerra "Quente e Atômica*

Capitalistas e comunistas procuravam ganhar espaços em todos os países do mundo, para o possível embate, inclusive no Brasil,
Aqui, as principais organizações que lideravam de forma mais radical a luta contra os comunistas eram os empresários, os pecuaristas, a Igreja Católica e parte da mídia, onde tinha destaque o jornal "O Globo". A favor, estavam os chamados proletários e a massa operária.

Em nome do nacionalismo, pressionadas pela mídia e pela opinião pública, as FFAA brasileiras acabaram saindo dos quartéis em defesa da Pátria e do interesse público.

Para se ter uma idéia da forma contundente com o que o jornal "O Globo", por exemplo, se lançou no início da década de 1960, contra os comunistas, podemos exemplificar com um tabloide feito publicar por aquele jornal ("O Globo"), amplamente difundido e cuja abertura, na primeira página, é constante do anexo.

Num estilo panfletário, o impresso ataca o que chama de "Entreguismo Comunista" e dá destaque a uma fala, atribuida ao Presidente Getúlio Vargas, cuja íntegra é a seguinte:

"Pregando ou conspirando, os seus apóstolos [os comunistas] jamais confessam o que são, mas, ao contrário, desdizem-se ou se declaram, quando mais corajosos, socialistas avançados ou pacíficos simpatizantes das idéias marxistas.
A dissimulação, a mentira e a felonia, constituem as suas armas, chegando, não raro, à audácia e ao cinismo de se proclamarem nacionalistas e de receberem o dinheiro da traição para entregar a Pátria ao domínio estrangeiro. Sejam quais forem os disfarces e os processos usados, os adeptos do comunismo, perseguem, invariavelmente, os mesmos fins".

Assinado: Getúlio Vargas (in "A Nova Política do Brasil", Vol. IV Pg 149 Livraria José Olympio - Editora, Rio de Janeiro)


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui