Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Juridicos-->Desembargadora nega recurso do MP contra Ustra -- 17/12/2008 - 21:16 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ação civil

Tortura: desembargadora nega recurso do MP contra Ustra

Publicado em 16/12/2008 às 23h34m

O Globo

RIO - A desembargadora Cecília Marcondes, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, negou recurso do Ministério Público Federal que pedia o julgamento de ação civil contra os coronéis da reserva do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra e Audir Santos Maciel, ex-comandantes do DOI-Codi. A ação é a primeira que contesta a validade da Lei de Anistia e pede que eles restituam à União o dinheiro gasto em indenizações a vítimas de torturas no DOI-Codi.


AGU não cede

O advogado-geral da União, José Antonio Toffoli, vai manter sua posição sobre abrangência da Lei da Anistia. Nos próximos dias, enviará ao ministro Eros Grau, do STF, a defesa da União no caso do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, alegando que, em decorrência da Lei da Anistia, militares e civis que praticaram tortura na ditadura não podem ser julgados. A AGU não se rendeu às pressões do Ministro Tarso Genro ( Justiça) e do secretário dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi.


Mas Toffoli fará uma concessão

A Advocacia-Geral da União não mudará seu despacho anterior, mas vai encaminhar as manifestações de outros segmentos do governo para o STF. Para informar ao relator, ele encaminhará também as posições do ministro Tarso Genro e do secretário Paulo Vannuchi. Ambos sustentam que a tortura é um crime comum e, portanto, imprescritível e não alcançado pela Lei de Anistia. Mas também enviará a argumentação do ministro da Defesa, Nelson Jobim, que defende a tese de que a anistia foi ampla, geral e irrestrita. Os comandantes militares são contra a revisão da Lei de Anistia e consideram essa polêmica extemporânea.

O Globo - Panorama Político - 17/12/2008


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui