Usina de Letras
Usina de Letras
54 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Hilário? É nada, é trágico mesmo! -- 10/04/2007 - 10:21 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Hilário? É nada, é trágico mesmo!



Fernando Zocca



Piracicaba é um lugar muito bom pra se morar. Apesar dos sustos que se leva, das contas exorbitantes de água e luz que se recebe e das aprontadas da gente boa.

Seria hilário se não fossem trágicas as coisas que acontecem no município. Pois foi aqui mesmo que um prefeito inventou de criar uma praia espalhando areia numa das margens do rio para que os usuários tivessem a impressão de estar no mar.

Se não fosse a enxurrada levar tudo, meses depois, poderia o bem intencionado político dizer que a cidade seria pioneira no desenvolvimento de técnicas de entretenimento.

Seria risível se não fosse de chorar o desmoronamento de um edifício, o Chamado Luiz de Queiróz em 1964 quando quase uma centena de pessoas perdeu a vida debaixo das lajes de concreto que pesavam vinte toneladas.

Ao que se sabe ninguém foi punido. Nem o proprietário do empreendimento, hoje um próspero usineiro vendedor de álcool, nem os responsáveis técnicos ou qualquer outra pessoa que tivesse participado do morticínio.

Restaram as lembranças, restaram lamentos e muito progresso para o matador. Dizem que esse cidadão só progride quando morre gente sob ação sua.

Tem vereador que já completa a quinta legislatura. Quando chegou à cidade (veio para cortar cana) não sabia fazer um ó com o copo. Hoje, meu amigo, num exemplo acadêmico de mobilidade social, seus oito ou nove filhos encontram-se abrigados nas repartições públicas do município.

Dizem que os alugueres dos imóveis da rua principal (rua governador Pedro de Toledo) são os mais caros da região. Os comerciantes não suportam a exploração locatícia, que somada à roubalheira dos impostos, em pouco tempo quebrantam a saúde financeira de qualquer acometimento.

O poder judiciário tem punido as falcatruas que acontecem no SEMAE, mas numa demonstração de vitalidade criminosa, as verbas públicas não são devolvidas e as punições corpóreas não se concretizam.

Para que lhe serve um museu da água? Pois aqui em Piracicaba tem. Se você mora em São Paulo ou Rio de Janeiro, apareça para ver e constatar a melhor e maior imundície que pode ter um rio emporcalhado.

Pessoas que trabalham nas unidades de saúde desta terra são acusadas na polícia, de negligência causadora de mortes e lesões corporais gravíssimas.

O Presidente Luis Inácio Lula da Silva, numa fala recente à nação asseverou que o ensino brasileiro é um dos piores do mundo todo. Imagine isso aplicado aqui onde uns simulam ensinar e outros que aprendem.

Ladrões locupletam-se com o dinheiro do povo. Desfilam com carros vistosos fazendo pose, exibindo-se. São ladrões que, se não tivessem os cargos ocupados hoje, não teriam com o que pavonear-se.

A injustiça espalhou-se tanto, a mentira fez-se tão presente e a aberração tão notória que atraiu os holofotes da mídia nacional. A cidade nunca viu a exposição pública de um político local como no caso vergonhoso das sanguessugas. E tem pinel garantindo ser o homem inocente.

Deus tende piedade do povo pagador das contas públicas. Põe logo esses ladrões na cadeia!





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui