Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ECOLOGIA E POLUIÇÃO -- 16/04/2007 - 10:51 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ECOLOGIA E POLUIÇÃO Introdução abril de 2007, atualizado em maio de 2008.



Edson Pereira Bueno Leal







Em 1957 estudo do americano Roger Revelle mostrou que as emissões de CO2 estavam aumentando a temperatura . Na época o alerta despertou apenas o interesse de uns poucos cientistas .

Em 1962 o livro Primavera Silenciosa , da americana Rachel Carson denunciou o uso indiscriminado de pesticidas . A obra marcou o início do movimento ambientalista e levou á proibição do uso do pesticida DDT .

Em 1972 foi fundado o primeiro partido verde , na Nova Zelândia .Em 1980 o Greenpeace e a WWF intensificam ações em escala global, algumas delas de caráter radical.

Em 1992 a conferência Eco 92 , no Rio de Janeiro , promoveu o desenvolvimento econômico sustentável .

Entre 1960 e 2000 a população mundial passou de 3 para 6 bilhões e a economia cresceu seis vezes . Relatório do IPCC órgão da ONU aponta que 90% das alterações ambientais são antropogênicas , ou seja, decorrem das atividades humanas .

Entre 1980 e 2005 a emissão de CO2 passou de 5,3 para 7,3 bilhões de toneladas , a frota de carros de 300 para 725 milhões e a temperatura média do planeta de 14,18 para 14,63 graus . O aumento do calor , aumenta a probabilidade de ocorrerem queimadas , diminuindo a cobertura vegetal capaz de reciclar o gás carbônico do ar .O calor esquenta o solo e acelera a decomposição de matéria orgânica na terra e no mar , aumentando a emissão de gases nocivos .

Nas últimas quatro décadas a renda per capita mundial triplicou e aumentou acentuadamente o acesso aos serviços básicos de saúde , alimentação e moradia . Portanto, nunca o ser humano levou uma vida tão boa , porém aumentou a pressão sobre o meio ambiente .

O homem alcançou um imenso progresso no campo da tecnologia . Porém o poder que passou a ter sobre o meio ambiente não dá possibilita nenhum controle sobre ele . O homem tem um poder rápido de destruição do meio ambiente , mas não tem condições efetivas de uma reconstituição rápida caso ocorra uma destruição significativa .

Conclusões da chamada Avaliação Sistêmica do Milênio , quase dois terços dos chamados serviços ambientais estão em declínio acelerado . Isso significa que a capacidade do planeta de fornecer peixe e água , reciclar nutrientes do solo, minimizar o impacto de desastres naturais e controlar o clima está comprometida . Um dos poucos serviços ambientais em expansão é o da produção de alimentos . A produção de madeira está estável, de lenha em declínio , os recursos genéticos e remédios naturais em declínio devido à perda de florestas. O controle de qualidade do ar em declínio , o controle da erosão também com o aumento da degradação dos solos . O controle de pragas está degradado devido ao uso excessivo de pesticidas A concentração de dióxido de carbono cresceu 32% de 1750 até 2005 e 60% deste aumento ocorreu após 1959 . A biodiversidade está ameaçada com 10 a 30% das espécies de anfíbios , mamíferos e aves ameaçadas . O volume de água em represas quadruplicou desde 1960 . Há seis vezes mais água em reservatórios do que em rios . Cerca de 20% dos recifes de corais foram perdidos nas últimas décadas , 20% degradados e 35% dos manguezais perdidos. Prevê-se que 10 a 20% das florestas do mundo serão convertidas em lavoura ou pasto até 2050 e a superexploração dos estoques de peixe deve crescer ainda mais . ( F S P 30.03.2005 , p. A-12) .

Na década de 90 cerca de 2,4% das florestas foram destruídas, sobretudo na América Latina , uma área de 900.000 km2 , maior que a Venezuela . Cerca de 20 a 30% das áreas cultiváveis da Terra já estão superutilizadas.

Cerca de 40% da humanidade já enfrenta escassez de água , especialmente para a agricultura , e as concentrações de dióxido de carbono , o principal gás causador do efeito estufa , chegarão a 450 partes por milhão nas próximas décadas , contra 360 partes por milhão atualmente . Relatório da ONU , conhecido como Geo-3 afirma que o planeta vive “ numa encruzilhada , sendo as escolhas feitas hoje críticas para sistemas dos quais dependem esta e as próximas gerações. O relatório montou quatro cenários possíveis para tentar avaliar o estado do mundo em 2032 e em apenas dois ( prioridade para a política e a sustentabilidade ) , as condições ambientais poderão melhorar.

1. Prioridade para o mercado : o mundo adota valores hoje presentes nos países industrializados . Globalização e liberalização econômica são promovidos para gerar emprego e renda, para que se possa pagar para evitar ou remediar problemas ambientais ; 2. Prioridade para a política : Os governos assumem as iniciativas para atingir metas sociais e ambientais . Custos ambientais são incorporados às decisões políticas . Incentivos e barreiras fiscais , como taxas sobre a emissão de carbono são adotadas internacionalmente ; 3 . Prioridade para a segurança : Problemas sócio econômicos e ambientais geram conflitos . Os países ricos se ficam na própria proteção e criam “ilhas “ de segurança e benefícios econômicos que excluem a maior parte da população mundial ; 4. Prioridade para a sustentabilidade : Atinge-se o consenso sobre o que é necessário para satisfazer necessidades básicas e realizar objetivos pessoais sem comprometer as necessidades da posteridade . Apenas nas alternativas 2 e 4 podem ocorrer melhoras nas condições ambientais . ( F S P 23.5.2002 , p. A-16) .

As projeções para o meio ambiente são sempre polêmicas .Estudo de pesquisadores do EUA e Reino Unido, publicado em agosto de 2002 na revista americana “Science” defende a tese de que os benefícios econômicos da preservação dos ambientes selvagens são até cem vezes maiores que os de sua conversão em lavoura ou pasto, por exemplo. A tese vai contra tudo o que se defendeu até agora de que a destruição dos habitats ocorre justamente por razões econômicas. A conclusão foi feita a partir de 300 estudos de caso . Por exemplo um estudo de caso na Tailândia comparou a criação de camarões e preservação no mangue , incluindo o fornecimento de lenha e a proteção do “berçário “ de várias espécies de peixe , chegou à conclusão que o ecossistema intacto valia 73% a mais que o alterado. ( F S P 9.8.2002, p. A-16) .

Pesquisa divulgada em maio de 2008 na revista “Nature” , reunindo um conjunto de aproximadamente 30 mil dados , coletados entre 1970 e 2004 , sobre variações biológicas e físicas que, depois foram combinados a informações de um detalhado banco de dados de mudança de temperatura estabelece a relação de causa e efeito entre o aquecimento global provocado pelo homem e modificações em plantas , animais , ecossistemas e oceanos de diferentes partes do mundo . Foram compilados 929 dados físicos e 28.800 informações sobre animais e vegetais .E, cerca de 90% dos casos as tendências são consistentes com os efeitos previsíveis do aquecimento climático. As regiões áridas e com gelo são as mais atingidas em terra . A pesquisa foi liderada por Cynthia Rosenzweig , do Instituto Goddard de Pesquisa Espacial da NASA e teve a participação de outros dez pesquisadores . ( F S P , 15.05.2008 , p. A-17) .

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Pesquisa de opinião , encomendada pela BBC, realizada pelo instituto Global Scan e a Universidade de Maryland , ouviu 22.182 pessoas em 21 países, nos cinco continentes ( incluindo várias nações industrializadas e gigantes do Terceiro Mundo , como o Brasil ) , e concluiu que 83% delas acham que o combate ao aquecimento global exigirá sacrifícios pessoais e metade se dispôs a pagar impostos adicionais sobre energias muito poluentes como os combustíveis fósseis . Os maiores defensores de um imposto são os chineses , dos quais 85% concordam que os impostos sobre energias sujas são uma forma de desestimular o seu uso e 97% pagariam se os recursos fossem aplicados em energia limpa . Já no Brasil , 55% dos entrevistados foram contra o imposto e 51% dos americanos . ( F S P , 6.11.2007 , p. A-17) .

Segundo relatório da ONU apresentado em março de 2005 , nos últimos 25 anos ocorreu uma mortandade sem precedentes e nada menos do que 40% da população de 3.000 espécies de seres vivos sumiu , graças em grande parte à ação humana . Segundo o relatório o planeta está à beira de uma grande onda de extinções , tão grave quanto a que acabou com os dinossauros .

Dos 15 indicadores usados pela CDB Convenção da ONU sobre a Diversidade Biológica , nada menos do que 13 se encontram em tendências negativas .



DANO AMBIENTAL E PAÍSES RICOS



Segundo estudo de ecólogos e economistas dos EUA, liderados pelo economista Richard Norgaard , da Universidade da Califórnia em Berkeley, o dano ambiental que ações de países desenvolvidos causam aos países em desenvolvimento é maior do que a dívida externa da ala mais pobre do mundo .

O consumo e a destruição de recursos da natureza por parte dos ricos entre as décadas de 1960 e 1990 , deverá impor ao longo do século 21 uma perda de US$ 7,4 trilhões ( 4,9 dos de renda média e 2,5 dos pobres) à economia de países de renda per capita média e baixa . Já a dívida externa dos países pobres na mesma época atingiu US$ 1,7 trilhão . É de US% 5,2 trilhões ( 2,7 dos países ricos e 2,5 dos países pobres ) a quantidade de recursos ecológicos que os países de renda per capita média arrancam dos países pobres e ricos e é de US$ 1,9 trilhão ( 1,2 dos de renda média e 0,68 dos ricos) , a quantidade dos recursos ecológicos que os países pobres arrancam dos países ricos e de renda média . É o cálculo da chamada “pegada ecológica “ , que estima quanto cada grupo “invade” e se apropria de bens ambientais dos outros .( F S P , 22.01.2008 , p. A-14) .



DESMATAMENTO



Desmatamento - o mundo está perdendo 6 milhões de hectares de floresta virgem por ano ;só 12% das 292 bacias hidrográficas estudadas não estão afetadas por represas ; até 52% das espécies de aves estão ameaçadas de extinção ; 20% é a demanda excedente de recursos , frente à capacidade do planeta em renová-los ; a exploração excessiva fez com que peixes grandes do Atlântico Norte perdessem 66% de sua população nos últimos 50 anos ; só 0,5% dos mares do mundo estão sob alguma forma de proteção ; 35% dos manguezais foram derrubados nos últimos 20 anos ; os corais , bercários de biodiversidade nos oceanos , passaram de uma cobertura de 50% para apenas 10% no Caribe nas últimas três décadas ; caiu a abundância de espécimes de 40% entre 1970 e 2000. As espécies que habitam rios , lagos e regiões pantanosas sofreram queda de 50% . ( F S P 21.03.2006 , p. A-14) .



CONSUMISMO



Estudo feito pelo Centro para a Rede Internacional de Informações de Ciência da Terra da Universidade de Columbia ( Nova York) e pela organização não governamental Sociedade de Conservação da Vida Selvagem -WCS , concluiu que 83% da área do planeta já são utilizados para o sustento da humanidade , por meio da agricultura , mineração ou extrativismo ( inclusive caça e pesca) . No que diz respeito ás terras aráveis, 98% se encontram tomadas pela agricultura , com forte predomínio de apenas 3 lavouras : arroz, trigo e milho. Não há precedentes na história da humanidade da escalada de consumo de recursos naturais ocorrida ao longo do século 20 . Se o padrão de consumo americano fosse estendido ao resto do mundo , seriam necessários três planetas adicionais. ( F S P 23.10.2002, p. A-12) .

Em uma comparação entre o consumo médio do mundo e o da Califórnia, o estado mais rico e populoso dos EUA em relação ao consumo de água a relação é de 150 para 700 litros por dia ; consumo de petróleo 2 para 8 litros , consumo de carne 40 para 125 quilos por ano, automóveis 1 para 7 em cada 10 pessoas , emissão de gás carbônico 4 para 12 toneladas por ano . Portanto fica evidente que seria inviável para o planeta sustentar para toda a população mundial um consumo nos padrões do americano . Torna-se necessário mudar o padrão de consumo em relação ao meio ambiente. ( Veja , 7.9.2005 , p. 106) .

O consumismo desenfreado é a maior ameaça atual ao meio ambiente . Segundo relatório divulgado em janeiro de 2004 pelo Instituto Worldwatch , o gasto com consumo privado aumentou de US$ 4,8 trilhões em 1960 para US$ 20 trilhões em 2000 . O maior risco de ampliação de consumo vem dos países em desenvolvimento . Por exemplo a China no começo dos anos 80 tinha uma pequena quantidade de automóveis . Em 2002 o total de carros no país já chega a 10 milhões . Somente em 2003 a frota aumentou em mais 4 milhões de veículos . Atualmente , dos 6,3 bilhões de seres humanos , apenas 1,7 bilhão faz parte da sociedade de consumo . Portanto a ampliação desta população consumista irá sobrecarregar pesadamente o meio ambiente mundial .

Mantidos os atuais níveis de consumo , estima-se que em 2050 dois quartos da humanidade viverão em regiões premidas pela falta crônica de recursos hídricos de qualidade . Cerca de 97% da água está nos mares , 2% nas calotas polares e apenas 1% da água doce está disponível nos rios, lagos e lençois freáticos de forma extremamente mal distribuída . Canadá e Finlândia tem mais do que precisam e o Oriente Médio praticamente nada tem . Mesmo no Brasil que tem 13,7 % da disponibilidade de água do planeta , dois terços estão na Amazônia .

O cientista inglês Martin Rees , professor de cosmologia em Cambridge no livro Hora Final afirma que " Acredito que as chances de nossa civilização na Terra sobreviver até o fim do presente século não passam de 50% " ( Veja, 12.10.2005, p. 86) .

Daniel King , conselheiro do governo britânico para questões climáticas afirma “ Nós passamos do ponto de poder evitar a mudança climática perigosa . O que falamos agora é como evitar a mudança climática catastrófica “ . ( Veja, 4.4.2007, p. 52) .

Na mesma linha , James Lovelock afirma que " Nós causamos febre a Gaia [ Terra ] e logo seu estado irá piorar para algo parecido como um coma . Ela já esteve assim antes e se recuperou , mas levou mais de 100 mil anos . Nós somos os responsáveis e nós vamos sofrer as consequências no decorrer deste século , a temperatura subirá 8.° C nas regiões temperadas e 5.° C nos trópicos . Boa parte das terras tropicais se tornará caatinga e deserto e não servirá mais para a regulação do clima . ( F S P Mais 22.01.2006, p. 9 ) .

Segundo o demógrafo Paul Ehrlich " Nas últimas três décadas , a relação entre o excesso de pessoas no mundo e os estragos ambientais tornou-se evidente . Já há menos água potável disponível para tanta gente e, com os grandes contingentes populacionais de hoje , a poluição atmosférica chegou a índices assustadores . No futuro médio , um cálculo conservador mostra que haverá 4 bilhões de veículos circulando nas ruas . Naturalmente a qualidade do ar ficará ainda pior e o clima da Terra sofrerá variações mais drásticas " . . Para ele Malthus " errou nos números , mas acertou na idéia central : aglomerações de gente tendem a concentrar pobreza , fome e doenças . As estatísticas comprovaram tal fenômeno posteriormente " . ( Veja, 8.2.2006 , p. 11-15)

O paleontólogo australiano Tim Flannery afirma que o problema ambiental “ afeta a todos os seres humanos . Então se o problema ficar muito sério , teríamos que tomar medidas medidas muito duras contra ele . E nós poderíamos com essas medidas precisar limitar as liberdades dos indivíduos . Eu espero que isso não aconteça , mas se deixarmos que o problema continue a piorar , isso é uma possibilidade .” ( F S P 24.04.2007 , p. A-15 ) . Entre as medidas citadas por Flannery para esta “ditadura do carbono” , ele cita no caso do desmatamento ilegal continuando , o custo do carbono liberado ser cobrado do país ou dos cidadãos por algum tipo de tratado internacional e no limite até o controle do crescimento da população mundial pois é a sua expansão indiscriminada fonte principal do problema de superutilização dos recursos naturais .

Atualmente metade do aquecimento do planeta é causado pelo dióxido de carbono , resultante da queima do carvão e petróleo e das chaminés e trinta por cento provém da emissão de gases provenientes da putrefação natural , como os pântanos .

A situação atual em relação ao meio ambiente decorre do avanço do modelo industrial e capitalista onde os 15% mais ricos da humanidade consomem energia e recursos em nível tão elevado que se o resto do mundo fosse ter um estilo de vida semelhante , seriam necessários 2,6 planetas do tamanho da Terra para atender.



CLOROFLUOCARBONO



Foram os estudos do químico americano Frank Sherwood Rowland , prêmio Nobel de Química de 1995 em parceria com o mexicano Mario Molina que levaram à conclusão de que a humanidade estava causando danos á camada de ozônio , uma década antes de o buraco da Antártica ser descoberto. O fim das emissões de gás clorofluorcarbono (CFC) , causador dos danos , foi determinado por um tratado internacional , o protocolo de Montreal , em 1987 .

Cientistas japonesas afirmam que a camada de ozônio da Terra estará completamente restaurada até 2040 em consequência direta da redução da emissão de gases halógenos , como os CFCs , clorofluorocarbonetos ( F S P 1.6.2002, p. A-16) .





AUMENTO DA TEMPERATURA



Nos últimos 650.000 anos , foram identificados pelo menos quatro períodos de aquecimento . Há 410.000 anos , 320.000 , 220.000 e 110.000 . Em todos estes casos não houve intervenção humana , houve aumento da concentração de gases que capturam o calor e acentuam o chamado efeito estufa , provavelmente por erupções vulcânicas . ( Veja, 7.5.2008 , p. 97) .

Relatório Stern , encomendado pelo governo britânico e comandado por Nicholas Stern ex-economista chefe do Banco Mundial e divulgado em 2006 afirma que as emissões de CO2 já aumentaram a temperatura global em 0,5 graus Celsius em relação á era pré industrial e se nenhuma ação for tomada , há mais de 75% de chance de o aumento ser de 2 a 3 graus nos próximos 50 anos .

Com aumento entre 2 a 8 graus na temperatura da Terra podem acontecer consequências devastadoras como furacões mais devastadores com o aumento da temperatura do Oceano Atlântico . Aumento de 3 graus pode derreter a Groelândia e fazer desaparecer o gelo no Oceano Ártico , inundando cidades à beira mar , que deslocariam milhões de pessoas , habitantes de regiões costeiras , em movimentações de população nunca visto . Por sua vez a vida selvagem seria afetada , com até 40% das espécies sendo extintas no pior cenário

Aumento de chuvas na África pode aumentar a proliferação do mosquito da malária . O volume de chuvas na Península Ibérica diminuiu 20% nos últimos 20 anos e se continuar diminuindo Portugal pode se transformar em um deserto . A corrente do Golfo pode desaparecer em meio século , diminuindo a temperatura média da Europa e comprometendo a produção agrícola na região . A região central do Brasil pode ficar tão seca que inviabilize a exploração agrícola . ( Veja, 8.2.2006 , p. 74-75), .



Estudo feito pela Nasa revela que o ano de 2005 foi o mais quente desde que a temperatura global começou a ser medida , no fim do século XIX. As temperaturas mais altas da história foram todas registradas nos últimos oito anos . Os dados indicam que a temperatura da Terra subiu um grau no último século , mais da metade disso nos últimos 30 anos . Os termômetros registram as maiores elevações nos pólos e nas regiões mais altas do Hemisfério Norte , como o Alasca , a Sibéria e a Groelândia . Segundo dados da ONU ocorreram em 2005 , cerca de 360 desastres naturais , 18% a mais do que em 2004 .

Temperatura média mundial em graus Celsius

2005 14,58 2002 14.54 2004 14,48

1998 14,56 2003 14,52



Segundo medições da Noaa , agência nacional de atmosfera e oceanos dos EUA , o mês de março de 2008 foi o segundo mais quente já registrado no planeta , e o mais quente quando se considerar só a temperatura em terra firme . As temperaturas altas na maior parte da Ásia , puxaram a temperatura terrestre para 4,9ºC , cerca de 3,9ºC acima da média do século 20 . Em 129 anos de medições, só o mês de março de 2002 foi mais quente . ( F S P , 19.04.2008 , p. A-19) .

Um aumento de 2 a 3 graus Celsius na temperatura global pode reduzir em 3% a atividade econômica mundial e no pior cenário o consumo per capita mundial sofreria uma queda equivalente a 20% do PIB global . Por sua vez o relatório estima que o custo para estabilizar os níveis de CO2 na atmosfera é de apenas 1% do PIB global , cerca de US$ 610 bilhões , até 2050 .

As previsões são contraditórias . Relatório “ Enfrentando o Desafio do Clima “ , fruto de uma força tarefa que reúne políticos , empresários e pesquisadores do todo o mundo , divulgado em 2005 , apresenta conclusões catastróficas . Um aumento de 2.° C acima da temperatura média mundial de 1750 , pode provocar mudanças desastrosas como colheitas perdidas , falta de água, grandes secas e aumento do nível do mar . Outro ponto de risco é ultrapassar o limite de 400 ppm ( partes por milhão ) da concentração de gás carbônico na atmosfera , que já é de 379 e cresce 2 ppm por ano , podendo ser ultrapassada em 10 anos . Segundo o relatório os efeitos de mudança são reais e o tempo para reverter a situação é muito curto , devendo ser reduzida a emissão de CO2 e acelerada a busca de fontes alternativas de energia . ( F S P 24.01.2005 , p. A-9) .

Um novo modelo de computador desenvolvido por cientistas do Centro Hadley , da Inglaterra prevê que as temperaturas médias da Terra vão se estabilizar até 2009 , mas vão retomar em seguida uma curva acentuada de aquecimento global e até 2015 , dois ou três anos deverão bater o recorde de calor de 1998 , o ano mais quente já registrado na história .

O modelo se baseia em informações de estações bóia que estão fixadas a 3.000 metros de profundidade e que sobem à superfície periodicamente e medem um perfil de temperatura dos oceanos . ( F AS P , 10.08.2007 , p. A-16) ..

Experiência em regiões desérticas e tropicais mostra que a vida humana em sociedade é possível à temperatura constante de 45 graus . Porém o aumento da temperatura não vai acontecer de modo homogêneo em todo o planeta , mas pode ocorrer que em determinadas região a temperatura passe deste limite o que obrigaria a novas estratégias de sobrevivência .







CARVÃO



Estudo publicado na “Science” mostra que a fuligem , produto proveniente da queima do carvão pode contribuir para o aquecimento global . A neve do ártico , que reflete a luz do Sol e ajuda a resfriar a Terra , recebeu uma carga de partículas de fuligem sete vezes maior do que o normal entre os séculos 19 e 20 , ajudando a Terra a absorver mais calor. ( f s p , 10.08.2007 , P. a-16) .

Com o aumento do preço do petróleo, o que está ocorrendo é uma “ressurgência” do consumo de carvão , que é o combustível fóssil mais abundante , mais barato e mais poluente e deve aumentar sua participação na demanda energética global para até 28% em 2030 .

Índia e China juntos responderão por 45% do aumento global da demanda por energia . Estima-se em 55% o crescimento da demanda global por energia entre 2005 e 2030 e 84% desse aumento virá de combustíveis fósseis .

O aumento do uso do carvão pode fazer saltar em 57% as emissões de CO2 , de 27 bilhões de toneladas em 2005 , para 42 bilhões em 2030 . EUA, China, Rússia e Índia responderão por dois terços das emissões globais . ( F S P , 8.11.2007 , p. A-20) .



ENERGIA



Relatório feito por 15 especialistas de vários países , a pedido do InterAcademy Council, afirma que as grandes economias do mundo têm até 2012 para investir US$ 18 bilhões por ano em energia limpa , o dobro do que se gasta hoje , se quiserem uma maior contribuição para limpar o planeta . . Os EUA precisam de 14 megawatts/hora por ano e os europeus gastam metade disso . A China , apenas modernizando suas termelétricas cortaria 30% de suas emissões . ( F S P , 23.10.2007 , p. A-12) .

Existem ainda 2,6 bilhões de pessoas que não tem acesso à energia elétrica ou geram energia apenas a partir de métodos arcaicos como a queima de madeira . Estas pessoas tem que ser incluídas no mercado energética , embora isto cause um aumento de emissões de carbono em torno de 1 a 2%



BIO COMBUSTÍVEIS E MEIO AMBIENTE



Em termos de prejuízos ao meio ambiente , tese defendida por dois pesquisadores do Instituto Smithsonian , na sua base do Panamá conclui que os biocombustíveis não são sempre melhores do que os combustíveis fósseis

Segundo a pesquisa , de 26 tipos de biocombusíveis feitos no mundo , cerca de 21 reduzem em mais de 30% em comparação com a gasolina , as emissões de gases que contribuem para o efeito estufa . Porém 12 deles são mais nocivos para o ambiente do que os combustíveis fósseis .

E entre estes doze estão o biodiesel de soja e de palma e o álcool da cana-de-açúcar.

Quanto a soja a crítica reside no fato de que a expansão de sua cultura vai provocar mais desmatamento no cerrado e na Amazônia , além de tirar espaço de outras culturas , causando um efeito colateral que é o aumento no preço dos alimentos .

Quanto á cana de açúcar a cultura usa muita água e ainda provoca a poluição dos rios próximos . A queima da cana também contribuiu para o aumento do efeito estufa .

Os fertilizantes nitrogenados , usados em grandes quantidades nas plantações , após serem quebrados em óxidos de nitrogênio , também vão afetar a camada de ozônio .

( F S , 7.1.2008 , p. A-11) .



METANO



Cerca de 77% do efeito estufa é provocado pelo dióxido de carbono (CO2) , produzido principalmente por automóveis, indústrias e termelétricas . Em segundo lugar vem o metano (CH4) com 14% . O metano é produzido pela flatulência dos animais , plantações de arroz e pântanos , colônias de cupim e depósitos de lixo .

Porém recentemente pesquisadores do Instituto Max Planck constataram que as plantas vivas produzem entre dez e mil vezes mais metano do que as mortas . Pelos cálculos apresentados , pode-se concluir que as florestas sejam responsáveis por algo entre 10 e 30% das emissões de gás metano na atmosfera .

Embora a concentração de metano na atmosfera seja bem menor do que a de dióxido de carbono , ele é capaz de reter 21 vezes mais calor . ( Veja, 18.01.2006 , p. 76-77) .

Estudo publicado em 2006 conclui que os níveis de metano ( CH4) na atmosfera praticamente não cresceram nos últimos sete anos , em contraste com o aumento de 11% na década de 1980 .Não se sabe a razão desta estabilidade .

O metano aprisiona o calor na Terra com eficiência 30 vezes maior do que a do gás carbônico . O metano dura oito anos em média na atmosfera , contra 150 do gás carbônico . Desde 1978 um grupo de cientistas , liderado pelo americano Sherwood Rowland , da Universidade da Califórnia em Irvine , vem coletando amostrar de ar em pontos isolados do Pacífico , analisando as concentrações de metano em cada uma delas , concluindo que a taxa de metano na atmosfera caiu para quase zero pelo sétimo ano consecutivo . O estudo descobriu ainda que os picos de emissão de metano , ocorridos em 1998 e 2003 estiveram ligados a megaincêndios florestais na Indonésia e Rússia . ( F S P 23.11.2006 , p. A-23) .



AUMENTO DO NÍVEL DO MAR



Entre 1993 e 2006 foram medidos aumentos de 3,3 mm/ano acima da previsão de 2 mm/ano . A previsão para o século 21 é de que o oceano pode subir entre 28 cm e 43 cm , feita pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima ( IPCC ) , criado pela ONU . ( F S P. 2.2.2007 , p. A-14) .

Nova estimativa feita pelo Laboratório Oceanográfico Proudman , de Liverpool na Inglaterra apresenta conclui que o derretimento de geleiras , o desaparecimento de plataformas de gelo e a expansão da água aquecida poderão deixar o nível médio dos oceanos de 80 cm a 1,5 metro mais alto até o fim do século . Segundo a autora principal do estudo , Svetlana Jevrejeva, seus números estão baseados em um novo modelo matemático que conta com a reconstrução precisa dos níveis das marés por dois milênios . Durante 17 séculos o nível do oceano permaneceu relativamente estável , mas passou a se acelerar depois . Uma elevação de dois centímetros foi notada durante o século 18 , uma de seis centímetros foi registrada no século 19 , e uma de 19 cm ocorreu no século passado . “Aparentemente , a elevação rápida no século 20 , se deve ao derretimento de plataformas de gelo” . Para os autores, os estudos considerados pelo IPCC não levam em conta a interação entre plataformas de gelo e a água derretida remanescente delas , que acelera o fenômeno . ( F S P , 16.04.2008 , p. A-21) .

Para os céticos a atual elevação do nível do mar está dentro da oscilação característica dos últimos 300 anos . No século passado , o nível dos mares cresceu 20 centímetros , sem nenhum efeito perceptível .

Um grupo de cientista que publicou um trabalho na edição de dezembro da revista “Nature Geoscience” , estudando um período de 5.000 anos , de 119 a 124 mil anos atrás, quando a Terra era bastante quente , chegou à conclusão que o nível do mar pode subir 1,6 metro , exatamente o dobro do que os cientistas do IPCC previram para 2100 que é de 0,8 metro. ( F S P , 17.’12.2007 , p. A-16) .

A elevação do nível do mar atribuída ao aquecimento global é causada por dois fenômenos : a chamada expansão térmica ( água mais quente tende a ocupar um volume maior ) e o derretimento das geleiras de montanha ( Alpes , Andes e Himalaia) e dos mantos de gelo da Antártida e da Groelândia .

Uma série histórica de dados obtida por pesquisadores de Taiwan revelou que , ao , ao longo dos séculos 20 e 21 , a humanidade “seqüestrou” em 29.484 reservatórios , 10.800 quilômetros cúbicos de água . Isso bastou para reduzir o nível dos oceanos nesse período em 3 centímetros . Não fosse essa água retida o nível do mar teria subido 2,46 milímetros ao ano nos últimos 80 anos em vez do 1,7 milímetro anual observado desde o começo do século 20 . ( F s P , 14.03.2008, p. A-16) .



AUMENTO DE DESERTOS MARINHOS



Estudo publicado em maio de 2008 na revista”Science “ , identificou cinco zonas oceânicas com pouca quantidade de oxigênio , principalmente na faixa tropical do planeta . Estas áreas pobres de oxigênio , em uma faixa que varia de 300 a 700 metros de profundidade , sofreram uma expansão vertical expressiva nos últimos 50 anos .

Somadas estas áreas , verdadeiros desertos oceânicos representam uma área de aproximadamente um milhão de quilômetros quadrados . O caso mais grave , segundo Lothar Stramma , autor principal do estudo e pesquisador da Universidade de Kiel na Alemanha , é o do Atlântico tropical onde entre 1960 e 2006 a camada de água com pouco oxigênio aumentou 85% .

A absorção de oxigênio pelos oceanos , a partir da atmosfera , fica prejudicada com mais calor no sistema . A redução pode ter conseqüências dramáticas para os ecossistemas e as economias costeiras . ( F S P , 2.5.2008 , p. A-12) .



PADRÃO DE CHUVAS



Segundo estudo divulgado em julho de 2007 pela revista Nature , a mudança no padrão de chuvas observada em todo o mundo ao longo do último século é conseqüência do aquecimento global .O estudo aponta a ocorrência de tempestades mais intensas e inundações ao norte do Hemisfério Norte e ao sul do Hemisfério Sul e áreas secas mais secas nas regiões próximas ao equador . ( F S P 24.07.2007 , p. A-12) . De um modo geral o estudo indica que os lugares secos ficarão ainda mais secos e os lugares úmidos , mais úmidos .



FURACÕES



Estudo feito por Kerry Emanuel, climatologista do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachussets , aplicando um modelo climático em computador aos modelos do IPCC verificou que o resultado é uma freqüência total menor de furacões . Segundo Emanuel , a redução provavelmente ocorre porque o aquecimento global aumenta a chamada “tesoura de vento” , a diferença entre a velocidade dos ventos na parte mais alta da troposfera , e ventos fortes mais no alto inibem as tempestades . Para Kevin Trenberth , “ há boas razões para crer que haverá menos furacões , mas eles serão mais intensos quando ocorrerem .” ( F S P , 18.04.2008 , p. A-16) .





ALASCA



No Alasca , as temperaturas médias de inverno aumentaram 4 graus nos últimos 50 anos e a camada de gelo que cobre o mar desapareceu em algumas regiões .

O abeto vermelho , árvore conífera rica na produção de resinas tem crescido por séculos em Kenai , península do sul do Alasca . As árvores começaram a ser atacadas por um tipo de inseto que boa parte morria nos meses mais frios . Com o aumento da temperatura na região , boa parte dos escaravelhos deixaram de morrer e eliminaram completamente as árvores de abeto . ( Veja, 25.04.2007, p. 105 ) .



CORDILHEIRA DO HIMALAIA



A Cordilheira do Himalaia se estende por 2.500 quilômetros em cinco países asiáticos , com montanhas cobertas de neves , entre elas o Monte Everest, o mais alto do mundo.

Relatório divulgado em julho de 2007 pelo Icimod , centro de pesquisa dos países da região em parceria com a ONU , mostra que os glaciares do Himalaia vêm encolhendo a uma velocidade acelerada , entre 10 a 60 metros por ano . Na China , 5,5% deles já desapareceram ao longo das últimas quatro décadas . O relatório se baseou em dados obtidos recentemente por satélite e em pesquisas feitas nos últimos quarenta anos .

Calcula-se que grande parte dos glaciares do Himalaia poderá desaparecer até 2.035 e isto é conseqüência do aquecimento global . A neve que cai durante o inverno não tem sido suficiente para repor o gelo que desapareceu no último século e principalmente nas décadas mais recentes.

Caso o derretimento aconteça , grande volume de água chegará aos rios asiáticos , causando inundações em série , muitas delas súbitas , como um pequeno tsunami , pois as águas ficam represadas em lagos que podem se romper como já aconteceu em 1985 , no Nepal no Vale Langmoche, quando um lago se rompeu , matou vinte pessoas e destruiu uma usina hidroelétrica .

Segundo o relatório , existem 9.000 lagos glaciais espalhados pelos cinco países , China , Índia , Nepal, Butão e Paquistão . Em um prazo mais longo o derretimento dos glaciares vai diminuir drasticamente o volume dos rios asiáticos , provocando secas . Cerca de 70% das águas do Ganges , vem de afluentes alimentados pelos glaciares do Nepal . Uma queda drástica na vazão do Ganges irá afetar 37% do território cultivado da Índia e deixaria 500 milhões de habitantes expostos à falta de água .

O estudo confirma a teoria dos cientistas de que o aquecimento global tem atingido as regiões mais elevadas do planeta com a mesma intensidade com que se abate sobre os pólos . A neve do Monte Kilimanjaro na Tanzânia está diminuindo e relatório da agência metereológica do governo do Tibete mostrou que a temperatura nas áreas mais altas da Província vem subindo 0,3 grau a cada dez anos , semelhante ao que está acontecendo nos pólos . ( Veja, 1.8.20-07 , p. 116-118) .



GELEIRAS DA EUROPA



Segundo estudo divulgado pelo Pnuma ,programa de meio ambiente das Nações Unidas , a partir de dados coletados de 30 geleiras em nove montanhas diferentes, a taxa de derretimento , na comparação entre os períodos de 2005 e 2006 , mais do que dobrou . No primeiro período a diminuição tinha sido de meio metro e em 2006 foi de 1,5 metro .. Nos Alpes , nos Pirineus e da região da Escandinávia foram coletados dados preocupantes . A geleira de Breidalblikkbrea ,na Noruega é a campeão em perdas . Ela regrediu 30 cm em 2005 e 3,1 metros em 2006 . Nos Pirineus , a geleira Ossoue , perdeu 2,7 metros em 2005 e 3 metros em 2006 . ( F S P , 17.03.2008 , p. A-18) .

MEDITERRÂNEO



Banhando 21 países da Europa e África é o mais poluído dos mares do planeta . Pesquisa feita pela Universidade de Exeter com o Greenpeace calcula que 15 milhões de toneladas de detritos , principalmente garrafas e outras embalagens plásticas , são lançadas por ano no mar . Destes , 30% permanecem na superfície e 70% afundam . Calcula-se que 50.000 focas morram por ano engolindo objetos plásticos e redes de pesca . Tartarugas também são afetadas .

Cerca de 9 milhões de toneladas de resíduos industriais e domésticos são lançados sem tratamento . Na Itália, apenas 63% das cidades litorâneas está conectada a redes de tratamento de esgoto . A Grécia contribui com 70% da poluição causada por produtos químicos utilizados na agricultura lançados nos rios que deságuam no Mediterrâneo .Os 220.000 navios que navegam por suas águas , despejam 630.000 toneladas de petróleo , provenientes tanto de acidentes , como de operações de carga e descarga . ( Veja, 1.8.2007 , p. 116-117).



PATAGÔNIA

O parque dos Glaciares na Patagônia perdeu 3,2 % de seu volume entre 1975 e 2000 .



GROELÂNDIA



A capa de gelo que cobre 85% da ilha diminui ao ritmo de 51 km cúbicos por ano . O aquecimento pode ter um efeito positivo na Groelândia ao tornar áreas próprias para a agricultura .

Alerta foi lançado por Eric Rignot do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa , referente a estudo feito nas geleiras da Groelândia que constatou que o total de água despejado no oceano dobrou entre 2000 e 2005 . Houve um aumento de 3° C na temperatura da região . Para se ter uma idéia , a Groelândia depois da Antártida é o maior reservatório de gelo em áreas terrestres no mundo e se tudo virasse água o mar teria um aumento de sete metros . ( F S P 17.02.2006 , p. A-16) .

Sarah Dias do Instituto Oceanográfico de Woods Hole , e Ian Jouglin , da Universidade de Washington viram um lago de 5,6 km de área , formado pelo degelo da superfície do manto glacial da Groelândia , ser esvaziado em 24 horas . Outro estudo da mesma dupla procurou avaliar o impacto do derretimento das geleiras na Groelândia, concluiu que “ tomados juntos, os novos achados indicam que , embora o derretimento na superfície tenha um efeito substancial na dinâmica do manto de gelo , ele pode não produzir grandes instabilidades que levem ao aumento do nível do mar “ . ( F S P , 18.04.2008 , p. A-16) .



DESERTOS



Segundo estudos da ONU na China todos os anos 10.000 km2 em média se transformam em desertos . Na Etiópia secas anuais condenam 6 milhões de pessoas à fome . Na Turquia 160.000 km de terras cultiváveis sofrem com a desertificação gradativa e a consequente erosão do solo .

De outro lado , fotos de satélite indicam que há indícios claros de recuos do deserto do Saara . A porção norte do Sahel , na Mauritânia , Burkina Fasso, Níger , Chade, Sudão e Eritréia está em 2003 recoberta por uma incipiente vegetação em áreas antes consideradas estéreis . Uma das principais explicações para este fenômeno é o aumento de chuvas na região .

O semi-árido africano , o Sahel , está ficando mais verde devido ao aumento das chuvas , segundo medições de John Lovett da Universidade de York , diferentemente do que prevêem os modelos de aquecimento global . ( F S P 18.10.2005 , p. A-16) .

Por outro lado programas patrocinados por ONGs e pela ONU estão ensinando os agricultores a utilizar o solo da região , substituindo métodos ultrapassados como queimadas , uso do arado e irrigação mal planejada por adubagem orgânica e construção de cacimbas para recolhimento de água ao invés de perfuração de poços artesianos . Em Burkina Fasso , algumas províncias já registram um aumento de 70% na colheita de cereais desde 1989 . ( Veja, 2.10.2002, p. 80) .



ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL



As universidades de Yale e Colúmbia elaboraram um índice de sustentabilidade ambiental que relaciona as nações do mundo segundo sua capacidade de legar um ambiente decente para as próximas duas gerações . O índice foi elaborado a partir de 20 indicadores , obtidos a partir de 20 variáveis separadas , incluindo informações ambientais propriamente ditas , como qualidade do ar e biodiversidade, até indicadores sociais ( saúde, nutrição) e institucionais ( capacidade do governo de melhorar os indicadores ambientais e sua participação em iniciativas internacionais para melhorar a saúde do planeta ) .

O índice vai de zero a cem e o Brasil obteve uma nota 59,6 ficando em 20 lugar entre 142 países , o melhor classificado foi a Finlândia com 73,7 e os EUA ficaram em 51 lugar com nota 52,8 .

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

País Índice país índice País Índice

1. Finlândia 73,7 11.Hungria 62,6 21. Bolívia 59,5

2. Noruega 72,8 12. Croácia 62,5 22. Colômbia 59,2

3. Suécia 72,2 13. Austrália 62,1 23. Eslovênia 58,6

4. Canadá 70,4 14. Panamá 61,9 24. Dinamarca 58,1

5. Suíça 68,2 15. Botsuana 61,8 25. Paraguai 58

6. Uruguai 66,2 16. Nova Zel. 61,8 26. Albânia 57,6

7. Islândia 65,7 17. Argentina 61,5 27. Namíbia 57,5

8. Áustria 63,9 18. Eslováquia 61,5 28. Lituânia 56,9

9. Costa R 62,9 19. Estônia 59,8 29. Portugal 56,8

10. Letônia 62,8 20. Brasil 59,6 30. Peru 56,5

Fonte : Índice de Sustentabilidade Ambiental 2002 F S P 5.2.2002 , p. A-12

Segundo levantamento produzido por pesquisadores das Universidades Colúmbia e Yale nos EUA , o Brasil ocupa a 34 posição em desempenho ambiental , no mesmo grupo de países como os EUA, Rússia e Venezuela .O Brasil vai relativamente bem nas áreas de saúde , água , energia e biodiversidade , mas fica devendo em relação á qualidade do ar e ao uso responsável dos recursos naturais . ( F S P 24.01.2006 , p. A-14) .

CUSTO PARA A SALVAÇÃO DO PLANETA



Segundo o IPCC na terceira e última parte de seu quarto relatório de Avaliação , divulgado em maio de 2007 o custo para salvar o planeta , mantendo a concentração de CO2 na atmosfera limitada a 450 ppm , o dobro que havia no ar antes da Revolução Industrial é de 2% do PIB mundial, cerca de US$ 862 bilhões .No cenário intermediário de aumento para 550 ppm o custo é de 1% do PIB mundial e no cenário mais pessimista de 650 ppm é de 0,2% do PIB mundial , com aumento da temperatura em 4° C em 2100 com efeitos catastróficos intensos como secas , cheias , furacões e fome.

Já há tecnologias conhecidas para estabilizar a emissão em 450 ppm . mas elas implicam em um custo significativo . Somados , todos os biocombustíveis , em especial o etanol de cana , poderão ocupar de 3 a 10% da matriz do setor de transportes em 2030 , com potencial de reduzir em até 1,5 bilhão de toneladas anuais de gás carbônico a menos de US$ 25 por tonelada cortada .

Os biocombustíveis ainda são uma incógnita pela chamada “síndrome de Fidel Castro” , , a limitação da agricultura energética devido a uma competição com a agricultura de alimentos e a absoluta falta de dados sobre o potencial de expansão dos bio-combustíveis até o presente momento. ( F S P 4.5.2007 , p. A-16) .



PROPOSTAS DE SOLUÇÃO :

Aumentar a capacidade de absorção dos oceanos



1. FITOPLÂNCTON 1



O cientista inglês James Lovelock sugere que se instalem nos oceanos tubos gigantes de 10 metros de diâmetro , munidos de válvulas que funcionariam como tubos de sucção . O equipamento levaria continuamente para a superfície águas que se encontram na faixa entre 100 a 200 metros de profundidade , com grande quantidade de matéria orgânica em decomposição , ricas em nutrientes , possibilitando o aumento do fitoplâncton que além de absorver grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) , libera apenas oxigênio . Embora corresponda a apenas 2% da flora da Terra , o fitoplâncton produz 48% do oxigênio gerado diariamente no planeta . ( Veja, 3.10.2007 , p. 104) .

2. FITOPLÂNCTON 2



Na mesma linha uma proposta mais simples seria polvilhar grandes quantidades de ferro sobre a superfície dos mares mundo afora . Isso criaria as condições ideais para um pico de proliferação de plâncton . Experimentos em pequena escala dessa fertilização foram feitos no litoral das ilhas Galápagos com sucesso . ( F S P , 7.10.2007, Mais p. 9) .

Meios de refletir uma quantidade maior de radiação solar

3. Cientistas como Paul Crutzen , prêmio Nobel , tem sugerido espalhar enxofre na alta atmosfera , o que na prática equivale a combater poluição com poluiçãoi .

4. Academia Nacional de Ciências dos EUA propôs a colocação de 55 mil espelhos na atmosfera que seria suficientes para anular cerca de metade do impacto do aquecimento . O problema é o custo de colocação destes espelhos por meio de naves espaciais .



CORAIS



Cerca de 6001 medidas foram processadas pelos cientistas John Bruno e Elizabeth Selig , da Universidade da Carolina do Norte , referentes a 2667 bancos de corais e o estudo conclui que os recifes de corais desapareceram até 2004 a uma taxa média anual de 2% , valor que é o quíntuplo do índice de diminuição das florestas tropicais do mundo .

O problema é que esse índice tem aumentado . Em 20 anos ele ficou em 1% e de 1997 a 2003 ele dobrou . Mais de 3.100 km2 desapareceram . Os corais são considerados elos fundamentais na teia ecológica marinha . Como eles formam grandes ecossistemas nos mares tropicais , sem eles , muitos peixes , e várias espécies de invertebrados , terão dificuldades também para sobreviver . ( F S P ,10.08.2007 , p. A-15) .



PESCA



A pesca comercial com barcos usinas equipados com redes grandes já esgotou ou está a caminho de esgotar 75% dos pesqueiros do Atlântico Norte e do mar Báltico . Estima-se que cerca de 14,5 milhões de quilômetros quadrados do fundo dos oceanos sejam varridos por redes que chegam a profundidades de 1800 metros. Um navio de grande porte como o Atlantic Dawn pode capturar 400 toneladas de peixes a cada passada de rede e pode estocar até 7.000 toneladas . Cardumes de peixes são localizados pelo sonar e satélites . O formato da rede é controlado por computador.

A população de marfim azul e atum azul foi reduzida a 20% da existente a 50 anos. O bacalhau do Porto pescado de forma predatória sumiu da América do Norte . Na Europa o volume de captura caiu de 4 milhões para 900.000 toneladas . O esturjão beluga cujas ovas produzem caviar tem sua população reduzida a 10% da existente em 1990. ( Veja, 9.7.2003, p. 95-97 ) .

Pelo menos um quarto de tudo o que é capturado é descartado como lixo sem valor comercial . A pesca de arrasto é devastadora . Colhe golfinhos, tubarões , tartarugas marinhas e outras espécies que morrem antes de serem jogados de volta ao mar . As redes também destróem formações de corais que servem de berçário à vida marinha .

MAIORES CONSUMIDORES DE PESCADO 1999

País Milhões t. Per capita país Milhões t. Per capita

China 30 24 kg/ano Coréia Sul 2 48

Japão 8 85 Filipinas 2 29

EUA 6 21 França 2 30

Índia 4 5 Espanha 2 44

Indonésia 4 19 Brasil 1 6

Rússia 3 21

Fonte : FAO , 1999

Uma das saídas são as fazendas de frutos do mar que substituem a pesca tradicional de algumas espécies como ostras e mexilhões.



LIXO NO OCEANO



1. Plasticos

Segundo o Programa Ambiental das Nações Unidas , existem 46.000 fragmentos de plástico em cada 2,5 km2 da superfície dos oceanos . Isso significa que a substância já responde por 70% da poluição marinha por resíduos sólidos . Calcula-se que 267 espécies , principalmente pássaros e mamíferos marinhos , engulam resíduos plásticos ou os levem para seus filhotes , julgando tratar-se de alimento .

Além das sacolas e garrafas , a principal ameaça vem de pellets , bolinhas com meio centímetro de diâmetro utilizadas como matéria prima pelas indústrias . Estas bolinhas tem enorme capacidade de absorção de poluentes e são usadas por navios para limpar seus tanques e descartadas na água . Estudo feito em 2008 pela USP mostrou que em Santos, cada meio metro cúbico de areia da praia contém até 20.000 pellets .

2. Acidificação das águas – Aumento da produção de CO2 , faz com que os oceanos absorvam uma quantidade dez vezes maior da substância do que há cem anos . O CO2 eleva a acidez das águas , o que ameaça a sobrevivência de diversas espécies de peixes e mamíferos .

3. Surgimento de zonas mortas -

O esgoto doméstico, os dejetos de gado e o lixo industrial despejados nos oceanos promovem a proliferação das algas . Em excesso , elas ameaçam todas as outras formas de vida porque, quando morrem , são degradadas por bactérias num processo que consome grande parte do oxigênio da água . O resultado é o surgimento de zonas mortas , inóspitas à maioria das espécies . Há cinqüenta anos , havia três zonas mortas no mundo. Em 2008 são 150 .

4. Desaparecimento de mamíferos : A presença de mamíferos marinhos é um indicador bastante preciso da qualidade dos oceanos . Na última década , milhares de golfinhos e leões marinhos morreram por envenenamento ao comer peixes menores que se alimentam de algas tóxicas , contaminadas por resíduos químicos .

5. Marés vermelhas freqüentes – A concentração de algas tóxicas em águas litorâneas está aumentando . Há uma década , no Golfo do México , ela ocorria uma vez a cada dez anos , atualmente está acontecendo todos os anos .

6. Destruição do assoalho marinho – Poluição decorrente de vazamentos , contaminação ao redor das plataformas de perfuração e extração de petróleo , estão destruindo o assoalho marinho . ( Veja, 5.3.2008 , p. 92-97) .



EXTINÇÃO DE ESPÉCIES



Segundo estudo da World Conservation Union – IUCN , divulgado em 2007 , cerca de 29% das 394 espécies de primatas correm o risco de desaparecer até o final do século XXI . A extinção deve ser provocada pela destruição de florestas que servem de habitat para estes animais , pelo comércio ilegal de exemplares vivos e pela caça indiscriminada . Vinte e cinco espécies correm maior risco e delas 22 vivem na Ásia e na África e três na Colômbia , Peru e Equador . ( Veja, 7.11.2007 , p. 142-143) ,

Relatório produzido pela WWF , pela Sociedade Zoológica de Londres e pela Global Footprint Network divulgado em maio de 2008 diz que as espécies da Terra estão se extinguindo a uma taxa “sem precedentes desde a extinção dos dinossauros” . o índice Plante Vivo , mostra o impacto devastador da humanidade , que fez a fauna declinar quase um terço entre 1970 e 2005. As espécies terrestres declinaram 25% , as marinhas 28% e as de água doce , 29% .

Jonathan Loh, editor do relatório , disse que uma queda tão aguda “ é completamente sem precedentes em termos de história humana . Você teria de voltar à extinção dos dinossauros para ver um declínio tão rápido “ . Os cientistas dizem que a taxa de extinção atual é até 10 mil vezes maior que o que tem sido registrado como normal .

“Entre 1960 e 2000 a população humana dobrou . Mas , no mesmo período , as populações animais declinaram 30% . Não resta dúvida de que esse declínio foi causado pelos humanos , disse Bem Collen , da Sociedade Zoológica . O estudo apontou cinco razões para o declínio das espécies : mudança climática , poluição , destruição de habitats naturais, disseminação de espécies invasoras e superexploração das espécies .( F S P , 16.05.2008 , p. A-15) .



FITOPLANCTON



Estudos tem mostrado que o mar mais ácido , pois o gás carbônico em excesso acidifica a água , ocorre a inibição da formação de carapaças de calcário , ( carbonato de cálcio ) pelo fitoplâncton , diminuindo o seqüestro de carbono .

Todavia , estudo da oceanógrafa Débora Iglesias Rodrigues ,da Universidade de Southamton , publicado em abril de 2008 na revista Science mostra que , ao menos para uma espécie de fitoplancton , quanto mais ácido melhor . Em laboratório, ela demonstrou que o cocolitóforo Emiliana huxleyi fica maior quando mais CO2 é dissolvido na água . Os cocolitóforos em geral respondem por um terço da produção de carbonato de cálcio no oceano , portanto uma parte do seqüestro de carbono pode não ficar comprometida com mais CO2 na água . ( F S P , 18.04.2008 , p. A-16) .



BIOCOMBUSTÍVEIS



Segundo o alemão Paul Crutzen , vencedor do Prêmio Nobel de Química de 1995 alguns tipos de biocombustível podem ter impacto pior do que o petróleo no aquecimento global.

Ele sugere que se use na produção de biocombusível plantas que não dependam de muitos insumos e muita energia na colheita . Algumas culturas necessitam de muito adubo , e o uso desse insumo pode causar a emissão de gases estufa que neutralizam – ou superam – o volume de CO2 absorvido . A maioria dos fertilizantes utilizados libera óxido nitroso (N2O) , muito mais nocivo ao clima que o dióxido de carbono . O biocombustível derivado da colza , produzido na Alemanha , produz 70% mais gases causadores do efeito estufa que o óleo diesel conencional. E o álcool de milho nos EUA pode ser pior do que a gasolina . Mesmo a cana de açúcar que pode cortar as emissões em até 50% , pode ser prejudicial se houver desmatamento . ( F S P , 28.09.2007 , p. A-13) .



RECICLAGEM



O Japão estabeleceu reciclagem obrigatória para 33 produtos , entre os quais geladeiras , televisores e computadores . A Toyota possui um centro próprio para separar matérias primas .

A Motorola iniciou a coleta de celulares usados em 2004 . Recolhe por ano 2.500 toneladas em equipamentos , o equivalente a 3,5% de suas vendas . Esse trabalho é conhecido como logística reversa. A Motorola brasileira que coleta desde agosto de 2007 , envia o material para a belga Umicore dona de tecnologia para recuperar 17 metais de aparelhos eletrônicos . Parte do material reciclado volta para a Motorola , parte é vendida a consumidores como siderúrgicas .

A HP está coletando seus produtos e montou dois centros de reciclagem nos EUA. A Apple e a Sony oferecem crédito para a compra de produtos novos , em troca da devolução dos usados . ( Exame, 30.01.2008 , p. 76-77) .

Até 80% de um celular Nokia pode ser reciclado , 15 pontos percentuais acima da norma da União Européia , a mais rigorosa e avançado do mundo . A empresa estima que é responsável pela coleta de 2% dos celulares de todas as marcas , algo em torno de 2 milhões de aparelhos , parte reaproveitada pela empresa e parte vendida a terceiros . ( Exame, 26.03.2008 , p. 85) .



GARRAFAS PET



As garrafas PET consumiram 17 milhões de barris de petróleo em 2006 , gerando 2,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono e outros gases do efeito estufa , poluição equivalente à de 450.000 carros rodando normalmente durante um ano . O dano é multiplicado por 3 quando se consideram as emissões provocadas pelo transporte e refrigeração das garrafas .

Portanto , um simples consumidor que beba 2 litros por dia de água mineral , terá consumido em um ano 1.460 garrafas de meio litro, que irão demorar 100 anos para se decompor , despejando na atmosfera 200 gramas de partículas poluentes, o mesmo que um caminhão após rodar 2.000 km , emitindo 4,6 quilos de dióxido de carbono e outros gases, o que uma árvore demora 3 meses para absorver, consumindo 505 quilowatts / hora de energia , o suficiente para deixar 6 lâmpadas de 100 watts acesas 24 horas por 30 dias ( Veja, 28.11.2007 , p. 104-106) . No Brasil , menos de metade das PET é reciclada .



CONVERSÃO DE CO2 EM PLÁSTICOS



Thomas E. Muller , da Universidade Técnica de RWTH, de Aachen , na Alemanha propõe transformar o CO2 em policarbonato , que servirá para a produção de DVDs em poucos anos.

Pesquisadores do Instituto de Ciência Avançada e Tecnologia Industrial do Japão , desenvolveram um método para transformar CO2 , em carbonatos e polímeros que podem ser utilizados na fabricação de produtos plásticos e de componentes para baterias . Em geral sua sintetização é feita com fosgeno , gás altamente tóxico usado como arma química durante a Primeira Guerra Mundial. O método japonês elimina o fosgeno , substituído pelo CO2 . ( Revista da Semana , 21.04.2008 , p. 20) .



RÚSSIA



A cidade de Dzerzhinsk , 400 quilômetros de Moscou foi considerada a mais poluída do mundo pelo Greenpeace . Até 1991 essa região industrial era segredo de Estado onde se produziam armas químicas da antiga União Soviética . Com o fim do comunismo , os produtos foram armazenados em grandes barris , que enferrujaram e vazaram em grande quantidade . Um lago local foi transformado em um Mar Branco , revido à espuma branca que cobre sua superfície , repleta de resíduos químicos. Amostras do solo da região apresentam nível de dioxina 1800 vezes superiores ao permitido . ( Revista Veja, 7.10.1998 , p. 83 ) .

O Mar de Aral , que era o quarto maior lago do mundo, com 66.500 mil km2 em 1957 , localizado em um deserto na república do Uzbesquistão , no sudoeste da antiga URSS , está secando em função de projetos de irrigação para o plantio de algodão , que passaram a desviar águas dos rios Amu Daria e Syr Daria que alimentavam o lago. Desde 1960 o mar perdeu 1/3 de sua área . Alguns especialistas prevêem que até 2010 o lago poderá desaparecer completamente . ( Veja, 23.01.91, p. 64)

Na região do Círculo Polar Ártico existe a cidade industrial de Nikel, , com 50.000 habitantes , e que despeja anualmente na atmosfera 11 toneladas de metais pesados venenosos e 300.000 toneladas de gases sulfúricos , sete vezes mais do que polui a Noruega inteira .

Outro grave problema na Rússia é a questão do lixo nuclear . A marinha russa enfrenta o problema da desativação de seus navios e submarinos. Muitos foram desativados e os reatores representam risco de contaminação . Muitos submarinos fora de serviço foram simplesmente afundados

Oleodutos na Sibéria e no Ártico , em regiões em que a temperatura varia entre 50 graus negativos no inverno e 30 positivos no verão apresentam vazamentos constantes em função da manutenção precária . Estima-se que entre 7 a 20% da produção escapa por vazamentos nas tubulações . ( Veja, 14.12.94, p. 66-68) .



CHINA



A China, com 1,3 bilhão de habitantes já está apresentando graves problemas de poluição. Grande parte do lixo e esgoto dos 765 milhões de chineses que moram em áreas urbanas não tem tratamento . Por isso o Rio Amarelo, com 5.400 quilômetros de extensão transformou-se em um canal de esgoto contaminado com metais pesados e outros produtos tóxicos. A FAO , Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas calcula que 80% dos rios chineses estão de tal forma poluídos que os peixes desapareceram

As indústrias e usinas termelétricas , movidas a carvão tornam a China o segundo maior emissor de poluentes do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos . Os 808 milhões de toneladas de poluentes, lançados no ar , correspondem a um décimo de toda a poluição atmosférica do planeta . ( Revista Veja, 20.06.2000 , p. 64)

A cidade chinesa de Guiyu , próxima a Hong Kong , importa anualmente 1 milhão de toneladas de sucata de computadores , impressoras e aparelhos de fax. Cerca de 100.000 pessoas trabalham neste negócio que movimenta US$ 120 milhões . Aproveita-se tinta remanescente nos cartuchos de impressão . As carcaças de PC são quebradas e derretidas para a reutilização do plástico . Os monitores de vídeo são destruídos em busca das conexões de cobre . As placas de computadores em bom estado são reutilizadas e as inaproveitáveis são submetidas a banho ácido para retirada do metal usado na montagem . Não há nenhuma medida de segurança contra o contato ou a inalação de material tóxico contido na sucata , nem com o que sobra do desmanche . ( Veja, 6.11.2002 , p. 68) .

Em 2007 a proliferação de algas tóxicas no Lago Tai, na Província de Jiangsu , a 250 quilômetros de Xangai , causou pânico em 2 milhões de pessoas , que ficaram sem água para beber . Em julho de 2007 , 100.000 habitantes de Changchumn , no nordeste do país , também ficaram sem água depois que algas tóxicas foram detectadas no reservatório central da cidade . Moradores da região de Yunnan, próxima á fronteira com o Tibete , são forçados a buscar água em locais distantes porque aquela que abastece a região está contaminada . ( Veja, 3.10.2007 , p. 103) .



EUA



Nos EUA 400.000 peixes morreram desde o fim de junho na Bahia de Chesapeake , devido á proliferação de um tipo de alga tóxica chamada karlodinium . De 1998 a 2007 , mais de 14.000 focas, golfinhos e leões marinhos apareceram mortos ou doentes nas praias da Califórnia , muitos deles intoxicados por algas ingeridas por peixes que lhes servem de alimento . ( Veja, 3.10.2007 , p. 104) .



EUROPA DO LESTE



Na Europa do Leste , prevê-se um gasto total de US$ 140 bilhões para recuperar a natureza dos danos da exploração predatória . Em Meserburgo na antiga Alemanha Oriental , em uma área de 19 quilômetros quadrados aparece o cenário de terra arrasada , resultante da exploração irracional do linhito , carvão de má qualidade responsável por 80% da energia consumida no país na época do comunismo.

No complexo químico de Bitterfeld , a região foi apelidada de a cloaca do mundo . Todos os anos 70 milhões de metros cúbicos de águas residuais eram lançadas no rio Mulde, braço do Elba que desemboca no Mar do Norte . ( Revista Veja , 27.05.92, p. 56)

Na Polônia 95% dos rios estavam poluídos . Quarenta por cento das florestas foram destruídas pela ação de chuva ácida , resultante da precipitação de compostos de ácido sulfúrico e nítrico e descargas de chaminé das fábricas obsoletas .



INDONÉSIA



Em 1997 as queimadas na Indonésia causaram problemas para 70 milhões de pessoas em Brunei , Malásia , Cingapura e Filipinas.

Produção de lixo domiciliar per capita em quilos por dia

País Quantidade país Quantidade

EUA 3,2 Brasil 1

Itália 1,5 Grécia 0,8

Holanda 1,3 Portugal 0,6

Japão 1,1



IRAQUE



Sadam Hussein na década de 90 desenvolveu um projeto para desviar as águas que banhavam os pântanos dos rios Tigre e Eufrates , no sul do Iraque , próximos à cidade de Basra e irrigar as terras áridas do resto do país . Com isto , cerca de 90% do ecossistema original foi destruído . A ONU considerou a drenagem destes pântanos um dos maiores crimes ecológicos do mundo em todos os tempos.

O exército atacou os árabes do pântano com bombas incendiárias e depois Saddam ordenou que seus batalhões de engenharia drenassem os pântanos que sediavam uma cultura com 6.000 anos de idade , pois os árabes são descendentes dos sumérios . Em meses a região se tornou seca como um deserto.

O motivo da ação foi a desconfiança de que a região servia de rota de infiltração no Iraque de inimigos vindos do Irã , com o qual o Iraque havia acabado de encerrar uma guerra de oito anos.

Cerca de 250.000 moradores dos alagados foram desalojados de suas terras e forçados a se espalhar pelo país . Outros 40.000 fugiram para o Irã . ( Veja, 16.04.2003 , p. 68-69) .



VESTIBULAR PERGUNTAS

1. UNICAMP 2004 . O Mar de Aral, nutrido pelas águas do Amu Darya e Syr Darya, apresenta hoje uma situação dramática. Foi o quarto maior corpo de água interno do mundo, mas começou a secar nos anos 60, quando a então União Soviética decidiu alterar sua posição de importadora de algodão para auto-suficiente e exportadora desse produto. (Adaptado de Ulisses Capozoli, Universidade Livre da Mata Atlântica, www.wwiuma.org.br).

a) De que forma a prática da agricultura comprometeu a disponibilidade de água no mar de Aral?

b) Cite três causas que interferem na potabilidade das águas superficiais.

c) Aponte três impactos ambientais provocados pela atividade agrícola em áreas com baixo potencial hídrico.



2. UFSCAR 2004 - . O lixo produzido no mundo aumentou três vezes mais do que a população, nos últimos 30 anos. No planeta, são despejados, anualmente, 30 bilhões de toneladas de resíduos sólidos. Esses são gerados, sobretudo, nos países ricos e se concentram nas grandes cidades, causando grande preocupação sobre seu destino.

a) O destino do lixo pode assumir formas bastante variadas. Indique duas formas usuais de destino do lixo residencial em áreas urbanas.

b) Quais relações podem se estabelecer entre a composição do lixo doméstico e os níveis de riqueza dos países?



3. UFSCAR 2004 Observe os dados :



Disponibilidade de água salgada no mundo em % Disponibilidade de água doce per capita em mil m3

Água salgada 97,5 Extremo oriente e Pacífico 5,4

Água doce 2,5 Europa e Ásia Oriental 14,3

Geleias e neve 69,0 América Latina e Caribe 27,4

Lençois freáticos 30,0 Oriente Médio e Norte África 1,0

Lagos e rios 0,3 Ásia Meridional 4,1

Outras fontes 0,7 África Subsaariana 8,4

( Adaptado de Pearson apud Sene & Moreira , 2002 e World Bank Atlas , 2000 )

a) Por que a água é considerada um recurso escasso ?

b) Indique fatores de ordem climática que justifiquem a maior disponibilidade de água na América Latina e Caribe e a menor disponibilidade no Oriente Médio e Norte da África .



4. UNESP 2004. No Brasil, em relação à precipitação, 1996 foi considerado ano normal e 1998, ano seco. Observe a tabela e assinale a alternativa que contém os fatores que causaram os maiores custos econômicos em doenças respiratórias e em perdas agropecuárias, em decorrência do uso do fogo na Amazônia, no ano de 1998.



CUSTO ECONÔMICO DO USO DO FOGO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

NOS ANOS DE 1996 E 1998, EM MILHÕES DE DÓLARES.

1996 1998

Perdas agropecuárias 32 97

Doenças respiratórias 3 10

( IPAM e IPEA, 2000.)

a) Queimadas, elevação das emissões de CO2, limitado acesso à água.

b) Queimadas, geadas, ataque de doenças e pragas.

c) Queimadas, diminuição das emissões de CO2, excesso de água.

d) Queimadas, nevoeiro, escassez de água.

e) Queimadas, neblina, chuvas orográficas.



ÁGUA CONSUMO

FGV JULHO 2004

World Resources-ONU, 1999.

5. Observe o gráfico abaixo.

Consumo mundial de água por

Setor em %

Indústria 8

Agricultura 70

Doméstico 22

Fonte : World Resources , ONU 1999 .



Com base nos dados desse gráfico e nos conhecimentos sobre a distribuição mundial de água, é possível concluir que:

a) O equilíbrio entre os setores resultou do severo racionamento imposto à utilização do recurso.

b) A agricultura é a maior demandante do recurso, sobretudo para irrigação.

c) O maior desperdício verificou-se no abastecimento

de residências e unidades industriais.

d) A presença de fábricas tradicionais explica o uso industrial mais intenso que nos anos anteriores.

e) O predomínio de culturas de subsistência explica a baixa taxa do setor primário.



UNESP JULHO DE 2004

MEIO AMBIENTE



6. A Revolução Industrial e o sistema capitalista, que se preocupa em obter grandes lucros por meio da produção de mercadorias, promoveram a degradação ambiental em boa parte do nosso planeta. No Brasil, onde o capitalismo que prevalece é do tipo subdesenvolvido, vários são os problemas ambientais, tanto no campo como nas cidades. Contudo, nosso território

ainda possui extensas áreas naturais, não degradadas pelo homem.

a) Geograficamente, o que vem a ser meio natural e meio cultural?

b) Quais são os maiores problemas ambientais do Brasil?



MEIO AMBIENTE AQUECIMENTO

MACKENZIE JULHO DE 2004

Revista Veja– 21/01/2004



7. “Cada vez mais quente”

Nos últimos seis anos foram registradas as três maiores temperaturas médias do planeta desde 1861, quando elas começaram a ter registros confiáveis. Segundo a Organização Meteorológica Mundial, 2003 foi o terceiro ano mais quente da história.

A partir do texto, assinale a alternativa correta.

a) Esse fenômeno é totalmente natural, pois estamos saindo de uma glaciação recente, ocorrida há mais ou menos 15.000 anos.

b) O aquecimento está sendo gerado pela emissão de poluentes, por meio da queima de combustíveis fósseis, de queimadas e pela emissão de gás metano na atmosfera devido à pecuária.

c) O texto refere-se às chamadas ilhas de calor, que existem nos grandes centros urbanos e resultam da redução do albedo.

d) A elevação das temperaturas ocorre devido ao processo crescente da evapotranspiração.

e) Podemos considerar que o aquecimento global está relacionado, exclusivamente, ao aumento do buraco da camada de ozônio, favorecido pela utilização de gases que contêm CFC.





UNESP JULHO 2004

MEIO AMBIENTE - BIODIVERSIDADE

8.. A abordagem dos problemas ambientais em nosso planeta não pode ignorar a questão da biodiversidade. Neste aspecto, ao Brasil, cuja natureza é rica e exuberante, é conferido um papel de destaque. Hoje, tratar da questão ambiental no âmbito mundial significa considerar

as variadas características geográficas brasileiras. Ao lado do Brasil, mais quatro países do globo também possuem uma grande biodiversidade. São eles:

a) Austrália, China, Indonésia e Colômbia.

b) Indonésia, Colômbia, Austrália e África do Sul.

c) China, México, Indonésia e Colômbia.

d) Austrália, África do Sul, Colômbia e Venezuela.

e) China, Nova Zelândia, Indonésia e Chile.



MEIO AMBIENTE - DESMATAMENTO MATA ATLÂNTICA

MACKENZIE JULHO 2004

9. Não foram só os ciclos econômicos (da extração do pau-brasil à cafeicultura) que se lançaram violentamente sobre a Floresta Tropical (Mata Atlântica) durante os cinco séculos de ocupação do território brasileiro. Após a metade do século XX, intensificaram-se, entre outras atividades econômicas, as relacionadas abaixo, que colaboraram para esse intenso desmatamento.

I. No estado do Paraná, a instalação da indústria de papel e celulose substituiu, por completo, essa vegetação natural por intensas áreas de reflorestamento, utilizando o eucalipto.

II. No estado de São Paulo, o complexo industrial de Cubatão vem contribuindo para a devastação, devido à urbanização local e à ocorrência das chuvas ácidas.

III. No Estado do Rio de Janeiro, a Cia. Siderúrgica Vale do Rio Doce, localizada em Volta Redonda, muito se utilizou da madeira de suas proximidades para abastecer seus altos-fornos.

IV. Ao longo de todo o litoral e de suas encostas, a devastação tem se acelerado em virtude da intensa especulação imobiliária.

Estão corretas:

a) apenas I e III. b) apenas II e III. c) apenas I e IV. d) apenas II e IV. e) I, II, III e IV.



MEIO AMBIENTE - DESMATAMENTO

10. MACKENZIE JULHO DE 2004

O RANKING DO DESMATAMENTO NO BRASIL

Estado Área desmatada Estado Área desmatada

1. Mato Grosso 8.995 5. Maranhão 425

2. Pará 7.213 6. Acre 416

3. Rondônia 3.473 7. Roraima 347

4. Amazonas 544 8. Tocantins 83

9. Amapá 21

Folha de São Paulo

No ano de 2003, o desmatamento na Amazônia brasileira superou a marca dos 21 mil Km2, conforme se observa na tabela acima, divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente.

A principal causa do avanço desse desmatamento, nos estados onde o índice é maior, é:

a) a intensificação da extração mineral, que desde o período colonial norteou a ocupação humana e econômica dessa região.

b) a expansão exclusivamente da pecuária bovina de corte, uma vez que as condições de relevo e de clima são ideais para essa prática econômica.

c) uma conjugação de fatores, como a boa fase dos agronegócios, a grilagem de terras públicas e a exploração predatória de madeira.

d) a necessidade do crescimento da área para o cultivo da cana-de-açúcar, respondendo ao aumento da produção de automóveis movidos a álcool na última década.

e) a implantação da política de descentralização econômica, que tem levado à região atividades do setor secundário e aliviado as tensões nos estados do Centro-Sul do país.



MEIO AMBIENTE - POLUIÇÃO

FGV JULHO 2004

11. Águas oceânicas com alto índice de poluição, em breve poderão ser mais prejudiciais para a vida marinha que a pesca predatória, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (Unep, na sigla em inglês). A entidade

afirma que o excesso de nutrientes levados ao mar pelas águas dos rios está formando "zonas mortas" nos oceanos, pois estimula a reprodução excessiva das algas. Adaptado de www1.folha.uol.com.br/folha/bbc . Dentre os contribuintes para a geração do excesso de nutrientes nos oceanos, é possível destacar:

a) As mudanças nas correntes marítimas, deslocando a poluição das áreas litorâneas para as águas oceânicas profundas.

b) A atividade agrícola, na forma de adubos, fertilizantes, resíduos de animais e vegetais carreados pelos rios.

c) O lançamento de dejetos pelos navios, em especial nas áreas litorâneas de crescente interesse turístico.

d) Os movimentos ecológicos, que têm obtido êxito em suas campanhas pela proteção de espécies marinhas ameaçadas.

e) Os constantes derrames de petróleo, cuja origem fóssil possibilita a entrada na cadeia alimentar do plâncton.



UNESP JULHO 2004

MEIO AMBIENTE - RESERVA RAPOSA – SERRA DO SOL

12.. A reserva Raposa-Serra do Sol, com 1,7 milhão de hectares é pouco habitada, situando-se no norte do Brasil. Sobre essa área, pode-se afirmar que é uma reserva

a) de garimpeiros, localizada no Estado de Rondônia, limitada pela Venezuela e Guiana.

b) indígena, localizada no Estado de Rondônia, limitada pela Venezuela e Guiana

c) de garimpeiros, localizada no Estado de Roraima,

d) indígena, localizada no Estado de Roraima, limitada pela Colômbia e Guiana.

e) indígena, localizada no Estado de Roraima, limitada pela Venezuela e Guiana.











13 FUVEST 2005 MEIO AMBIENTE E KYOTO Os chamados “novos negócios ambientais” geram oportunidades ao Brasil, tais como a venda de

a) créditos de carbono à Holanda, estimulada pelo Protocolo de Kyoto.

b) material reciclável aos EUA, devido à falta de investimento em reciclagem no Brasil.

c) energia renovável à Venezuela, para ajudá-la a sair da crise econômica.

d) água do aqüífero Guarani ao Paraguai, seguindo diretrizes do Mercosul.

e) soja transgênica ao Oriente Médio, apesar das restrições dos EUA.





14. ESPM/2005 SÃO PAULO POLUIÇÃO DO AR

Observe a matéria a seguir:

Poluição do ar da Grande SP no inverno é a pior em 5 anos

Helicóptero sobrevoa, em meio a poluição, o Alto de Pinheiros (zona oeste de São Paulo)

A qualidade do ar na Grande São Paulo no inverno de 2004 já é a pior dos últimos cinco anos. De 1º- de maio a 10 de setembro, o ar foi considerado ruim por 22 vezes em nove dias, diz a Cetesb.

Fonte: Folha de São Paulo, 12/09/04

Sobre as causas e impactos socioambientais decorrentes do tipo de problema verificado na reportagem, está correto afirmar que:

a) A destruição da camada de ozônio é a principal responsável pelos problemas aferidos na reportagem;

b) Uma maior impermeabilização do solo na Grande São Paulo poderia minimizar os efeitos nocivos das condições atmosféricas;

c) Os problemas verificados restringem-se exclusivamente às questões antrópicas, não havendo interferência das condições atmosféricas;

d) A dispersão dos poluentes, acentuada no inverno, agrava as condições atmosféricas;

e) Um dos maiores responsáveis pela queda da qualidade do ar é o aumento da incidência de O3 que, junto ao solo, é prejudicial à saúde.

No ano de 2004, o aumento da incidência de O3 foi um dos grandes fatores da piora da qualidade do ar da Grande São Paulo.

Formado na superfície, devido às reações entre elementos químicos, emitidos principalmente por veículos e indústrias (hidrocarbonetos voláteis e óxidos de nitrogênio), a concentração de ozônio é nociva à saúde humana,

causando sérios problemas respiratórios.





15. UNIFESP 2005 BRASIL MEIO AMBIENTE

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação indica vários instrumentos de gestão ambiental, dos quais destaca-se o

A) Monitoramento Ambiental, para combater a presença de biopiratas na Amazônia brasileira.

B) Plano de Manejo, criado por decreto para impedir o comércio ilegal de material genético.

C) Controle Ambiental do cerrado, desenvolvido em cooperação com países europeus a partir da Rio-92.

D) Zoneamento Ambiental, que visa conservar características sócio-ambientais das áreas protegidas.

E) Estudo de Impacto Ambiental, criado para viabilizar ações de degradação em parques naturais.

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é constituído pelo conjunto das unidades de conservação federais, estaduais e municipais. Um de seus objetivos é estabelecer o zoneamento ambiental, que visa, entre outros aspectos, à manutenção do ecossistema e da biodiversidade de uma área protegida, por meio da adoção de políticas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

.

Resolução







UNIFESP 2005 MEIO AMBIENTE NO BRASIL



16. Os Comitês de Bacia são instrumentos de gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo, criados na década de 1990, para

A) evitar a inflação e proteger os consumidores contra aumentos abusivos da água.

B) organizar a população contra a privatização dos serviços de água no Estado.

C) coibir o consumo exagerado de água e evitar seu racionamento.

D) substituir os órgãos estaduais na gestão da água no Estado.

E) reunir vários atores sociais que definem políticas para a água no Estado.

Os Comitês de Bacia, criados para funcionar como instrumentos de gestão dos recursos hídricos do estado de São Paulo, têm como principal finalidade reunir diversos segmentos da sociedade (atores sociais) para discutir e analisar a definição de políticas públicas para o uso da água no estado.







17

MACKENZIE 2 SEM 2005

MEIO AMBIENTE NO BRASIL E DEGRADAÇÃO

Localização Atividade Desenvolvida Degradação provocada

a) Sul da Bahia Cultivo do cacau Desmatamento caatinga

b) Espírito Santo Indústria de papel e celulose Desmatamento Mata Atlântica

c) Oeste de São Paulo Complexos Industriais Ocorrência de Chuvas ácidas

d) Norte do Rio de Janeiro Indústria Moveleira Desmatamento Mata Pinhais

e) Triângulo Mineiro Extração Mineral Contaminação águas pluviais



A respeito da degradação ambiental provocada no território brasileiro, assinale a correlação correta.



18

MACKENZIE JULHO DE 2005

SÃO PAULO URBANIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE

A ONU (Organização das Nações Unidas) recomenda uma taxa de área verde da ordem de 12 metros quadrados por habitante. A área urbanizada da cidade de São Paulo apresenta um índice de 5,52 metros quadrados de área verde por habitante, somadas as áreas públicas e particulares. Adaptado da Revista Discutindo a Geografia- 04/2005

A respeito dos problemas gerados pela escassez de áreas verdes em São Paulo, considere os aspectos abaixo.

I. Inundações, que se agravam com o aumento do índice pluviométrico.

II. Aceleração do processo de assoreamento dos rios.

III. Aumento do escoamento horizontal, comprometendo a reposição dos lençóis freáticos.

Assinale:

a) se I, II e III estiverem relacionados à escassez mencionada.

b) se apenas II e III estiverem relacionados à escassez mencionada.

c) se apenas I e II estiverem relacionados à escassez mencionada.

d) se apenas I e III estiverem relacionados à escassez mencionada.

e) se todas não estiverem relacionados à escassez mencionada.



PUC SP

POLUIÇÃO DO AR NO BRASIL

O texto a seguir se refere às questões 19 e 20.

“Pesquisa divulgada hoje pelo IBGE derruba o mito de que poluição do ar está relacionada principalmente à existência de indústrias e ao excesso de veículos nas ruas. Para a maioria do gestores brasileiros de meio ambiente, as queimadas e a poeira das vias não-pavimentadas são os principais fatores responsáveis pela poluição do ar no país. O estudo analisou as respostas dos 5.560 municípios brasileiros. A poluição do ar atinge 22% dos municípios. As localidades que enfrentam o problema concentram quase metade da população (85 milhões) e 54% dos municípios afetados estão localizados no Sudeste.”

(Adaptado de FOLHA Online, no Rio. “Queimadas e vias não-pavimentadas poluem mais que carros e fábricas”. 13/05/2005 - 10h10)



19

PUC SP JULHO 2005

POLUIÇÃO DO AR NO BRASIL

Essa notícia permite que se discuta uma questão importante ligada à dinâmica dos fenômenos climáticos. A esse respeito pode-se afirmar que

a) numa cidade, a emissão local de poluentes é menos importante para uma eventual condição de poluição que os fenômenos ligados à circulação geral do ar.

b) quando um local é muito poluído, um fator de grande relevância é seu relevo. Em áreas de planície, por exemplo, os poluentes dispersam-se mais.

c) embora em termos gerais existam fatores mais importantes para a poluição que a emissão das indústrias e dos veículos, isso não é verdade para a cidade

de São Paulo.

d) apesar de a circulação geral do ar interferir nas condições locais de poluição, isso não é tão importante, senão existiria poluição em áreas que não emitem poluentes.

e) no sul do Brasil (clima temperado) a situação da poluição não é grave, em razão da reduzida transferência dos poluentes das lavouras modernas para os centros urbanos.



20

PUC SP JULHO 2005

POLUIÇÃO DO AR NO BRASIL

A mesma notícia refere-se a uma dimensão do Estado brasileiro que é a sua menor unidade administrativa: o município. Tendo em conta os elementos da notícia, é correto interpretar que

a) o fato de o Brasil possuir 5.560 municípios demonstra que somos um país urbano, que superou sua condição rural, ainda dominante nos anos de 1960.

b) no Brasil as localidades somente adquirem o status de município quando o segmento urbanizado for mais extenso que as zonas rurais.

c) é lógico que no sudeste encontre-se o maior número de municípios afetados pela poluição, visto que nessa região encontram-se os maiores municípios do país.

d) os municípios do sudeste mais afetados pela poluição são aqueles que conhecem índices elevados de urbanização, o que pode significar redução das zonas rurais.

e) municípios com zonas rurais e florestadas extensas, por serem mais frágeis economicamente, são mais suscetíveis a poluição, em razão do risco das queimadas.



21. FGV VESTIBULARES 2 SEMESTRE 2005

PROTOCOLO DE KYOTO

O Protocolo de Kyoto entrou em vigor recentemente, ainda que sem a assinatura dos Estados Unidos. A questão central desse Protocolo refere-se ao efeito estufa ou aquecimento

climático global, fenômeno decorrente especialmente de:

a) Emissão de gases, como o CFC, que destroem a camada de ozônio.

b) Aumento da quantidade de dióxido de carbono e outros gases na atmosfera.

c) Aquecimento dos oceanos tropicais durante o fenômeno El Niño.

d) Derretimento contínuo das calotas de gelo polares.

e) Diminuição sensível das chuvas em áreas desmatadas da Terra.







22

MACKENZIE 2 SEM 2005

PROTOCOLO DE KYOTO

O mundo começa a mudar hoje, ainda que muito discretamente. Após mais de seis anos de negociações,

às vezes frustrantes, entra em vigor o Protocolo de Kyoto. Folha de São Paulo- 16/02/2005

A respeito do Protocolo de Kyoto, considere as afirmações abaixo.

I. O objetivo do acordo é reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

II. Trata-se de um instrumento internacional que visa, por meios de cotas de emissão de elementos

poluentes, conter o aquecimento global.

III. A entrada em vigor do Protocolo de Kyoto representa um enorme avanço do esforço global para reduzir

a emissão de poluentes, já que ele conta com a participação dos maiores poluidores do planeta.

Entre as afirmações,

a) apenas I está correta.

b) apenas I e II estão corretas.

c) todas estão corretas.

d) apenas II e III estão corretas.

e) apenas I e III estão corretas.



23

MACKENZIE 2 SEM 2005

MEIO AMBIENTE POLUIÇÃO

Nas atividades primárias da economia, a utilização desenfreada de produtos químicos, como fertilizantes, adubos e defensivos agrícolas, tem degradado os ambientes de cultivo de várias áreas do planeta. A respeito dessa degradação, considere as afirmativas abaixo.

I. É observada, no descaso de certos profissionais da área, que visam ao imediatismo do mercado.

II. Está presente na formação do chorume, responsável pela contaminação do solo e dos lençóis freáticos.

III. Provoca contaminação de animais, como os peixes, em virtude do escoamento superficial e sub-superficial de águas formadoras de rios e lagos.

IV. Causa a formação de solos estéreis, pela infiltração desses produtos, que contaminam a biota do solo, eliminando os micro-seres desses meios.

Estão corretas

a) apenas I e II. b) apenas I, II e III.

c) apenas I, III e IV. d) apenas II, III e IV.

e) I, II, III e IV.







24

PUC SP JULHO 2005

POLUIÇÃO MARINHA

“Os oceanos recebem todo o impacto dos desperdícios humanos, seja por descarga deliberada, ou por arraste natural. Ao menos 83% de toda a poluição marinha deriva de atividades realizadas em terra firme”. (Norman MYERS. Gaia: el atlas de la gestion del planeta. Londres: Gaia Books Limited, 1993. p. 78) Sobre esse fenômeno, pode-se afirmar que

a) os gravíssimos derramamentos de petróleo nos oceanos recebem muita atenção da mídia e das pessoas, pois são eles a principal causa da poluição oceânica.

b) uma usina nuclear é uma fonte geradora de energia adequada para as regiões litorâneas, porque sua produção não apresenta risco de contaminação oceânica.

c) boa parte da complexa mescla que compõe os resíduos industriais acaba nos oceanos, porque a consciência sobre isso ainda é precária.

d) uma fonte de poluição oceânica foi atenuada com altos investimentos em insumos agrícolas biodegradáveis, que antes eram contaminantes persistentes.

e) o oceano resiste bem à poluição terrestre, em razão de sua capacidade regeneradora. Sua dimensão é enorme se comparada à escala da ação humana.







25. ENEM 2005 ECOLOGIA .

Os plásticos, por sua versatilidade e menor custo relativo, têm seu uso cada vez mais crescente. Da produção anual brasileira de cerca de 2,5 milhões de toneladas, 40% destinam-se à indústria de embalagens. Entretanto, este crescente aumento de produção e consumo resulta em lixo que só se reintegra ao ciclo natural ao longo de décadas ou mesmo de séculos.

Para minimizar esse problema uma ação possível e adequada é

(A) proibir a produção de plásticos e substituí-los por materiais renováveis como os metais.

(B) incinerar o lixo de modo que o gás carbônico e outros produtos resultantes da combustão voltem aos ciclos naturais.

(C) queimar o lixo para que os aditivos contidos na composição dos plásticos, tóxicos e não degradáveis sejam diluídos no ar.

(D) estimular a produção de plásticos recicláveis para reduzir a demanda de matéria prima não renovável e o acúmulo de lixo.

(E) reciclar o material para aumentar a qualidade do produto e facilitar a sua comercialização em larga escala.







26 ENEM 2005 ENERGIA E EFEITO ESTUFA



Nos últimos meses o preço do petróleo tem alcançado recordes históricos. Por isso a procura de fontes energéticas alternativas se faz necessária. Para os especialistas, uma das mais interessantes é o gás natural, pois ele apresentaria uma série de vantagens em relação a outras opções energéticas. A tabela compara a distribuição das reservas de petróleo e de gás natural no mundo, e a figura, a emissão de monóxido de carbono entre vários tipos de fontes energéticas.

Distribuição petróleo no mundo Distribuição de gás natural mundo

América do Norte 3,5 5,0

América Latina 13,0 6,0

Europa 2,0 3,6

Ex-URSS 6,3 38,7

Oriente Médio 64,0 33,0

África 7,2 7,7

Ásia / Oceania 4,0 6,0



Emissão de dióxido de carbono (CO2)

Carvão de baixo teor de enxofre 141

Carvão com alto teor de enxofre 120

Óleo residual 80

Óleos destilados 75

Gás natural 58

(Fonte: Gas World International – Petroleum Economist.)

A partir da análise da tabela e da figura, são feitas as seguintes afirmativas:

I – Enquanto as reservas mundiais de petróleo estão concentradas geograficamente, as reservas mundiais de gás natural são mais distribuídas ao redor do mundo garantindo um mercado competitivo, menos dependente de crises internacionais e políticas.

II – A emissão de dióxido de carbono (CO2) para o gás natural é a mais baixa entre os diversos combustíveis analisados, o que é importante, uma vez que esse gás é um dos principais responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.

Com relação a essas afirmativas pode-se dizer que

(A) a primeira está incorreta, pois novas reservas de petróleo serão descobertas futuramente.

(B) a segunda está incorreta, pois o dióxido de carbono (CO2) apresenta pouca importância no agravamento do efeito estufa.

(C) ambas são análises corretas, mostrando que o gás natural é uma importante alternativa energética.

(D) ambas não procedem para o Brasil, que já é praticamente auto-suficiente em petróleo e não contribui para o agravamento do efeito estufa.

(E) nenhuma delas mostra vantagem do uso de gás natural sobre o petróleo.





27ENEM 2005 POLUIÇÃO

Moradores de três cidades, aqui chamadas de X, Y e Z, foram indagados quanto aos tipos de poluição que mais afligiam as suas áreas urbanas. Nos gráficos abaixo estão representadas as porcentagens de reclamações sobre cada tipo de poluição ambiental.

X Y Z

LIXO 24 40 22

POLUIÇÃO AR 0 13 23

ESGOTO A CÉU ABERTO 12 2 36

DEJETOS TÓXICOS 34 23 12

POLUIÇÃO SONORA 30 22 7

Considerando a queixa principal dos cidadãos de cada cidade, a primeira medida de combate à poluição em cada uma delas seria, respectivamente:

X Y Z

X Y Z

A MANEJAMENTO DE LIXO ESGOT SANITÁRIO CONTROLE EMISS GASES

B CONTROLE DESP INDUSTR MANEJAM LIXO CONTROLE EMISS GASES

C MANEJAMENTO LIXO ESGOTAM SANIT CONTROLE DESPEJ IND

D CONTROLE EMISS GASES CONTROLE D INDS ESGOTAMENTO SANITÁRI

E CONTROLE DESP INDUST MANEJAM LIXO ESGOTAMENTO SANITAR





28 ENEM 2005 – TRANSPOSIÇÃO SÃO FRANCISCO

Segundo a análise do Prof. Paulo Canedo de Magalhães, do Laboratório de Hidrologia da COPPE, UFRJ, o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco envolve uma vazão de água modesta e não representa nenhum perigo para o Velho Chico, mas pode beneficiar milhões de pessoas. No entanto, o sucesso do empreendimento dependerá do aprimoramento da capacidade de gestão das águas nas regiões doadora e receptora, bem como no exercício cotidiano de operar e manter o sistema transportador. Embora não seja contestado que o reforço hídrico poderá beneficiar o interior do Nordeste, um grupo de cientistas e técnicos, a convite da SBPC, numa análise isenta, aponta algumas incertezas no projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. Afirma também que a água por si só não gera desenvolvimento e será preciso implantar

sistemas de escoamento de produção, capacitar e educar pessoas, entre outras ações.

(Adaptado. Ciência Hoje, volume 37, número 217, julho de 2005)

Os diferentes pontos de vista sobre o megaprojeto de transposição das águas do Rio São Francisco quando confrontados indicam que

(A) as perspectivas de sucesso dependem integralmente do desenvolvimento tecnológico prévio da região do semiárido nordestino.

(B) o desenvolvimento sustentado da região receptora com a implantação do megaprojeto independe de ações sociais já existentes.

(C) o projeto deve limitar-se às infra-estruturas de transporte de água e evitar induzir ou incentivar a gestão participativa dos recursos hídricos.

(D) o projeto deve ir além do aumento de recursos hídricos e remeter a um conjunto de ações para o desenvolvimento das regiões afetadas.

(E) as perspectivas claras de insucesso do megaprojeto inviabilizam a sua aplicação, apesar da necessidade hídrica do semi-árido.





29 ENEM 2005 DESMATAMENTO MATA ATLÂNTICA

Em um estudo feito pelo Instituto Florestal, foi possível acompanhar a evolução de ecossistemas paulistas desde 1962. Desse estudo publicou-se o Inventário Florestal de São Paulo, que mostrou resultados de décadas de transformações da Mata Atlântica.

Examinando o gráfico da área de vegetação natural remanescente

(em mil km2) pode-se inferir que

Área de vegetação natural em mil km 2

1962-63 72,6 1990-92 33,3

1971-73 43,9 2000-01 34,6

(A) a Mata Atlântica teve sua área devastada em 50% entre 1963 e 1973.

(B) a vegetação natural da Mata Atlântica aumentou antes da década de 60, mas reduziu nas décadas posteriores.

(C) a devastação da Mata Atlântica remanescente vem sendo contida desde a década de 60.

(D) em 2000-2001, a área de Mata Atlântica preservada em relação ao período de 1990-1992 foi de 34,6%.

(E) a área preservada da Mata Atlântica nos anos 2000 e 2001 é maior do que a registrada no período de 1990-1992.



30 UFSCAR 2006 BRASIL ECOLOGIA - LIXO

O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Sobre esta questão, assinale a opção correta.

a) A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino do lixo.

b) A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classes média e alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.

c) O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão. Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.

d) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.

e) O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.



31. ENEM 2005 ECOLOGIA .

Os plásticos, por sua versatilidade e menor custo relativo, têm seu uso cada vez mais crescente. Da produção anual brasileira de cerca de 2,5 milhões de toneladas, 40% destinam-se à indústria de embalagens. Entretanto, este crescente aumento de produção e consumo resulta em lixo que só se reintegra ao ciclo natural ao longo de décadas ou mesmo de séculos.

Para minimizar esse problema uma ação possível e adequada é

(A) proibir a produção de plásticos e substituí-los por materiais renováveis como os metais.

(B) incinerar o lixo de modo que o gás carbônico e outros produtos resultantes da combustão voltem aos ciclos naturais.

(C) queimar o lixo para que os aditivos contidos na composição dos plásticos, tóxicos e não degradáveis sejam diluídos no ar.

(D) estimular a produção de plásticos recicláveis para reduzir a demanda de matéria prima não renovável e o acúmulo de lixo.

(E) reciclar o material para aumentar a qualidade do produto e facilitar a sua comercialização em larga escala.



32 PUC 2007 1 DIA ÁGUA

A água encontra-se neste início de século em condições que exigem sérios cuidados. Além do volume existente desse recurso, é importante considerar sua distribuição geográfica e suas formas de uso para preservá-lo. Tendo como referência o planeta, pode-se afirmar que

a) o consumo mundial de água doce é maior na agricultura (mais de 70%), mas esse índice tende a cair, pois a agricultura está se concentrando cada vez mais em áreas já úmidas.

b) o maior estoque de água doce é subterrânea, superando o volume de águas em estado sólido (calotas polares, geleiras e neves permanentes), em razão do derretimento provocado pelo efeito estufa.

c) apenas 1/4 das águas do planeta não é de água salgada, e esse volume é insuficiente para as necessidades humanas, o que obriga ações de dessalinização das águas oceânicas.

d) existe notória desigualdade na distribuição das águas continentais e, nesse aspecto, a América do Sul é um dos continentes mais abastecidos com esse recurso natural, em especial nas áreas tropicais.

e) embora na área intertropical do planeta haja uma dominância de climas chuvosos, os estoques de água doce não são expressivos nessa área, pois essa também é uma área de grande evaporação.





33 MACKENZIE 2006 BRASIL ECOLOGIA

O Brasil é o país mais rico em biodiversidade no mundo: abriga entre 10% e 20% de todas as espécies conhecidas. Porém, aqui ficam dois dos 25 hotspots do planeta mais ameaçados de extinção total, em virtude da pressão das indústrias e das grandes cidades, no primeiro caso, e da expansão do agrobussiness, no segundo.

Esses hotspotssão, respectivamente,

a) Mata Atlântica e Caatinga.

b) Caatinga e Floresta Amazônica.

c) Complexo do Pantanal e Mata dos Pinhais.

d) Mata Atlântica e Cerrado.

e) Cerrado e Floresta Amazônica.



34. FUVEST 2006 ECOLOGIA BRASIL

Um Projeto de Lei (PL), enviado ao congresso brasileiro em 2002, preocupou um dos maiores geógrafos brasileiros, Aziz Ab´Saber. A princípio, o referido PL permitiria, de maneira sustentável, a exploração das Flonas (Florestas Nacionais). Pode-se afirmar que a preocupação do geógrafo justifica-se, pois,

I) a preservação de ecossistemas pressupõe a conservação integral de vastas superfícies.

II) pode haver uma super-exploração das Flonas em áreas mais próximas às estradas, inviabilizando a idéia de exploração sustentável.

III) as Flonas, sob exploração seletiva, poderão levar o mesmo tempo de regeneração que as áreas de exploração integral.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.





35 FATEC 2006 ECOLOGIA - POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Considere o que se afirma sobre problemas no meio

ambiente.

I. Um dos maiores poluentes dos oceanos é o petróleo. Com o intenso tráfego de navios petroleiros, esse tipo de poluição alcança níveis elevadíssimos.

II. Calcula-se que a poluição do ar tenha provocado uma diminuição do teor de gás carbônico na atmosfera, participando da diminuição do aquecimento global.

III. Boa parte dos detritos pode ser recuperada ou reciclada. O Brasil desponta como um país onde a reciclagem é elevada.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I. b) II. c) I e II. d) III. e) II e III.









36 PUC SP 2006 ECOLOGIA CRÉDITOS CARBONO

“Depois de cinco anos sem realizar pregões, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro [...] vai voltar a respirar o ar dos negócios. No próximo dia 15, a instituição dará início ao seu mercado de créditos de carbono, tornando-se a primeira do planeta a comercializar este tipo de título [...] A instituição vai listar projetos que já foram validados por órgãos de certificação [...] que são uma promessa de boa geração de créditos por meio de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDLs) [...]” (Daniele Carvalho. “Rio inicia pregão de carbono”. In: Jornal do Brasil. 24 ago. 2005, p. A20)

Esses créditos vão contribuir para o “resgate de carbono” da atmosfera. Assinale a alternativa que se refere ao tratado internacional que deu origem aos MDLs e aponta os fundamentos que os justificam.

a) Protocolo de Montreal, no qual os países membros se comprometeram com a redução gradual do uso do gás clorofluorcarbono.

b) Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, em que foi emitido relatório afirmando que a ação do homem poderia estar causando o efeito estufa.

c) ECO 92, no Rio de Janeiro, na qual os países se comprometeram a reduzir voluntariamente a emissão de gases causadores do efeito estufa.

d) Protocolo de Kyoto, no qual foram criadas alternativas e estabelecidas metas globais para que os países pudessem alcançar as metas de redução da emissão de gases causadores do efeito estufa.

e) Convenção da Basiléia, na qual foram discutidos a comercialização e o depósito de substâncias tóxicas que podem poluir a atmosfera.



37 MACKENZIE 2006 PROBLEMAS AMBIENTAIS NO MUNDO

Devidamente localizados, os problemas ambientais têm sido caracterizados como uma das grandes preocupações da atualidade. As alternativas abaixo exemplificam corretamente a associação da localidade com a respectiva preocupação, à EXCEÇÃO de:

a) Europa Ocidental – chuvas ácidas, com a contaminação dos solos e poluição das águas.

b) Mar Cáspio e Aral – intenso processo de salinização, associado ao programa de culturas irrigadas da região.

c) China Oriental – deterioração da qualidade do ar e aumento da produção de lixo nos grandes centros urbanos, por causa da expansão da economia.

d) Sahel Africano – urbanização desordenada , contribuindo para a constante ocorrência de inversões térmicas nas porções periféricas do Deserto do Saara.

e) Sudoeste dos E.U.A. – desertificação associada à expansão das culturas irrigadas da região do Dry-Farming.



38 UFSCAR 2006 ECOLOGIA

Duas catástrofes recentes, o tsunami e o Katrina, ocasionaram grandes perdas humanas e econômicas em diferentes regiões do planeta. Sobre elas, responda.

a) A qual fenômeno natural cada uma dessas catástrofes se refere?

b) Aponte, para cada uma das catástrofes, o país mais

afetado e diferencie a posição de cada um deles no cenário geoeconômico mundial.



39 UNESP 2006 POLUIÇÃO URBANA

Observe as tabelas que apresentam, em ordem decrescente, as cidades mais poluídas e mais limpas do globo, considerando a quantidade de emissão de poluentes e a qualidade do ar.



Tabela 1 Cidades mais poluídas 2005

Cidade do México, México , Pequim, China , Cairo, Egito; Jacarta, Indonésia , Los Angeles, EUA ; São Paulo, Brasil; Moscou, Rússia



Tabela 2 Cidades mais limpas 2005

Calgary, Canadá ; Honolulu, EUA ; Katsuyama, Japão; Helsinque, Finlândia

Otawa, Canadá ; Minneapolis, EUA ; Montreal, Canadá ; Atlanta, EUA

Boston, EUA ; Vancouver, Canadá



Tabela 1: Tabela 2: (OMS; M. H. Resource Consulting, 2004.)





a) Considerando a posição latitudinal, em qual hemisfério localiza-se a maioria das cidades relacionadas nas duas tabelas? Quais são as exceções a esta localização e em que tabela, 1 ou 2, aparecem?

b) Que tipo de relação é possível estabelecer entre as cidades mais limpas, as mais poluídas e o nível de desenvolvimento econômico de seus respectivos países?





40 EFEITO ESTUFA UNICAMP 2006

O aquecimento global é assunto polêmico e tem sido associado à intensificação do efeito estufa. Diversos pesquisadores relacionam a intensificação desse efeito a várias atividades humanas, entre elas a queima de combustíveis fósseis pelos meios de transporte nos grandes centros urbanos.

a) Por que a intensificação do efeito estufa é considerada prejudicial para a Terra?

b) Indique uma outra atividade humana que também pode contribuir para a intensificação do efeito estufa. Justifique.





41 MACKENZIE 2006 MANACIAIS DE ÁGUA

Em proposta referendada pelos mais de 180 países que participaram da ECO-92, incluía-se a premissa de que: As cidades deveriam respeitar suas áreas de mananciais.

Isso quer dizer que o poder público tem de garantir

a) a preservação das áreas florestais junto às nascentes de rios, para o abastecimento de água potável para a população urbana.

b) a instalação de cinturões verdes para o abastecimento de alimentos para a população urbana.

c) a construção de corredores para o transporte público, com fontes de energias alternativas, a fim de amenizar o trânsito e minimizar a liberação de dióxido de carbono na atmosfera.

d) o respeito ao zoneamento urbano, implantando todas as atividades econômicas no espaço do sítio urbano.

e) o controle da emissão de gases poluentes pelas indústrias e pelos veículos automotores, evitando, com a instalação legalmente obrigatória de catalizadores, que sejam lançados resíduos tóxicos na atmosfera.





42 ENEM USO ÁGUA

O artigo 1 da Lei Federal n. º 9.433/1997 (Lei das Águas) estabelece, entre outros, os seguintes fundamentos:

I. a água é um bem de domínio público;

II. a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico;

III.em situações de escassez, os usos prioritários dos recursos hídricos são o consumo humano e a dessedentação de animai;

IV. a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas.

Considere que um rio nasça em uma fazenda cuja única atividade produtiva seja a lavoura irrigada de milho e que a companhia de águas do município em que se encontra a fazenda colete água desse rio para abastecer a cidade. Considere, ainda, que, durante uma estiagem, o volume de água do rio tenha chegado ao nível crítico,

tornando-se insuficiente para garantir o consumo humano e atividade agrícola mencionada.

Nessa situação, qual das medidas abaixo estaria de acordo com o artigo 1º da Lei das Águas?

a) Manter a irrigação da lavoura, pois a água do rio pertence ao dono da fazenda.

b) Interromper a irrigação da lavoura, para se garantir o abastecimento de água para consumo humano.

c) Manter o fornecimento de água apenas para aqueles que pagam mais, já que a água é bem dotado de valor econômico.

d) Manter o fornecimento de água tanto para a lavoura quanto para o consumo humano, até o esgotamento do rio.

e) Interromper o fornecimento de água para a lavoura e para o consumo humano, a fim de que a água seja transferida para outros rios.





43 UNESP 2007 MEIO AMBIENTE

Partindo do pressuposto de que não se pode negligenciar a dimensão espacial da sociedade, muitos geógrafos, ao trabalhar com a questão da qualidade de vida, procuram dar o mesmo nível de importância às relações sociais e aos atributos espaciais. Isto os leva à idéia de que não existe qualidade de vida se não houver qualidade ambiental. Com base no exposto, defina Qualidade de Vida e Qualidade Ambiental e aponte as inter-relações entre elas.







44 AQUECIMENTO GLOBAL

Não se passa uma semana sem que surjam evidências dos efeitos desastrosos do aquecimento global no Planeta. Caso não diminuam as emissões de gases tóxicos que aumentam o Efeito Estufa, dizem as previsões, as catástrofes se tornarão cada vez mais freqüentes e devastadoras (Veja, 28.02.2007.)

Assinale a alternativa que indica como o aquecimento global poderá afetar o território brasileiro.

a) A região Amazônica será pouco afetada, pois constitui uma área privilegiada devido à exuberância da vegetação e da elevada biodiversidade.

b) O aumento das temperaturas, em 2 ºC, não prejudicará a produção de soja e café na região Centro-Oeste.

c) As precipitações intensas e o aumento das temperaturas poderão ser responsáveis pela erradicação da produção do algodão nos estados de São Paulo e de Minas Gerais.

d) Com o aquecimento global, a região Sul apresentará verões mais quentes e os invernos serão mais frios.

e) A região Nordeste terá menos chuvas, diminuindo o volume de água dos rios e açudes, acentuando as crises de abastecimento urbano.





45 ENEM 2007 meio ambiente

Um poeta habitante da cidade de Poços de Caldas – MG assim externou o que estava acontecendo em sua cidade: Hoje, o planalto de Poços de Caldas não serve mais. Minério acabou. Só mancha, “nunclemais”. Mas estão “tapando os buracos”, trazendo para cá “Torta II”1, aquele lixo do vizinho que você não gostaria de ver jogado no quintal da sua casa. Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil.

Hugo Pontes. In M.E.M. Helene. A radioatividade e o lixo nuclear. São Paulo: Scipione 2002, p.4.

1Torta II – lixo radioativo de aspecto pastoso.

A indignação que o poeta expressa no verso “Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil” está relacionado com

a) a extinção do minério decorrente das medidas adotadas pela metrópole portuguesa para explorar as riquezas minerais, especialmente em Minas Gerais.

b) a decisão tomada pelo governo brasileiro de receber o lixo tóxico oriundo de países do Cone Sul, o que caracteriza o chamado comércio internacional do lixo.

c) a atitude de moradores que residem em casas próximas umas das outras, quando um deles joga lixo no quintal do vizinho.

d) as chamadas operações tapa-buracos, desencadeadas com o objetivo de resolver problemas de manutenção das estradas que ligam as cidades mineiras.

e) os problemas ambientais que podem ser causados quando se escolhe um local para enfrentar ou depositar lixo tóxico.



46.PUC SP julho 2007 MEIO AMBIENTE

Para responder às questões propostas, leia atentamente

o texto a seguir.

Mudança no clima afeta mais os pobres, diz secretário da ONU

Após alerta climático da ONU, reunião com ministros do Meio Ambiente de cem países pretende estudar modificações no comércio global para salvar o planeta

Agência Reuters

NAIRÓBI, Quênia – Os pobres do mundo, embora sejam os menos responsáveis pelo aquecimento global, serão os mais afetados pelo fenômeno, disse na segunda-feira

o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, a ministros de Meio Ambiente de vários países. Eles estão reunidos em Nairóbi, capital do

Quênia, para estudar modificações no comércio global de modo a salvar o planeta.

"A degradação do ambiente global continua incontida, e os efeitos da mudança climática estão sendo sentidos em todo o globo", disse Ban em nota que ecoa o relatório divulgado na semana passada pela ONU que apontava as atividades humanas como principais causas do aquecimento.

Em um discurso atribuído a Ban no início da reunião ministerial de Nairóbi, capital do Quênia, o secretáriogeral afirmou que todos os países vão sentir os efeitos adversos das mudanças climáticas.

"Mas são os pobres, na África e em pequenos Estados insulares, que vão sofrer mais, mesmo que sejam os menos responsáveis pelo aquecimento global", afirmou. Especialistas dizem que a África é o continente que menos emite gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono, mas que devido à pobreza e à geografia é a região que tem mais a perder. Símbolos disso são a desertificação em torno do Saara e a redução da capa de gelo do monte Kilimanjaro. Agências ambientais da ONU pressionam Ban a se empenhar na busca por um tratado que suceda ao Protocolo de Kyoto, que prevê a redução nas emissões globais de poluentes, mas expira em 2012.

Os governos estão sob pressão para agirem à luz das conclusões do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU, que apontou grande probabilidade de que no futuro haja mais tempestades, secas, ondas de calor provocadas pela queima de combustíveis fósseis e outras atividades. Alternativas

Achim Steiner, chefe do Programa Ambiental da ONU, que organiza o encontro de uma semana dos quase cem ministros, disse que a globalização está esgotando os recursos mundiais, sem oferecer os benefícios esperados.

Mas há muitos exemplos de gerenciamento sustentável, lembrou ele, citando a certificação de recursos como madeira e pesca para evitar a exploração ilegal e

mecanismos "criativos", como o mercado de carbono, ou seja, de créditos para a emissão de poluentes, que se amplia rapidamente.

"Precisamos valorizar o poder do consumidor, atender aos apelos por regulamentação internacional para o setor privado e impor padrões e normas realistas para os mercados globalizados", disse Steiner em nota antes da reunião.

Relatório climático

O encontro ocorre sob o impacto do relatório da ONU, de acordo com o qual há mais de 90% de probabilidade de que o aquecimento global tenha como principal

causa o fator humano. Funcionários da ONU esperam que o estudo incentive governos -- especialmente o dos EUA, maior poluidor mundial -- e empresas a se empenharem mais na redução dos gases do efeito estufa, emitidos principalmente por usinas termelétricas, fábricas e carros. O encontro desta semana do Conselho do Programa

Ambiental da ONU no Quênia discutirá também a crescente ameaça da poluição por mercúrio, a demanda por biocombustíveis e reformas na ONU.

Pela primeira vez, o evento receberá dirigentes de outras agências, como Pascal Lamy, da Organização Mundial do Comércio (OMC).

"Acredito que a presença (de Lamy) mostra que não há mais um tráfego de mão única a respeito do comércio e meio ambiente", disse Steiner.

Fonte: www.estadao.com.br/2007/fev/05/85.htm





46

Os enunciados que produzimos, isto é, aquilo que falamos e escrevemos, são organizados de acordo com o objetivo que temos, com o tema proposto, com certas

regras de composição estrutural, de estilo lingüístico e

também de acordo com a própria situação de comunicação,

que envolve elementos como o interlocutor, o

suporte textual, dentre outros.

Observar a regularidade desses aspectos permite-nos classificar os enunciados em gêneros textuais. Tendo em vista o texto anteriormente transcrito, é possível

afirmar que ele está adequado aos aspectos característicos do seguinte gênero textual:

a) editorial b) crônica c) notícia d) charge e) artigo de opinião



47

Sabe-se que um texto é um todo organizado de sentidos, de modo que cada parte contribui para a construção da sua significação global. Considerando o trecho

"Mas são os pobres, na África e em pequenos Estados insulares, que vão sofrer mais, mesmo que sejam os menos responsáveis pelo aquecimento global", presente

no terceiro parágrafo, o sentido por ele criado é o de que

a) os pobres vão sofrer mais as conseqüências do aquecimento global em virtude de serem os menos responsáveis por ele.

b) os pobres vão sofrer mais as conseqüências do aquecimento global à medida que são os menos responsáveis por ele.

c) os pobres vão sofrer mais as conseqüências do aquecimento global a fim de serem os menos responsáveis por ele.

d) os pobres vão sofrer mais as conseqüências do aquecimento global desde que sejam os menos responsáveis por ele.

e) os pobres vão sofrer mais as conseqüências do aquecimento global embora sejam os menos responsáveis por ele.



48 UFABC julho 2007 meio ambiente

Observe as afirmações sobre a relação dos Estados Unidos com o aquecimento global.

UFFABC -- ((1ª FFasse)) -- Agoss tto/2007

I. Os Estados Unidos são um dos maiores emissores de gases que intensificam o efeito estufa, com cerca

de 36% das emissões totais.

II. Nos Estados Unidos, grande parte das emissões de gases que intensificam o efeito estufa vem do setor

agrícola, que utiliza máquinas, fertilizantes e defensivos agrícolas de modo intensivo.

III.Apesar de ser um dos maiores emissores de gases que intensificam o efeito estufa, o governo dos

Estados Unidos se nega a assinar o Protocolo de Kyoto, que estabelece metas para a redução das emissões.

IV. Um dos motivos da recusa pelo governo dos Estados Unidos da assinatura do Protocolo de Kyoto é a solidariedade a outros países desenvolvidos, como o Japão e a Holanda, que seriam prejudicados economicamente pelas metas de redução das emissões.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.



49 ENEM 2007 MEIO AMBIENTE E LIXO

Quanto mais desenvolvida é uma nação, mais lixo cada um de seus habitantes produz. Além de o progresso elevar o volume de lixo, ele também modifica a qualidade do material despejado. Quando a sociedade progride, ela troca a televisão, o computador, compra mais brinquedos e aparelhos eletrônicos. Calcula-se que 700 milhões de aparelhos celulares já foram jogados fora em todo o mundo. O novo lixo contém mais mercúrio, chumbo, alumínio e bário. Abandonado nos lixões esse material se deteriora e vaza. As substâncias liberadas infiltram-se no solo e podem chegar aos lençóis freáticos ou a rios próximos, espalhando-se pela água. Anuário Gestão Ambiental 2007, p. 47-8 (com adaptações)

A respeito da produção de lixo e de sua relação com o ambiente, é correto afirmar que

a) as substâncias químicas encontradas no lixo levam, freqüentemente, ao aumento de diversidade de espécies e, portanto, ao aumento da produtividade agrícola do solo.

b) o tipo e a quantidade de lixo produzido pela sociedade independem de políticas de educação que proponham mudanças no padrão de consumo.

c) a produção de lixo é inversamente proporcional ao nível de desenvolvimento econômico das sociedades.

d) O desenvolvimento sustentável requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espécies existentes em curso d’água, solo e vegetação.

e) o desenvolvimento tecnológico tem elevado a criação de produtos descartáveis, o que evita a geração de lixo e resíduos químicos.



50 ENEM 2007 AQUECIMENTO GLOBAL

Devido ao aquecimento global e à conseqüente diminuição da cobertura de gelo no Ártico, aumenta a distância que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Apesar de exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço.

A situação descrita acima

a) enfoca o problema da interrupção da cadeia alimentar , o qual decorre das variações climáticas.

b) alerta para prejuízos que o aquecimento global pode acarretar à biodiversidade no Ártico.

c) ressalta que o aumento da temperatura decorrente de mudanças climáticas permite o surgimento de novas espécies.

d) mostra a importância das características das zonas frias para a manutenção de outros biomas na Terra.

e) evidencia a autonomia dos seres vivos em relação ao habitat, visto que eles se adaptam rapidamente às mudanças nas condições climáticas.



51 ENEM 2007 – AQUECIMENTO GLOBAL

Nos últimos 50 anos, as temperaturas de inverno na península antártica subiram quase 6°C. Ao contrário do esperado, o aquecimento tem aumentado a precipitação de neve. Isso ocorre porque o gelo marinho, que forma um manto impermeável sobre o oceano, está derretendo devido à elevação de temperatura, o que permite que mais umidade escape para a atmosfera. Essa umidade cai na forma de neve.

Logo depois de chegar a essa região, certa espécie de pingüins precisa de solos nus para construir seus ninhos de pedregulhos. Se a neve não derrete a tempo, eles põem seus ovos sobre ela. Quando a neve finalmente derrete, os ovos se encharcam de água e goram. Scientific American Brasil, ano 2. nº 21, 2004, p.86 (com adaptações).

A partir do texto acima, analise as seguintes afirmativas.

I. O aumento da temperatura global interfere no ciclo da água na península antártica.

II. O aquecimento global pode interferir no ciclo de vida de espécies típicas de região de clima polar.

III.A existência de água em estado sólido constitui fator crucial para a manutenção da vida em alguns biomas.

É correto o que se afirma

a) apenas em I. b) apenas em II. c) apenas em I e II. d) apenas em II e III. e) em I, II e III.



52 ENEM 2007 agricultura e aquecimento global

Lucro na adversidade

Os fazendeiros da região sudoeste de Bangladesh, um dos países mais pobres da Ásia, estão tentando adaptar-se às mudanças acarretadas pelo aquecimento global. Antes acostumados a produzir arroz e vegetais, responsáveis por boa parte da produção nacional, eles estão migrando para o cultivo do camarão. Com a subida do nível do mar, a água salgada penetrou nos rios e mangues da região, o que inviabilizou a agricultura, mas de outro lado, possibilitou a criação de crustáceos, uma atividade até mais lucrativa.

O lado positivo da situação termina por aí. A maior parte da população local foi prejudicada já que os fazendeiros não precisam contratar mais mão-de-obra, o que aumentou o desemprego. A flora e a fauna do mangue vêm sendo afetadas pela nova composição da água. Os lençóis freáticos da região foram atingidos pela água salgada.

Globo Rural junho/2007, p. 18 (com adaptações)

A situação descrita acima retrata

a) o fortalecimento de atividades produtivas tradicionais em Bangladesh em decorrência dos efeitos do aquecimento global.

b) a introdução de uma nova atividade produtiva que amplia a oferta de emprego.

c) a reestruturação de atividades produtivas como forma de enfrentar mudanças nas condições ambientais da região.

d) o dano ambiental provocado pela exploração mais intensa dos recursos naturais da região a partir do cultivo do camarão.

e) a busca de investimentos mais rentáveis para Bangladesh crescer economicamente e competir no mercado internacional de grãos.



53 VUNESP 2007 DESERTIFICAÇÃO

O processo de desertificação tem aumentado em muitas áreas do globo, como África, América do Sul, Oriente Médio, Ásia Central, noroeste da China e sudoeste dos EUA, provocando grandes prejuízos, principalmente na agricultura. Assinale a afirmativa que define esse processo.

a) Avanço dos desertos naturais, devido à freqüência de ventos fortes durante a maior parte do ano, que ocasionam muitas áreas de deposição de areia.

b) Processo resultante da degradação do solo, tornando-o estéril, provocado principalmente por desmatamento, agropecuária intensiva, mineração desordenada e alteração do clima.

c) Progressão natural dos desertos, em decorrência da localização geográfica, em áreas de baixas precipitações atmosféricas e de superexploração da água do solo pela população local.

d) Processo originado principalmente pela ocorrência de chuvas ácidas, que eliminam toda vegetação da área, deixando o solo desnudo.

e) Desagregação do solo arenoso, mediante processos químicos ocorridos naturalmente durante a evolução geológica da Terra.



54 UNESP 2007 MEIO AMBIENTE

O crescimento demográfico na Europa medieval, a partir do século XII, provocou a destruição de milhares de hectares de florestas. Atualmente, surgiu a noção de Endemismo: nome que se aplica a espécies animais e vegetais que ocorrem apenas num determinado lugar. Por exemplo, 80% das espécies de Madagascar são endêmicas e esta ilha africana esta passando por grande devastação florestal. A capacidade de intervenção das sociedades humanas sobre o meio ambiente alterou-se profundamente desde a Idade Média. Explique as causas desta alteração e suas conseqüências para a vida do planeta.





55. FUVEST 2007 1 FASE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

As atuais dificuldades de saneamento e abastecimento, observadas na Metrópole de São Paulo, são devidas, entre outros fatores, a processos

(I)________ de apropriação e uso de recursos hídricos. A (II)________ do rio Pinheiros, por exemplo, realizada na primeira metade do século XX, para geração de energia na escarpa da Serra do Mar, prejudicou o uso, para

abastecimento, de parte da represa Billings. Por outro lado, a urbanização das últimas décadas em áreas de (III)________ aumentou a degradação dos escassos recursos hídricos superficiais.

As lacunas do texto serão corretamente preenchidas por:

I II III

a) naturais canalização proteção de

mananciais

b) urbanísticos inversão do fluxo parques estaduais

c) urbanísticos canalização reservas florestais

d) históricos canalização reservas florestais

e) históricos inversão do fluxo proteção de mananciais









GABARITO

1 a 2 b 3 a 4 a 5 b



6.

a) Meio natural refere-se ao espaço não apropriado ou alterado pela ação antrópica, ou seja, o domínio da natureza caracterizado pela interação de seus elementos

físicos. Meio cultural é a espacialização baseada nas diferenças culturais, determinadas pela apropriação e/ou alteração do espaço pela sociedade, que se manifesta na estruturação da economia, da produção e nas formas de relação entre suas diferentes porções, organizando o espaço geográfico.

b) Dentre os vários problemas ambientais do território brasileiro, podemos destacar:

– a liberação de gases estufa e a destruição dos ecossistemas nas áreas de expansão da fronteira agrícola (Centro-Oeste e Norte);

– erosão de solos em áreas de clima tropical e equatorial muito explorados pela atividade agropecuária;

– acúmulo de gases estufa, ilhas de calor e inversão térmica nas grandes cidades;

– poluição de rios e mananciais por rejeitos domésticos e industriais, resultado da expansão urbana desordenada;

– soterramento de mangues.





7 B 8 C 9 D 10 C 11 B 12 E 13 A



14 E 15 D 1 6 E 1 7 B 18 B 19 C 20 D 21 B 22 B 23 C 24 C 25 D 26 C 27 E 28 D 29 E 30 D 31 D 32 D 33 D 34 D 35 A 36 D



42 B



Resolução 43



Qualidade de vida e qualidade ambiental são duas realidades inter-relacionadas . Não se pode falar em boa qualidade de vida sem haver uma boa qualidade ambiental . Qualidade de vida se refere ao conjunto de elementos pessoais e sociais que contribuem para o bem estar humano , aí estando incluídas questões de emprego, remuneração, moradia , saúde , educação , lazer , segurança , etc . Qualidade ambiental por sua vez se refere às condições de sustentabilidade do eco-sistema , estando associada a questões de poluição da água, do ar, sonora , existência de áreas verdes, etc.



44 E 45 E 46 C 47 E 48 B 50 B 51 E 52 C 53 B



Resolução 54

A intervenção do homem no meio ambiente acentuou-se particulamente a partir da Revolução Industrial que resultou no aumento exponencial do uso dos recursos naturais e permitiu com a urbanização e o avanço tecnológico um grande crescimento populacional . Com isso regiões passaram a sofrer alterações cada vez mais acentuadas , até chegar aos dias de hoje onde são evidentes os sinais de grandes alterações climáticas que poderão resultar em consequências catastróficas , ameaçando a própria sobrevivência humana em determinadas regiões .



55 E



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui