Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A FESTA DO DIVINO EM SÃO LUIZ DO PARAITINGA -- 26/04/2007 - 09:58 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Festa do Divino Espírito Santo













A Festa do Divino em São Luís do Paraitinga começa sempre numa sexta-feira dia (18/05/2007) com uma novena, realizada na igreja matriz.



Ali são bentas as bandeiras dos fiéis, que desfilarão pelas ruas nas cerca de 20 procissões realizadas nos 10 dias da festa.



No sábado (19/05/2007) começam as festividades de religiosidade popular. A primeira delas é a Procissão do Encontro das Bandeiras.



Ali as bandeiras das festas anteriores se encontram com a dos festeiros do ano.



Essa é a bandeira que durante quase um ano percorreu os bairro da zona rural pedindo as prendas para financiar a festa.



A procissão das bandeiras termina no Império, uma sala muito enfeitada, geralmente na praça da matriz, onde predomina a cor vermelha (a cor do Divino).















Ali ficarão as bandeiras, o cetro e a coroa, símbolos do império do Divino, que nesses dias domina (em todos os sentidos) a cidade.



É um local de grande devoção popular. A novena prossegue com rezas ou missas, sempre celebradas às 19 horas.



Antes das rezas as bandeiras são levadas em procissão do Império para a igreja matriz.



Após a celebração litúrgica, fazem caminho inverso, cada dia seguindo um roteiro diferente.



As procissões são acompanhadas pela banda de música, pela Folia do Divino e por dezenas de pessoas que levam bandeiras em sinal de devoção e pagamento de promessas por graças alcançadas.



Durante os dias da novena, a parte conhecida como profana (fora do recinto e do domínio da Igreja), se concentra na Casa da Festa, local onde ficam as prendas e onde boa parte dos moradores da cidade (inclusive autoridades e políticos) vão almoçar a "comida do Divino".



O dia principal da festa é conhecido como Grande Dia. A cidade é despertada por volta das 6 horas com o toque da alvorada, pela banda de música e pelo batuque da congada.



As missas e apresentações folclóricas se revezam. Congadas, moçambiques, pau-de-cebo, o casal de bonecões João Paulino e Maria Angu, cavalhada, distribuição de doces para o povo, brincadeiras para as crianças, como as corridas de ovo e corrida de saco.











Um dos pontos altos é a distribuição do afogado.



Para prepará-lo são abatidas de 15 a 20 vacas, distribuídas na forma de comida para o povo.



O último ato paralitúrgico da festa é a Procissão do Divino (27/05/2007).



Um cortejo com andores artisticamente confeccionados percorre as ruas da cidade, ladeado por irmandades e associações religiosas uniformizadas.















O sacerdote carrega o santo lenho sob o pálio, sustentado pelos irmãos do Santíssimo (Irmandade existente em São Luís desde 1805).



No final da procissão, durante a missa de encerramento, o vigário anuncia o nome do festeiro, pessoa que promoverá a festa no próximo ano.







fonte:http://www.paraitinga.com.br/divino.htm



postado por Heleida
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui