Usina de Letras
Usina de Letras
60 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Agora vai -- 27/04/2007 - 16:15 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Hum... que chique!



Piracicaba será incluída na rota de todas as visitas da comunidade européia ao Brasil, quando o assunto for etanol. A informação é de Eduardo Soriano, coordenador de energia do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, que acompanha uma comitiva integrada por 28 representantes da União Européia –– mais especificamente da Alemanha, França, Itália, Áustria, Inglaterra, Finlândia, Polônia e Bélgica –– que visita desde ontem Piracicaba, com a missão de fazer contatos e conhecer mais sobre a produção de biocombustíveis. Ontem o grupo foi recebido pelo prefeito Barjas Negri (PSDB) e hoje visita empresas e instituições.

Para o professor Weber Amaral, coordenador do Pólo Nacional de Biocombustíveis –– que hoje recebe a comitiva na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ) –– a presença dos representantes tem uma conotação estratégica e marca, definitivamente, o reconhecimento da cidade como centro brasileiro de excelência na geração de tecnologia, serviços e pesquisas no setor.

E o especialista tem argumentos fortes para fazer essa colocação, a começar do perfil dos integrantes desse grupo. Nele estão delegados oficiais da União Européia, representantes da iniciativa privada –– da Volkswagen, Volvo, WWF –– de empresa de pesquisa da Finlândia e petróleo da França, além de pesquisadores.

“Nessa visita eles estão conhecendo nossa plataforma de pesquisa e tecnologia. E os delegados da UE, por exemplo, são responsáveis pela análise de projetos que vão ser submetidos ao chamado Quadro 7 da UE, para o mapeamento de gargalos e lacunas na área de biocombustiveis para a América Latina, que serão financiados pela UE. E o pólo é candidato a desenvolver os projetos para essa área específica, que têm reservados 1 milhão de euros, aproximadamente R$ 2,7 milhões”, informa Amaral.

Um último aspecto, na visão do coordenador do pólo, é que ao receber esses integrantes da UE, a cidade passa a conversar com eles de forma simétrica, com respeito. “Temos, a partir de agora, portas abertas para a UE, para conversar sobre a certificação dos biocombustíveis e outros detalhes que vamos ter que discutir se quisermos atender as exigências de um mercado tão organizado como o europeu. Além disso, colocamos à disposição desses organismos toda a cadeia produtiva que temos em Piracicaba, e que não existe em outra região do Brasil.”



PREFEITO - Ontem a comitiva teve encontro com o prefeito Barjas Negri e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Luciano Tavares de Almeida. “Piracicaba é auto-sustentável no setor e é impossível não estar na rota das visitas das comitivas, pelo nível a que chegou o setor de biocombustíveis na cidade”, disse Eduardo Soriano, do ministério.

Durante o encontro foi apresentada aos participantes a atuação do Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e as atividades desenvolvidas em Piracicaba no setor sucroalcooleiro. Em seguida houve a exibição de um vídeo da Unica (União da Agroindústria Canavieira de São Paulo), seguida de um debate.

Para o representante da comunidade européia, o belga Bruno Schmitz, a visita está sendo muito proveitosa, pela possibilidade de dar a noção exata da importância da cana-de-açúcar, e da tecnologia disponível na cidade para a produção de álcool combustível.

Para o secretário Luciano Almeida, apesar de não haver interesse imediato em negócios ou projetos, “os europeus vêm ao Brasil para entender a tecnologia desenvolvida, uma vez que serão os divulgadores dela.”

O grupo veio ao Brasil participar de um workshop sobre biocombustíves e, desde terça-feira, realiza visitas técnicas em busca de informações sobre o setor sucroalcooleiro. Em Piracicaba, após o encontro no Centro Cívico, a equipe passou pela Dedini Indústrias de Base, Grupo Cosan e Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo).

Hoje tem reunião com a diretoria da Esalq e visita a Fazenda Areião e as instalações da Case New Holland (CNH), empresa fabricante de colheitadeiras de cana-de-açúcar.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui