Usina de Letras
Usina de Letras
171 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50622)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ilusão -- 29/04/2007 - 14:48 (Ricardo Pinto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Dia desses estava conversando com um amigo quando cheguei a uma conclusão socialmente incontestável: a ilusão é algo verdadeiramente necessário em nossas vidas.

No mundo moderno, viver a realidade é tarefa infeliz e que torna a existência do ser humano envolta em amargura e solidão.

Não somos seres bons, antes ao contrário: somos seres essencialmente maus, perversos e que têm a necessidade inafastável de conviver em sociedade.

De maneira que, por esse motivo, não existe nenhuma forma lúcida de felicidade, surgindo daí a necessidade de apelarmos para a ilusão.

Essa ilusão da qual trato aqui é a latu sensu , ou seja, a mais abrangente possível, pois se manifesta em todos os sentidos.

Existe, porém, o que poder-se-ia chamar de agente catalisador de ilusões: o dinheiro.

É esse fator que determina quais são e de que maneira as ilusões irão se manifestar em nossa existência, bem como o grau de intensidade de cada uma.

E daí que temos várias ilusões, sendo as principais: o amor, a amizade, a fidelidade, o desinteresse, o altruísmo, a honestidade, a bondade, a caridade, a humildade, a simplicidade, etc.

Todos vivemos, em menor ou maior grau de intensidade, muitas das ilusões acima, acreditando tratarem-se de posturas e sentimentos verdadeiros.

É sensato afirmar que existem em nossas vidas sentimentos verdadeiros, mas são tão poucos que, ante a grande farsa, parecem não existir.

A partir desse ponto é que podemos estabelecer a diferença entre o que é e o que desejamos que seja ainda que não seja e que saibamos disso.

A ilusão é um doce suave, que nos ajuda a levar a árdua tarefa de convivermos uns com os outros.

Viver uma realidade de indiferença, de individualismo, é viver num inferno.

Viver na falsidade ilusória das regras básicas de civilidade - e acreditar nelas - é viver feliz.

Eu poderia citar vários exemplos aqui, nas prefiro que cada um pense em uma situação especial e particular de ilusão.

Ah, ilusão!

Nossa inseparável e adorável companheira!



Visite Temporal de Idéias

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui