Usina de Letras
Usina de Letras
226 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->Lula é mau conselheiro -- 16/12/2008 - 18:54 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
08/12/2008 | 20:03

Lula é mau conselheiro, acusa jornal

O jornal de economia sul-africano Business Report atacou sem dó nem piedade, neste domingo, a campanha publicitária do governo federal encorajando os brasileiros a "gastar mais" para "evitar a recessão".

Lembra que os líderes dos EUA, Grã-Bretanha e Canadá deram o mesmo conselho após o 11 de Setembro, contribuindo para a bolha que resultou na pior crise financeira desde a Grande Depressão. Os brasileiros, continua o jornal, também acreditam que o país será menos afetado pela crise que seus vizinhos latino-americanos, como sugere uma recente pesquisa. "Se a campanha irresponsável der certo, acrescida do otimismo irreal e da carga estratosférica dos juros que os brasileiros pagam, avalia o Business Report, as conseqüências podem ser desastrosas" (...) milhões de famílias que alegremente seguiram o conselho gastando generosamente, podem ir à falência no ano que vem."

O puxão de orelha em Lula continua: "Sua autoconfiança esconde a incapacidade de lidar com o problema até agora". O jornal sul-africano credita a mensagem "comprem" ao desejo presidencial de manter o PT no governo em 2010, "mas também mostra que o presidente é incapaz de compreender a profunidade e extensão da atual desintegração financeira".

Outra estocada: lembrar que Lula, de início, não levou a crise a sério, repetindo a frase "Que crise? Pergunte ao Bush." E, prossegue o Business Report, acrescentando mais ironia com a frase seguinte: "Enquanto a crise era um tsunami nos Estados Unidos, só causaria uma marolinha no Brasil".

A análise econômica termina decretando que Lula está errado ao pensar que pode isolar (o país) do resto do mundo. "Não pode. É impossível quando as nações se interconectam numa economia global (...) e bancos federais não podem substituir bancos privados como provedores de liquidez num mundo com crédito escasso." O conselho final do Business Report: "Esperamos que os consumidores não acreditem em propaganda, especialmente do governo."


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui