Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22533)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CASTAÑEDA * -- 01/05/2007 - 14:24 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Saiba quem foi Carlos Castañeda

















"Ya me di al poder que a mi destino rige.

No me agarro ya de nada, para así no tener nada que defender.

No tengo pensamientos, para así poder ver.

No temo ya a nada, para así poder acordarme de mí (...)"

[El Don del Aguila, pag. 172]



fonte:http://www.geocities.com/area51/dimension/9522/castanedaentre.html
Carta





"As escrituras, o Alcorão, a Bíblia, indicam a verdade, mas palavras não vivenciam a verdade. Um sábio aponta o dedo para a luz, mas as pessoas ficam olhando para o dedo, e permanecem de costas para a luz."





"Muita luz é como muita sombra: não deixa ver."



Carlos Castañeda









Carlos César Arana Castañeda (1935-1998) foi um antropólogo de origem latino-americana.



Ele sempre escondeu o local de origem de seu nascimento.



Por muito tempo, acreditou-se que era mexicano ou peruano.



Mas ele era brasileiro, nascido em 1935 em Mairiporã, interior de São Paulo.



Viveu sua infância no Vale do Paraíba, uma parte da sua adolescência na Argentina e depois seguiu para Los Angeles, nos Estados Unidos.



Afirmou ter passado muitos anos em companhia de um feiticeiro chamado Don Juan, da tribo Yaqui, na região de Sonora, no México.



Foi em Vican, na década de 60, que Carlos encontrou pela primeira vez o índio Don Juan.



A partir de então, passou a relatar em seus livros o encontro com o índio.















Ele descreveu sua iniciação e como se tornou um homem de conhecimento numa série de cinco livros, onde o mais importante e o primeiro deles foi A Erva do diabo.



Avesso a entrevistas, pouco se escreveu sobre Carlos. Existem raras citações (uma delas, na Revista Veja em 1975).



Ele dizia que sua missão era escrever livros como uma tarefa de vida, sem esperar reconhecimento da sociedade.



Com o xamã Don Juan, Castañeda aprendeu a magia e a vivenciar experiências de uma realidade não-ordinária.



Aprendeu sobre um sistema ordenado de crenças, com especial atenção ao uso de plantas alucinógenas, conhecidas antes da chegada dos europeus no México, de acordo com o conhecimento da cultura pré-colombiana.



Don Juan conhecia as propriedades mágicas da Lophophora williamsii (peióte), da Datura inoxia e da Psilocybe mexicana, um cogumelo, e passou este conhecimento à Carlos.



Castañeda se considerava um bruxo, um homem de conhecimento, um perfeito “tonal” que usava o mundo da melhor forma possível.



Ele dizia que o objetivo de todo bruxo era tornar-se um impecável caçador à procura de coragem e disciplina, assumindo as responsabilidades de suas ações.



Os dois primeiros livros, A Erva do Diabo – um caminho yaqui para o conhecimento (1968) e Uma estranha realidade (1971), foram best-sellers. Seus outros livros foram: Viagem a Ixtlan (1973), Fogo Interior e A arte de sonhar.



Carlos influenciou muitas pessoas, especialmente as espiritualistas que buscavam explicações sobre o universo metafísico.



Em 1998, foi noticiada sua morte. Apesar de todo o sucesso, Carlos vivia de maneira modesta na Califórnia. Era possuidor de um carro e duas propriedades.





“Faço aquilo que pratico, aquilo que prego. E assim, sou honesto comigo mesmo”.











fonte:http://www.etiquetanegra.com.pe





fonte:http://www.terra.com.br/esoterico/



* Coluna da Mônica Buonfiglio



postado por Heleida



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui