Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A LUZ NÃO PODE SE APAGAR -- 08/05/2007 - 22:02 (Haroldo Cauduro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Haroldo Cauduro.



Alguém com pouco mais de sessenta e oito anos, decidiu envelhecer.

Os cabelos longos e tingidos de castanho

escuro foram cortados na altura da nuca e nunca mais os pintou e logo se pôde ver que sua cabeça estava bastante

grisalha.

Aposentou as lentes de contato e passou a usar óculos nada modernos. A maquiagem também foi colocada de lado, as roupas tornaram-se discretas, senhoris e ele praticamente não saía mais de casa.

Seu uniforme passou a ser robe e chinelo e afastando-se do seu círculo de amigos deixou de aceitar convites para reuniões, festas, cinema e teatro.

Abandonou as caminhadas à beira-mar e raramente foi a praia e escondeu-se do sol, tanto que perdeu seu bronzeado luminoso e sua pele foi ficando cada vez mais alva.

Saía apenas para ir ao supermercado rapidamente e para levar Dolly, sua cachorrinha e companheira de todas as horas, para fazer suas necessidades.

Em casa seu lugar preferido era a cadeira de balanço, onde ficava sentado horas, pensando no passado e derramando lágrimas ao perceber que o tempo passado não tinha mais como retornar.

Ao seu lado estava sempre Dolly, sua cadelinha preferida, a única coisa que ele permitia que ainda continuasse fazendo parte da sua vida.

Com o tempo, a solidão e a tristeza o levaram à depressão. com dores horríveis no peito, tremores,

angústia, insônia e medo.

Já não tinha vontade nem sequer de sair da cama quando o dia amanhecia.

Ninguém mais o visitava, nem sequer o telefone tocava. as janelas não se abriam, tampouco as cortinas.

A sua companheira, a Dolly, passou a fazer suas necessidades dentro de casa e nunca mais viu a rua.

No armário as fatiotas atualizadas nas reuniões e festas, que eram bem ordenadas e cheirosas com o passar do tempo, as manchas de mofo começaram a surgir e as gavetas no abandono foram relegadas ao esquecimento.

Agora reina silencio, um silêncio carregado e rancoroso, quando perguntam onde estão as alegres recepções e os salões profusamente iluminados.

Onde guardaram o uísque e o caviar que jamais faltavam ou mesmo os simples e abusivos jantares da mocidade, os ovos estrelados na manteiga de garrafa com queijo frito, que pareciam beijo de moça?

Os elegantes restaurantes, as reuniões de grandes negócios, os simpósios e os congressos onde foram depositados?

Com o tempo só silêncio, pouca movimentação e outros sinais também avisavam que os anos passaram.

È a velhice que apareceu no horizonte.

Agora só recebe presentes, que denunciam o passar dos anos e começam aparecer os pijamas, as camisetas, pulôveres e depois já são meias, muitas meias de lã.

Inicialmente, todas coloridas e cheias de desenhos hoje pretas, verdes, sombrias para manter os pés quentes.

Finalmente o último estágio: as caixinhas de remédio de vários tamanhos, retangulares, quadradas ou ovais e recheadas de comprimidos.

Os mais comuns são para a pressão, outros para a diabete quando não para finalidade muito mais macabra...

As caixinhas de remédios devem ser muito bem observadas, pois quanto maiores, caras e potentes, mais critica a saúde do portador.

Fechando o ciclo, as bulas e embalagens dos medicamentos, que merecem a máxima atenção principalmente as de tarja negra, as mais fortes e dispendiosas.

Mas na realidade até há orgulho de precisar de tantos remédios, pois eles dão a sensação que ainda existe vida e o tempo não para e a vida continuara.

Assim vão passando os anos até que se constata uma sensação de perda da vesícula ou da próstata que tiveram que ser extirpadas inesperadamente.

Silenciosamente os batimentos cardíacos, a pressão arterial, o colesterol, sem falar na destorcida coluna atacam sem misericórdia.

Também se despediram o aniversário, o Natal, o Dia dos Pais e outras datas, quando os presentes recebidos eram bons vinhos, velhos uísques, lindas carteiras e vistosas gravatas.

O que aconteceu? Ele decidiu envelhecer antes do tempo.

Envelhecer, embora não pareça, é uma decisão.

Pessoas envelhecem aos quarenta e outras conseguem se manter jovens aos noventa.

Portanto, não decida envelhecer, apesar de qualquer coisa que tenha lhe acontecido, pois a vida sempre merece uma nova chance para ser feliz e em qualquer idade isso pode acontecer.

Não abrevie os seus sonhos por causa de decepções, não desista de nada sem ter tentado muitas vezes novas esperanças, pois com o passar dos anos as feridas cicatrizadas não sangram mais e inexistem os espinhos da paixão.

São elas que não permitem se fechar para o mundo ou partir antes da hora.

Sempre haverá alguém que sofrerá com a sua desesperança, a Dolly que não será mais alegre e espevitada como antes e no seu olhar morará uma saudade.

Não é fácil convencer alguém que não esta ficando velho, apesar de que nem sempre o corpo traduzir a idade e demonstrar, que os anos não passaram.

Só o medo da solidão, doença, abandono, a morte e a falta de solidariedade serem as companheiras não pode ser aceita a desilusão.

Que uma estrada se abra à sua frente que o vento sopre levemente às suas costas e o sol brilhe suave na face esmaecida enquanto a chuva cair de mansinho na sua fronte, Deus o guarde na palma da sua mão.

Ao chegar no limiar da vida nunca mais observarás a nuvem que desapareceu, a gota de chuva que caiu, nem os minutos que passaram, pois neles ainda navegam sonhos impregnados da esperança, aqueles que sopram a força capaz de levar tão suavemente até o infinito do amanhã os olhos umedecidos pelo orvalho da saudade.

Quem vive com medo não vive.























Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui