Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Democracia -- 24/05/2007 - 18:10 (Tere Penhabe) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Democracia



Democracia é um regime de governo onde as decisões políticas são tomadas, direta ou indiretamente, pelo povo.

Na democracia direta, comumente chamada de "democracia pura", o povo é chamado a expressar sua vontade em cada assunto a ser decidido.

A forma mais usual, "democracia indireta", se dá através da nomeação de representantes pelo voto, sendo portanto, a democracia indireta que está em vigor no nosso país.

Esse regime opõe-se à ditadura, ao totalitarismo do poder, exercido por uma elite que se auto-elege.

Parece-nos portanto, tão perfeita, que é difícil entender porque na prática, o nosso país não tem demonstrado total satisfação com o referido regime.

De acordo com Mahatma Gandhi, “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”.

Considerando que Gandhi não gastava palavras à toa, e que o povo brasileiro, tem sido tolerante até demais... faltaria tolerância aos representantes do povo?

É mais coerente pensarmos em "conscientização".

Os governos precisam aprender honestidade, compromisso com o povo.

E o povo precisa reaprender política, tomar conhecimento dos seus direitos, que são extensos, mas por motivos completamente diferentes, estão sendo ignorados por ambos os lados.

Uma das principais funções da democracia é proteger direitos humanos fundamentais, como a liberdade de expressão e de religião, o direito à proteção legal igual, bem como, o direito de organizar e participar ativamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.

Mas nem todos os cidadãos têm consciência disso e poucos reclamam esses direitos.

A democracia visa a descentralização do poder, que em outros regimes ficam apenas com o governo central,

distribuindo-o para os governos mais próximos do povo, o que deveria tornar a participação do povo mais ativa e consciente.

Para o efetivo sucesso da democracia, é fundamental três quesitos básicos: tolerância, cooperação e compromisso.

Para que cheguemos a esses quesitos, é preciso, políticos e povo, exercitarem a conscientização.

Com um governo sério e compromissado com o regime, um povo cooperativo e a tolerância de ambos os lados, nosso país terá o regime que precisa para alçar altos vôos, e ser finalmente, "o país do futuro", que se espera há mais de uma geração.



Tere Penhabe

www.amoremversoeprosa.com

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui