Usina de Letras
Usina de Letras
187 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O SEGREDO DO BOLO SOUZA LEÃO -- 03/06/2007 - 01:46 (Wilson Vilar Sampaio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O SEGREDO DO BOLO SOUZA LEÃO

Por Wilson Vilar Sampaio





A Família Souza Leão não só é conhecida como a mais representativa da nobreza pernambucana nos tempos do Império, com 2 Viscondes e 6 Barões pela linha varonil, mas ainda por ser a criadora do famoso bolo “ Souza Leão”. Com efeito, a receita elaborada por uma parenta de minha avó materna Guiomar de Souza Leão(nascida na Vila de Genipapo, antiga comarca de Cimbres), é um segredo familiar que passa quase “ maçônicamente” de mãe para filha. Muitos são os que buscam desvendar a formulação correta do bolo. Gilberto Freire já o fez(ou tentou), tendo Nelson Barbalho no seu livro “ Dicionário do Açúcar, editado pela Fundação Joaquim Nabuco em 1984” copiado à p. 72, a receita “ secreta” divulgada pelo Mestre Gilberto. A revista “ Continente Documento“ , nº 28/2004, ´dedicada aos “ Sabores Pernambucanos” – p. 32, também ensina a fazer o bolo “ Souza Leão” , contando inclusive como o bolo foi inspirado. Até no “Anuário do Museu Imperial” edição de 1946, da Imprensa Nacional, encontramos nele inserto o Ensaio “ Famílias Pernambucanas” de Guilherme Auler, dedicado todo ele à Família Souza Leão e trazendo de lambuja mais duas receitas do bolo, à p.130. Dessas quatro receitas, duas são iguais e as outras diferem daquelas. São até parecidas, é verdade. Todavia falta algo... falta um pequeno detalhe. Minha avó costumava experimentar o bolo Souza Leão feito em padarias ou casas de amigas que asseveravam ser àquela a receita original e pediam sua opinião, como boa Souza Leão que era. D. Guiomar elogiava o bolo dizendo “ está muito bom... muito, muito parecido com o que eu faço”. Parecido... mas não igual! Será que usaram gema de ovo demais? Ou a calda não ficou em ponto de fio com o açúcar? O leite de coco foi misturado com água e ficou ralo? E a massa da mandioca foi de menos? Que nada! No recôndito do seu lar D. Guiomar dizia que o grande segredo do bolo era que tinha de ser preparado por uma autêntica Souza Leão que tivesse ORGULHO de pertencer à tão tradicional família, além – é claro – de ter em mãos a receita correta!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui