Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Uma mulata no anzol -- 22/05/2002 - 20:52 (Semi Gidrão Filho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Uma mulata no anzol

Nada substitui o prazer.
Ontem, ainda desmontava a tralha da última pescaria. Ainda retirava do puçá os restos fedorentos de piabas de isca e jogava fora o patuá de farinha e óleo que sobrara da sedução dos piaus-cabeça-gorda.
O futum da caixa de apetrechos demonstrava-me que entre o descuido e o desleixo reside uma obrigação, e essas, as obrigações, tanto mais tarde forem cumpridas, tanto maior o custo de realiza-las.
Com o naco restante de faca, resto daquela tentativa de abrir a porta emperrada do rancho, e um pincel, reminiscência da última reforma de casa, raspei, limpei, varri os mínimos recipientes da cachola, reorganizei anzóis e chumbadas, recontei cuidaodsamente os castores, selecionei as linhas, de zero vinte a zero oitenta, alinhei as iscas artificiais, colocando cada uma no seu devido lugar, emendei a malha do viveiro.
Tudo fiz, sem notar o correr das horas, sem notar, nem mesmo o volteio do vento na varanda a esparramar as impurezas e os grãos de areia, pedacinhos de meu paraíso hídrico, que, como furto cleptomanodescuidista, retirara das margens do Araguaia e trouxera comigo.
Sem perceber, deixei-me aos sonhos do Araguaia, suas águas, suas areias..., até que meus devaneios instalaram-se nas ancas morenas, mau coberto pelo mínimo biquine, da morena que se bronzeava lerdamente pelas areias da prais.
Curvas, montes, sedução e deseja, combinados ao prazer das águas do grande rio e meus sonhos deslizavam doces sobre suas superfícies, a do rio, a da praia e especialmente a da pela da morena.
Sempre bonachona, como a Irene preta e boa do poeta, Tata, minha parceira do sonho real, chegando por entre os caminhos que ligam o sonho à realidade, bateu me ao ombro e como juiz de todas as coisas sentenciou, acorde seu bobo, este peixe fica para ser fisgado no ano que vem...
Mal sabe, minha companheira, que nesta pescaria o fisgado fui eu, e por certo numa noite qualquer de traição ao meu casamento vou estar no anzol do peixe de meus sonhos, fisgado pela morena dos anzóis, das curvas, dos seios e ancas mal cobertas pela isca do biquine.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui