Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50615)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Certificação da informação contábil -- 13/11/2001 - 16:27 (Benigno de Lima Ribeiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL



Tanto quanto o produto e serviços, as informações são um bem econômico.

Elas também precisam de qualidade.



O Homem, desde sua origem, vem buscando qualidade em tudo o que faz. Visa nesta busca, inicialmente, uma satisfação pessoal: fazer melhor do que os outros, comodidade, desafiar a si próprio, etc.. Descobre, em seguida, que a qualidade o torna melhor, mais competitivo e reconhecido pela comunidade. Profissionaliza-se, então.



Com as empresas não têm sido diferente. Mas, com um componente fundamental: nos nossos dias e daqui em diante, a qualidade é vital. Sem ela a empresa tende a “morrer prematuramente”. A satisfação total do cliente é o motivo da sua existência numa economia que tem levado a competição a níveis jamais imaginados.



Qualidade é para quem quer (e sabe) competir. Para competir não basta ter qualidade, é preciso estar comprometido com ela.



O atendimento às normas internacionais ISO série 9000 é, atualmente, a melhor prova de que uma empresa fornece produtos e serviços de qualidade. A “Certificação de Sistema da Qualidade” é o reconhecimento de que a empresa possui um sistema e está comprometida com a qualidade. Mas, a ISO 9000 está voltada para o processo produtivo, propondo normas e procedimentos que garantam a qualidade do produto ou do serviço final.



Ocorre que, além dos consumidores dos produtos e serviços, a empresa possui também, os “consumidores” de informação: acionistas, administradores, empregados, sindicatos, associações de classe, instituições financeiras, fornecedores, concorrentes, os governos em todos os níveis, etc.. A imagem integral da empresa somente será obtida se à qualidade de seu produto ou serviço estiver aliada a qualidade de suas informações, destinadas aos usuários internos e externos para fins de controle, decisão e avaliação.



Da mesma forma que para o reconhecimento da qualidade do produto é exigida a “Certificação de Sistema de Qualidade”, fornecida por organismos de certificação credenciados pelo INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, por que não deveria o empresário buscar, também, uma “Certificação de Sistemas da Informação”, garantindo a qualidade da informação e a otimização dos processos administrativos?



A informação, modernamente, tem sido encarada como um bem econômico, cujo valor vem crescendo de forma extraordinária. Infinitas são as situações em que se vislumbra a importância das informações.



No âmbito da empresa a informação contábil é, sem dúvida, a mais importante. A empresa “passa” necessariamente pela contabilidade. O tratamento adequado da base de dados contábil propicia o atendimento das necessidades dos vários usuários interessados na informação contábil para controle, avaliação e decisão.



O Brasil é, hoje, reconhecido internacionalmente pelo desenvolvimento que vem conseguindo não só em termos do estudo das ciências contábeis, como também nos recursos de que dispõe no tratamento dos dados na análise e na avaliação dessas informações.



Nesse ponto aparece a certificação das informações contábeis. As empresas de auditoria independente são as certificadoras da qualidade dessas informações.



As atividades das empresas de auditoria são reguladas por leis federal, resoluções da CVM - Comissão de Valores Mobiliários, normas do Conselho Federal de Contabilidade e outras entidades públicas.



No seu trabalho de certificação das informações, a empresa auditora, com base nos parâmetros de auditoria, conhecimento das atividades, identificação das transações, descrição dos sistemas e avaliação dos controles internos da empresa auditada, definem o enfoque da auditoria.



Em seguida, realiza testes, avalia os resultados e verifica a possibilidade de erros. Faz um exame dos eventos subsequentes e das demonstrações financeiras, avalia os resultados e emite o “Relatório de Auditoria”. Cumpridas as recomendações sugeridas no “Relatório de Auditoria”, a empresa auditora, através do “Parecer da Auditoria”, certifica a qualidade das informações a serem utilizadas pelos “consumidores” internos e externos à empresa certificada.



Os “Balanços”, habitualmente preparados, não contêm todas as informações necessárias para uma correta avaliação da performance da empresa. Para a obtenção da certificação da auditoria é necessário preparar um conjunto de demonstrativos contábeis que já são exigidos das sociedades anônimas de capital aberto: Balanço Patrimonial, Demonstrativo do Resultado, Origens e Aplicações de Recursos, Mutações do Patrimônio Líquido, Notas Explicativas.



Este conjunto de informações, elaborado segundo os princípios fundamentais da contabilidade, deve, também, ser apresentado em moeda de poder aquisitivo constante de forma a permitir ao usuário da informação parâmetros de comparabilidade.



As informações contábeis, certificadas, espelham com fidedignidade a qualidade dos administradores. Da mesma forma que para a manutenção do Certificado ISO, a certificação das informações deve ter um acompanhamento constante para verificar a continuidade dos procedimentos estabelecidos.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui