Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Degustação na colónia -- 02/03/2002 - 23:41 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O encontro prometia ser uma grande festa italiana. Degustações de vinhos e janta típica da colónia era o cardápio naquela noite fria do inverno gaúcho. Estou absorto, sonhando com o bordó colonial e o caprichado risoto que em breve será servido. Repentinamente, sou convidado a fazer parte do corpo de degustadores.
- O enólogo de Caxias do Sul, infelizmente, não pode vir e o senhor foi indicado para substitui-lo. - Comunica-me o organizador da festa.
- Eu?...
- Agradecendo a colaboração dos degustadores, gostaríamos de dar início a esta festa, esclarecendo que a avaliação dos vinhos é feita, em uma tabela, atribuindo-se notas de zero a dez para três itens, quais sejam: cor, aroma e sabor. Na última coluna faz-se o somatório dos três valores e temos o total de pontos do vinho analisado. Primeiramente, a comissão julgadora fará a avaliação dos vinhos brancos.
Uma senhorita nos serve o primeiro de uma série de doze vinhos brancos.
Avaliamos. Cor: 7. Rodo lentamente o cálice. Aroma: 8. Enfim, provo-o. Sabor: 8. Total da nota: 23 pontos.
Assim, sucessivamente, o mestre de cerimónias vai anunciando os vinhos a serem degustados e julgados, devidamente acompanhados com queijos, pãezinhos e uma providencial água mineral.
- Será apreciado agora o vinho de número 13. O primeiro tinto desta fria, mas aconchegante noite. - Anuncia o chefe do cerimonial.
Após uma breve avaliação visual atribuo nota 7 para o item cor, 7 para o aroma e 8 para o sabor. Total da avaliação: 22 pontos.
- Avaliaremos vinte e cinco tintos, todos produzidos por famílias de produtores da região, em pequenas vinícolas de fundo de quintal, produções apenas para consumo caseiro. Passaremos a apreciação do vigésimo nono vinho.
Os cinco degustadores, simultaneamente, rodam os cálices e o tinto libera seus aromas e em seguida aveluda o paladar dos respeitáveis enófilos. Devido ao número excessivo de doses degustadas, é perceptível uma agradável descontração entre os membros da comissão julgadora.
- Muito bom. Cor: 8. Aroma: 9. Sabor: 8. Total da nota...27 pontos. Desconfio da minha soma e refaço a conta. 8 + 9 + 8= 25. Total: 25 pontos. Assim fica mais condizente com a verdade matemática.
- Muito bem, senhoras e senhores, o jantar está pronto e será servido tão logo terminemos esta degustação. Imediatamente passaremos a análise do vinho de número 35. Antepenúltimo tinto deste concurso do melhor vinho da região.
- Sérgio, tu que és professor de matemática, quanto é 8 + 9 + 7? Porque eu estou com a impressão que a nossa capacidade de fazermos cálculos está prejudicada.
- Hum... 8 + 9 + 7... 24. Se não me falha a memória.
- Finalmente, apreciaremos o vinho de número 37, o último desta memorável festa e em quinze minutos estaremos divulgando e premiando os vencedores.
- Este tinto está me parecendo meio branco demais e extremamente azedo. Aliás, eu nunca tinha visto um tinto borbulhar. Muito estranho! - Comento com o professor ao lado, parceiro desta banca de degustação.
- Olha, não quero me intrometer na tua avaliação, mas tu estás degustando a água mineral.
- Ah... bom! Onde está o pratinho com os queijos?
Sorvo o último tinto e classifico-o com 28 pontos. Neste momento só tenho olhos em direção ao galeto assado, dourado e suculento sobre a mesa do bufete.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui