Usina de Letras
Usina de Letras
247 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O aforismo de Marx -- 07/06/2007 - 14:56 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




O aforismo de Marx

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



O aforismo de Karl Marx, A história, primeiro, acontece como tragédia, depois como farsa, volta e meia, é usado pelos articulistas de nossa mídia. Embora o descaso, por parte de alguns formadores de opinião, com os históricos comunistas, é interessante salientar que o legado do velho Marx ainda é lembrado para embasar textos. Em se tratando de tragédia, essa frase é contundente.



A tragédia está presente no nosso cotidiano e nem sempre se repete como farsa e, sim, como a mais cruel realidade.

O mundo vive com medo e apreensivo. Ir ao trabalho e encontrar a esposa e filhos no fim de tarde tornou-se uma incógnita. Em algumas metrópoles uma aventura. Em outras uma epopéia. No Rio de janeiro um suspense.



As emoções urbanas são intensas. Sirenes. Correrias de policiais e delinqüentes. E bala zunindo.

Não dá mais para ficar alheio a tudo, mesmo que o gaiteiro toque um xote clinudo. Como diria o saudoso Jayme Caetano Braun.



Nesses últimos anos, após os atentados às torres gêmeas em Nova York, os noticiários tornaram-se mais desumanos. Contamos, aterrorizados, as vítimas nos trens de Madri, inocentes em Beslan e insensatez em Bagdá. No ano passado São Paulo parou por conta da violência e ainda choramos pelas crianças do Líbano. No Rio de Janeiro a barbárie tomou forma na saga do menino João Hélio. Continuamos contabilizando nomes de crianças e inocentes atingidos por balas-perdidas.



Nos Estados Unidos um maluco saiu dando tiro na Universidade Virginia Tech. A conseqüência do massacre foi de 32 pessoas mortas e sensacionalismo na televisão com a foto do assassino. E psicólogos vomitando teses acerca da mente do demente.

Quando vamos dar um basta nisso tudo? Quantas mães, ainda, precisarão chorar a morte dos filhos? Quantas passeatas de famílias enlutadas serão necessárias na praia de Copacabana? Quantas praias serão necessárias para depositarmos 1300 rosas vermelhas?



Se o velho Marx estivesse vivo, certamente, reformularia sua assertiva.

A versão atualizada de Marx poderia ser assim: A história, primeiro, acontece como tragédia, depois se repete como tragédia, se repete como tragédia, se repete como tragédia...





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui