Usina de Letras
Usina de Letras
200 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O coma (Adeus, Tcheco!) -- 07/06/2007 - 15:04 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




O coma (Adeus, Tcheco!)

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



Por vezes a vida imita a arte. No filme alemão de 2003 Adeus, Lenin! a personagem entra no coma na Alemanha Oriental e desperta, após a queda do Muro de Berlim, numa sociedade capitalista com a Alemanha reunificada.

Recentemente, na Polônia, um ferroviário sexagenário desperta após longos 19 anos. Jan Grzebski comentou que antes do coma só havia chá, vinagre e mostardas nas lojas e a carne era racionada. Hoje, a vida estava mais bonita e colorida.

Esse inusitado acontecimento nos proporciona algumas divagações.



Imaginemos que um senador, pelas fortes emoções de uma navalha no pescoço, entrasse no coma por esses dias e despertasse em 2026. A filha, uma aventura extraconjugal, seria miss Brasil e a sua mãe, uma formosa ex-jornalista, resolvera plantar batatas e criar papagaios em uma mansão no Lago Sul. Ainda, o senador acordaria de seu profundo sono com uma dívida de milhões de reais por conta de uma ação judicial. Ao despertar, o senador não teria motivos para sorrir e achar a vida bonita e colorida como o polonês.



Ou então, quem sabe, um ex-deputado, réu confesso, que havia embolsado milhões de dólares em uma tramóia, despertaria do coma e veria que seus familiares torraram toda grana e ele estava na mais absoluta miséria. A maior decepção seria com o filho que se tornara um inoxidável locutor de uma rádio AM no interior de Minas Gerais.



No futebol também teríamos uma história singular. Um gremista da Alma Castelhana entra no coma após a vitória do Grêmio contra o Santos. Uma multidão faz peregrinação pelo hospital onde está internado o fanático torcedor. Preces e orações, mas nada adianta. O torcedor permanece 19 anos no mais absoluto imobilismo e silêncio. Quando acorda, ainda vestido com a camiseta do Tcheco, é informado que em 2007 o seu amado Grêmio havia sido campeão da Copa Libertadores e campeão do mundo em 2008. Mas não seria informado que seu clube estava jogando pelo quarto ano consecutivo a segunda divisão do campeonato gaúcho. O futebol estava em decadência e o basebol era a nova paixão dos brasileiros. O Internacional ainda estaria na primeira divisão, mas o Gauchão era disputado num octogonal com dois times da várzea de Rivera. Seria muito cruel com um torcedor da Alma Castelhana, reconheço. Uma coisa lamentável. Mas haveria uma baita comemoração. Inclusive, um colorado remido ficaria comovido com tal situação.



Enfim, o Brasil seria governado pelo presidente Chaves, bisneto de um obscuro vice-presidente, que naqueles dias havia prorrogado a CPMF por mais quatro anos e cancelado a concessão de nossos craques de basebol para jogar nos EUA.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui