Usina de Letras
Usina de Letras
51 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62253 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10374)

Erótico (13571)

Frases (50648)

Humor (20034)

Infantil (5443)

Infanto Juvenil (4774)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140813)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6200)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Desespero: entre a verdade e a lenda, escolha a lenda. -- 10/06/2007 - 05:25 (Eduardo Amaro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Em meus rascunhos, eu não comecei essa resenha dessa forma. Essas primeiras linhas são improvisadas, pois achei necessário escrevê-las. Pois bem, vejamos o que temos como resumo disponibilizado no encarte da mídia. Transcrevo-o integralmente:







“Quando um xerife prende um escritor, uma família e um caronista, e os trancafia em uma cela, na desolada cadeia da pequena Desperation, eles devem lutar por suas vidas. A caminho do Lago Tahoe, por ansiadas férias, a família Carver é presa quando os quatro pneus de seu trailer furam. Collie Entragian é o xerife encarregado na pequena cidade de Desperation, Nevada, e um policial cuja maldade transcede sua vida. Mas os Carvers não estão sozinhos. Entragian tem o péssimo hábito de, regularmente, deter os viajantes na estrada que corta a cidade e cuja população, na verdade, foi formada a partir do seu arbítrio. O xerife também pode mudar de forma e convocar a ajuda de criaturas horripilantes, incluindo escorpiões, cobras e aranhas”.







Esqueçamos os erros de coesão e coerência e passemos para a interpretação do conteúdo. Agora esqueçamos o conteúdo desse resumo também. O texto acima, além de extremamente superficial, não corresponde ao que o filme realmente transmite. Caso esteja algum dia em uma locadora, pegue esse filme e leia o resumo, lembre-se: você não o alugará. O texto que o ilustra atua como veneno. Use essa resenha minha como antídoto. Eu não sei de onde as empresas responsáveis pelas montagens dos encartes de dvd retiram essas criaturas paquidérmicas para escrever os resumos. Isso chega a ser desesperador! Isso sim! Ainda bem que não há como descobrir o e-mail do cidadão, porque se eu o descobrisse, alopraria a caixa postal do sujeito de uma forma tão radical que fatalmente teria que pedir desculpas a ele, assim como fiz com um conceituado jornalista que escreveu “o fato é que, nos vastos domínios dos romanos, quase ninguém mesmo falava o latim clássico de almofadinhas como Cícero”, na revista Superinteressante de abril de 2006. Sim, eu nunca mais comprei a revista a partir de então. Eu sou “birrento”, eu sei. E sim também, eu mostrei a ele quem era o almofadinha, aporrinhando-o com longos e infindáveis e-mails e páginas e páginas de artigos sobre a vida de Cícero e sobre a sua importância para a Língua Portuguesa. Enfim... acho que ele nunca mais usará o termo em questão, nem para designar as almofadas de pequeno tamanho, que costumam ornar os nossos almofadados sofás, em que assistimos a obras fantásticas como Desespero.



Por falar nesse filme, é justamente sobre ele a resenha. Acabei de lembrar...



O mestre do terror Stephen King condensou a imagética metafórica de sua obra em Desperation, todos os significantes estão lá, todos os significados fluem deles: os animais das trevas (animalia tenebrarum), lobos, cobras, corvos, aranhas; o humano-zumbi possuído que serve como hospedeiro do mal, lembrando-nos clássicos como “Invasores de corpos” (1956); o resgate da história indígena americana, por meio das representações iconográficas e da conexão com as suas lendas; a cidade-fantasma; os intertextos nas falas das personagens, não só com obras clássicas do terror, como também com as obras de cunho próprio; o ambiente fantasmagórico e a atmosfera em suspense contínuo, com visões fellinianas, mascaradas em insights e flashbacks, que explicam a trama, além de desviar a atenção do telespectador do foco principal da narrativa, incessantemente, cena após cena, em um frenesi insaciável, que somente soberbo maestro poderia orquestrar.



Nesse filme, há a presença de um garoto, que serve como um aglomerador no grupo, manifestando a sua crença cega em Deus e que desenlaça os fios da narrativa. Ele focaliza e concentra a ação, guiando as demais personagens. Essa presença da criança na obra de Stephen King é marcante: somente ele poderia fazer uma menina cega, enxergar mais que todas as outras personagens (Fenda no Tempo); um menino com habilidades psíquicas em O Iluminado; crianças que matam uma aracnobesta alienígena (IT), só para citar alguns exemplos.



Stephen faz justiça ao seu sobrenome, quando se trata do sobrenatural. Todos os elementos estão relacionados entre si. Há uma íntima relação entre o que o símbolo representa no inconsciente coletivo com a representação particular do escritor, expressa em seus livros e em seus filmes. Como tenho que limitar o número de caracteres do meu texto, ressalto apenas um símbolo marcante nesse filme, a título de ilustração: a figura do “corvo”.



Essa ave que, na cultura ameríndia, particularmente na América do Norte, tem a carga semântica de “guardião das almas”. Ele é o elo entre esse mundo e o além, já bem representado por James O’Barr, inspirado em Poe, diga-se de passagem. No caso do filme, ele assimila a criatura do Mal, “Tak”, mantendo-o entre o nosso mundo e o “poço das almas”. É o corvo o vigia, é o corvo quem vê e ouve, é o corvo quem transporta a entidade maléfica para os corpos das pessoas.



Quem está lendo esse texto provavelmente está se perguntando: mas quando esse tedioso e chato sonífero humano escreverá sobre o enredo do filme? Qual é o nome da personagem principal? O que acontece cronologicamente na história? Qual a classificação do filme? Será que minha avó pode ver isso? Que fim levou o Robin? Qual é o nome do filme, mesmo?



Se essas perguntas foram feitas, lamento informar que você não deveria ler textos meus. Se quiser saber o “enredo”, leia aquele maravilhoso resumo que ornamentou magnificamente a introdução dessa resenha, se quiser ficar na superfície, não me leia. Se quiser saber sobre os atores, personagens e créditos, leia a ficha técnica.



A propósito, acabei de lembrar....



Eis uma boa ficha técnica do filme, retirada do website oficial de Stephen King (http://www.stephenking.com/):







Directed by



Mick Garris







Writing credits (in alphabetical order)



Mick Garris



Stephen King (also novel)







Cast (in credits order)



Tom Skerritt .... John Edward Marinville



Steven Weber .... Steve Ames



Annabeth Gish .... Mary Jackson



Ron Perlman .... Collie Entragian



Shane Haboucha .... David Carver



Kelly Overton .... Cynthia Smith



Matt Frewer .... Ralph Carver



Sylva Kelegian .... Ellie Carver



Charles Durning .... Tom Billingsley



Henry Thomas .... Peter Jackson



Ewan Chung .... Shih



Alain Uy .... Cha an







rest of cast listed alphabetically



Sammi Hanratty .... Pie Carver



Tom Parker .... Young Johnny



Trieu Tran .... Young Viet



Chris Calilung .... Vietnamese moped rider
2 (uncredited)







Produced by



Mick Garris .... executive producer



Stephen King .... executive producer



Mark Sennet .... executive producer



Kelly Van Horn .... producer







Cinematography by



Christian Sebaldt







Casting by



Lynn Kressel







Production Design by



Phil Dagort







Art Direction by



Jason Weil







Set Decoration by



Marcia Calosio







Costume Design by



Warden Neil







Makeup Department



Claudia Breckenridge .... assistant hair stylist



Kim Collea .... makeup department head



Jake Garber .... prosthetic makeup supervisor



Tina Sims .... key hair stylist







Art Department



Cortney Burk .... art department coordinator



Bill Garber .... set dresser



Nancy Garber .... shopper



John M. Oswald .... on-set dresser







Sound Department



Mark Greene .... sound utility



Kate Jesse .... boom operator



Lisa Pinero .... sound mixer







Special Effects by



Lou Carlucci .... special effects coordinator



Andy Schoneberg .... special effects makeup coordinator: KNB EFX Group



Cory R. Starr .... special effects technician: Bisbee, AZ







Visual Effects by



Loren Bivens .... visual effects supervisor



Aaron Cullen .... visual effects coordinator



Stunts



Kelsee King-Devoreaux .... stunt double



Eddie McKecknie .... stunt performer



Robert L. Morgan .... stunt performer



Larry Nicholas .... stunt double



Glenn R. Wilder .... stunt coordinator







Other crew



Scott Blasko .... extras casting assistant



Paul Janossy .... first assistant camera



Tina Kerr .... extras casting



Karen O Toole .... production coordinator



Henry Tirl .... camera operator



Henry Tirl .... steadicam operator

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui