Usina de Letras
Usina de Letras
293 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A aracanga de Caracas e o Foro de São Paulo -- 15/06/2007 - 15:09 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A aracanga de Caracas e o Foro de São Paulo



por Ubiratan Jorge Iorio (*) em 15 de junho de 2007



Resumo: O Instituto Rio Branco - que já arrolou em seus quadros personalidades respeitáveis e de expressão -, agora conta com os serviços subordinados à utopia socialista de um Marco Aurélio Garcia e de um Celso Amorim.



© 2007 MidiaSemMascara.org





Parece coisa de malucos, de pessoas absolutamente desligadas do mundo atual. E é, com toda a certeza. Mas o problema é que os fora de compasso que criaram e mantêm vivo o execrável Foro de São Paulo - organização que engloba vermelhos e verdes, esquerdistas e ultra-esquerdistas, pseudo-intelectuais de nossas universidades, “movimentos sociais”, terroristas, narcotraficantes e assemelhados - acreditam mesmo ser possível criar na América Latina uma réplica mais ensolarada e de pele mais morena da antiga URSS. Essa gente é extremamente organizada em sua loucura, totalmente engajada em sua debilidade mental e completamente alheia a qualquer coisa que envolva ética, diversidade de idéias e liberdade de expressão.





Seu grande inspirador foi o eterno ditador de Cuba, o decrépito, senil e comatoso “comandante” que ainda consegue, mesmo com a voz que já lhe foge, enganar quem não sabe pensar por conta própria e inspirar acólitos que falam espanhol e português. A ascensão destes últimos a governos na América do Sul, obtida “democraticamente” pelo voto popular (as aspas se justificam porque em verdadeiras democracias, a mídia não esconderia como um diamante de alto valor os objetivos do Foro de São Paulo), em especial na Venezuela, na Bolívia, no Equador, na Nicarágua e, em tons menos fortes – mas não menos perigosos –, no Uruguai, na Argentina e aqui no Brasil é fato consumado. No Chile, como as instituições parecem estar consolidadas, a socialista Bachelet tem tido um comportamento semelhante aos governantes europeus de esquerda. No Brasil, como não há condições para uma “bolivarianização” às abertas, porque nossa economia, apesar de todos os problemas que apresenta, é infinitamente mais sólida do que as de nossos vizinhos, a “coisa” vem sendo feita de maneira escamoteada, escondida, velada. Mas vem sendo feita e só não vê quem não quer.





A figura central do panorama latino-americano tem sido o presidente Hugo Chávez, da Venezuela, que recentemente referiu-se aos congressistas brasileiros - que o criticaram pelo fechamento da RCTV, que se lhe opunha em seu país -, de “papagaios do Congresso dos Estados Unidos”.





Os papagaios, geralmente de coloração verde-amarela, e também conhecidos em tupi-guarani, quando vermelhos, como aracangas, são aves da família dos psitacídeos que imitam razoavelmente a voz humana. Mas podem ser também pessoas que repetem inconscientemente o que ouvem ou lêem. Exatamente como o neoditador da Venezuela - psitacídeo amestrado pelo caquético ditador Fidel -, que vem ofendendo sem a menor cerimônia o Brasil, e não apenas ao conferir ao nosso Congresso o atributo - equivocado, digamos de passagem - de caixa de ressonância dos Estados Unidos. Não é a primeira, nem a segunda e nem a terceira vez que o coronel canastrão e de idéias tão ultrapassadas que nos fazem pensar em Matusalém como um recém nascido, se intromete em nossos assuntos. Só para refrescarmos a memória, lembremos que financiou a Unidos de Vila Isabel no carnaval do ano passado, com aquele enredo “bolivariano” que, aliás, venceu o desfile (será que houve “papagaiadas” entre os jurados, como as que aconteceram no carnaval deste ano?), que nas últimas eleições brasileiras cabalou votos para o “companheiro” Lula e que, entre dezenas de outros palpites infelizes, proporcionou aquele espetáculo tragicômico de sandices na reunião de janeiro deste ano no Rio, que consumou, ao aceitar a Venezuela como membro, a morte anunciada do Mercosul.





Ora, não se trata de defender a honra de nossos congressistas, já que qualquer brasileiro hoje sabe que fazê-lo seria como meter a mão em cumbuca cheia de serpentes: é verdade que há parlamentares dignos e honestos, mas basta estarmos vivos para sabermos que pululam no Congresso, infelizmente, não poucos ladrões, mensaleiros, sanguessugas, formadores de quadrilhas, adúlteros e assemelhados.





Não se trata, tampouco, de descrever o comportamento do bufão que hoje domina nossos irmãos venezuelanos com mão de ferro – embora com cérebro formado por matéria menos nobre -, que simplesmente fechou a RCTV porque lhe fazia oposição e já havia demitido boa parte dos juízes de seu país, substituindo-os por outros ao seu feitio, nacionalizado empresas, privadas ou pertencentes a governos de outras nações, importado agentes da polícia política “democrática” de Fidel e manietando a constituição de seu país – que ele mesmo, por sinal, escreveu...





Trata-se de indagar se a atitude de aparente tibieza com que o governo do Brasil vem respondendo a essas e outras provocações é mesmo tibieza ou um misto de esperança encolhida com solidariedade enrustida ao Foro de São Paulo, do qual todos foram signatários. Não é só a Aracanga de Caracas; outros psitacídeos de coloração igualmente vermelha e que também imitam o discurso do líder totalitário de Cuba, como os presidentes da Bolívia e do Equador, vêm impondo ao Brasil sucessivas perdas materiais e morais, sem que os responsáveis por nossa política externa apresentem respostas à altura do que deles esperam os brasileiros. Os sujeitos nacionalizam a Petrobras, aumentam o preço do gás natural, rompem contratos unilateralmente, intrometem-se inúmeras vezes em nossos assuntos e o que o Itamaraty faz? E o que responde nosso presidente que também andou pedindo votos para Chávez?





Se o Brasil aspirasse de fato a assumir a posição de líder regional a que tem direito, bastaria darmos um espirro um pouco mais forte para apavorar as aracangas que estão fazendo a América do Sul caminhar para trás! Mas não, o Itamaraty e a Assessoria de Assuntos Externos da Presidência não dizem nem sim, nem não e nem mesmo “muito pelo contrário”. Tergiversam e enganam. Enganam mesmo? Até um aluno do município do Rio, aprovado automaticamente sabe, por exemplo, que, se a Petrobras gastou na refinaria na Bolívia um total de $200 e a vendeu por $110, seus acionistas, bem como os contribuintes brasileiros, perderam.





O Instituto Rio Branco - que já arrolou em seus quadros personalidades respeitáveis e de expressão, como o próprio barão, Santiago Dantas, Ruy Barbosa e muitos outros -, agora conta com os serviços subordinados à utopia socialista de um Marco Aurélio Garcia e de um Celso Amorim. Para quem já foi representado pelo “Águia de Haia”, é lamentável agora ser capitaneado pela “Cambaxirra do Itamaraty”, que é como chamam o chanceler Amorim...





Não é fraqueza, é esperança envergonhada e solidariedade enrustida ao projeto de implantar na América do Sul uma filial da falecida URSS. É, claramente, a manutenção da adesão ao Foro de São Paulo, do qual o PT foi, no início dos anos 90, fundador e signatário. Se existe tibieza, é ideológica.





Pena que nossa oposição seja um desastre e que os conservadores brasileiros tenham vergonha de mostrar as suas caras...





(*) Doutor em Economia (EPGE/FGV), Vice-Presidente Executivo do Centro Interdisciplinar de Ética e Economia Personalista (Cieep), Diretor da ITC IORIO TREINAMENTO E CONSULTORIA e Professor da UERJ, da FGV, da PUC.



website: www.ubirataniorio.org









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui