Usina de Letras
Usina de Letras
190 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->General Lamarca -- 19/06/2007 - 13:43 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




General Lamarca

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



A abertura dos arquivos da ditadura militar é um assunto premente a ser tratado com a devida clareza. Não devemos ser afoitos, mas o descaso também é constrangedor.

O que aconteceu de tão extraordinário e tenebroso nos porões da ditadura que o tema é proibitivo e intocável?

O mais interessante e que causa indignação é que setores das esquerdas, aqueles que tinham o maior interesse nesses arquivos, também estão omissos. O que causa tanto desinteresse? O próprio presidente Lula, em outros tempos, foi fichado nesses porões. E hoje silencia.

A abertura dos arquivos secretos é um anseio da sociedade e de todos aqueles que possuem um parente ou amigo desaparecido. De todos aqueles que foram presos políticos e que ainda hoje sofrem os traumas da tortura. O que essas pessoas desejam é saber onde estão os seus entes queridos.



Devemos seguir o exemplo da Argentina, Uruguai e Chile que abriram seus arquivos. No Brasil há um compasso de espera. Alguém já comentou em uma espera de 50 anos. Falta, para nós, a perseverança das locas da Plaza de Mayo.



Os dois últimos governos, FHC e Lula, entraram na contramão da história. Sem o menor empenho nesse sentido. Os arquivos continuam intocáveis e reina o silêncio. Por outro lado, esses governos resolveram premiar quem foi torturado, preso político ou é descendente de desaparecido. As indenizações são milionárias. Atualmente, há uma corrida para ser herdeiro ou comprovar que foi preso político para por a mão na grana. E com isso a luta pela abertura dos arquivos fica relegada a um segundo plano.



Acho importante uma indenização para um familiar ou perseguido político. No auge da ditadura eram pessoas discriminadas por alguns setores da sociedade. É importante esse reconhecimento e não há problema que seja financeiro. O que é indecoroso são as somas aviltantes, exageradas e fora da realidade. Quem não desejaria ter um parente ou ter sido um preso político para embolsar milhões de reais? Hoje, é chique ser ex-revolucionário.



O Ministério da Justiça aprovou a promoção do ex-capitão do Exército Carlos Lamarca a general. Com isso sua esposa receberá o equivalente como pensionista. Dona Maria Pavan Lamarca e os dois filhos sofreram com a ausência do esposo e do pai. Quantas noites insones no exílio? Quantas foram as lágrimas de saudade? Quais os traumas que trazem seus filhos pela incerteza da vida do pai?



Assim, entendo justa a pensão como esposa de militar. Mesmo que o ex-capitão tenha sido um desertor. Lamarca continuou militar. Um revolucionário no sentido mais romântico da palavra, pois sua luta era por ideais, coisa meio fora de moda hoje.

No entanto, a abertura dos arquivos deve ser o cerne da luta dos brasileiros, principalmente daqueles que ainda são assombrados pela tortura em seus pesadelos. Por aqueles que se assustam com um busca-pé numa festa junina ou por um telefonema em hora incerta.

A memória do General Lamarca agradece.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui