Usina de Letras
Usina de Letras
76 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62486 )
Cartas ( 21336)
Contos (13274)
Cordel (10453)
Crônicas (22547)
Discursos (3241)
Ensaios - (10472)
Erótico (13578)
Frases (50875)
Humor (20083)
Infantil (5503)
Infanto Juvenil (4822)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (140917)
Redação (3323)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2437)
Textos Jurídicos (1962)
Textos Religiosos/Sermões (6251)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Não chuparás! -- 25/11/2020 - 22:56 (Brazílio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A laranjeira anda carregadinha delas, todas jácute; bem amarelas. Mas ninguém liga, nem a molecada que quando resolve pegácute;-las é para algo menos nobre, quase indigno, como tiro ao alvo, ou só pelo prazer de as ver se esborracharem contra um muro de quintal.

São as laranjas-capeta, que outra denominação seria mais porreta?E, no entanto, elas não falham, todo ano, florescem, frutificam e, na pior das hipóteses, orlam e ornam a laranjeira desprezada. E sua serventia é curta: coincide com a colheita do milho, quando as espigas granadas, raladas, vão pro tacho de cobre pra fazer o mingau.

Mas alto lácute;, antes que o zinhavre formado nos longos meses de inatividade do tacho entre em ação e envenene um pelotão, lácute; estão elas, partidas ao meio, as laranjinhas-capeta para a apta remoção, em frenética esfregação. E eis que o cobre volta a brilhar, virginal, pronto o mingau não minguar. E sem cerimônia, ei-las, as capetinhas, devolvidas ao pé-de-pácute;gina inglório, cumprido o seu trabalho sanatório, sem choro, sem vela, ou velório.

Mas eis que no meio do ano, junho entrado, com o frio jácute; anunciado, junto às juninas, as capetinhas voltam ao rebolado, desta vez nem cortadas, apenas espetadas na pontinha dos mastros, fagueiras contemplam as fogueiras, Santo Antônio, São João e São Pedro e São Paulo, num silente mas risonho escarcéu, pertinho que estão lácute; do céu.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 155Exibido 454 vezesFale com o autor