Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Um reino de histórias chamado Reynaldo "Bimbo" Adami -- 06/05/2000 - 18:08 (Humberto Azevedo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Plantadores de trilhos
República brasileira recém inaugurada. Dom Pedro II tinha se exilado na França. Os ideais positivistas dão início a uma nova história do Brasil. Eram os tempos das construções das estradas de ferro, da locomotiva "Maria Fumaça", dos imigrantes que chegavam ao Brasil para trabalhar na lavoura, na pequena indústria e nas construções da malha ferroviária.
E é neste cenário que os irmãos italianos Adami chegam em Santa Rita do Sapucaí. O ano é de 1890. Os trabalhos deles são colocar os trilhos para que a então pequena vila receba os trens de outras freguesias. Esses irmãos são António Rodolpho, Luiz e Hemergildo. E nossa história começa com António Rodolpho Adami. António Rodolpho é o avó paterno do nosso homenageado desta edição.
Vejo seu António Rodolpho voltando do serviço, converso com o italiano frente a residência da família do futuro presidente do país Delfim Moreira. Impressiono-me com o parlatório do homem. É vero!

Do avó para o neto
Reynaldo Adami, mais conhecido como Bimbo, o filho de Rodolpho Guerino Adami se tornaria um consagrado goleiro da história da cidade e um respeitado coletor federal. Nasceu a 22 de abril de 1932, na data da comemoração do "descobrimento" do Brasil e no ano que explodiu a guerra entre os paulistas e as forças getulistas.
O pai, os tios e as tias praticamente formavam um quinteto musical. Seu pai tocava maravilhosamente o violino, seus tios Luiz e Frederico compunham o quinteto com os sons de acordeon e flauta e as suas tias Celeste e Isola eram pianistas. Daí o gosto apurado de Bimbo em apreciar a boa música.
O que mais marcou na entrevista que realizei com este senhor foi sua facilidade de lembrar datas. A memória de seu Bimbo é realmente algo impressionante. Fala com facilidade as datas dos acontecimentos que lhe marcaram.
Seu Reynaldo casou-se com a Dona Maria Clara Carneiro Adami no dia 16 de dezembro de 1954. Teve cinco filhos: Ana Stela, Sílvia Elena, António Rodolpho, Isidoro e Rita Elena. Adorava e adora dançar e cantar. Aprendeu isso no Centro Operário e na Associação José do Patrocínio, onde foi secretário dessas associações nos anos de 1950, 51 e 53 a 65.
Trabalhou um ano, o de 1948, na Rádio Difusora ZYJ9 como locutor, quando era responsável pela programação das 13 às 16 horas e 30 minutos da emissora de seu Ruy Brandão. Deu aulas de Legislação no curso técnico de contabilidade e de educação física na Escola Estadual Sinhá Moreira e no extinto Instituto Moderno de Educação e Ensino (IMEE). Datilografou 80% da documentação necessária para a constituição da Escola Técnica de Eletrónica, no ano anterior a fundação da escola. E em menos de 20 horas datilografou 100% a documentação necessária para a autorização do curso de Administração, juntamente com o professor Francisco Magalhães. Francisco ia dizendo e Reynaldo ia escrevendo à máquina.
De 3 de novembro de 1948 a 16 de dezembro de 1953 foi o encarregado de serviços da Càmara de Vereadores. De 23 de dezembro de 1953 a 6 de outubro de 1969 foi auxiliar de coletoria da Receita Federal em Santa Rita do Sapucaí. Em 1969 é transferido para a Delegacia da Receita Federal (DRF) em Belo Horizonte onde fica até 1972. Em 26 de janeiro de 1972 toma posse na DRF de Curvelo onde fica até 31 de maio de 1978. A primeiro de junho de 78 é transferido para a DRF de Divinópolis, onde trabalha até 30 de dezembro de 1982, quando se aposenta e volta para Santa Rita.
Em 1984 é tesoureiro do Lions Clube que presidiu de julho de 92 a junho de 93. Foi integrante do Conselho Municipal de Saúde nos anos de 1987 a 1996, onde elaborou o regimento interno do conselho e participou da pre-reforma do projeto de lei que criou o conselho tutelar do menor no município. E por fim foi secretário da Associação Comercial de Santa Rita do Sapucaí nos anos de 1990 a 1996.

A mágica do gol
O football entra na vida de Bimbo no ano de 1945, quando ele disputa sua primeira partida. O jogo é entre os juvenis do Flamur e do Flamengo local. O resultado da partida é quatro a zero para o Flamur. Bimbo estreava sem sofrer gols. Mas a estréia de Bimbo no time principal do Flamur se deu em 18 de julho de 1948, novamente Bimbo, não sofrera gols em uma estréia.
Os outros times que Bimbo defendeu foram o Clube Atlético Ourofinense (C.A.O.) em 1950, Ypiranga (time do TG) em 1951, Flamengo em 1952 e Olaria em 1962. Nos anos de 1953 a 59, Bimbo voltou a defender o Flamur. Além do mais, quando Bimbo atuou no C.A.O., ele atuou também pela seleção de Ouro Fino.
Mas o jogo que corou a brilhante carreira de Bimbo aconteceu em 19 de maio de 1957, quando o Flamur jogou contra o atual campeão carioca e do Rio-São Paulo da época, o Vasco da Gama, e perdeu somente por dois a um. O gol do Flamur nesta partida foi marcado por Nelsinho Curitiba, os gols do Vasco foram de Wilson Moreira e Eliete. Em 8 de abril deste mesmo ano, o Flamur enfrentou o Olaria do Rio de Janeiro, quando goleou a então boa equipe carioca por quatro a zero.
Bimbo ainda foi treinador do Industrial em 1967 e presidente da Liga Santarritense de Futebol em 1968 e treinou a escolinha na década de 60. No ano de 1960 Santa Rita não teve campeonato por que o estádio estava sendo construído e a despedida de Bimbo no Flamour se deu em 1961.

Texto publicado no jornal Minas do Sul no dia 8 de abril
Escrito em 5 de abril
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui