Usina de Letras
Usina de Letras
128 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A vida como ela é -- 06/07/2007 - 09:45 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nelson Rodrigues: um autor brasileiro





O dramaturgo, escritor e jornalista Nelson Falcão Rodrigues nasceu em Recife (PE) no dia 23 de julho de 1912 e ainda muito jovem, influenciado por seu pai Mário Leite Rodrigues, iniciou-se no jornalismo.

A primeira peça que escreveu estreou em 1943 e chamava-se A mulher sem pecado, mas foi em 1943 com a montagem de Vestido de Noiva por Ziembinski que conheceu a fama. Daquele momento em diante Nelson Rodrigues foi considerado o moderno fundador do teatro brasileiro.

O teatro que se fazia até o surgimento do Vestido de Noiva tinha a estrutura fechada ao contrário da inovação inserida por Nelson: ele justapunha diversos tempos, situações, mostrava a visão mais verdadeira da realidade vivenciada, usando uma linguagem viva, coloquial retirada da classe média suburbana carioca.

A natureza humana exposta nas peças poderia ser estudada e discutida em toda sua complexidade.

Entre 1946 a 1980 surgiram as peças Anjo Negro, Álbum de Família, Dorotéia, A Valsa nº 6, Senhora dos Afogados, A Falecida, Perdoa-me por me traíres, Viúva, porém honesta, Os sete Gatinhos, O beijo no asfalto e A Serpente, que confirmaram sua habilidade para expor a natureza humana situada entre o trágico e o grotesco.

Algumas peças de Nelson Rodrigues receberam a versão cinematográfica entre elas Boca de Ouro, (Nelson Pereira dos Santos, 1962), Toda Nudez será castigada (Arnaldo Jabor, 1973), A dama do lotação (Neville de Almeida, 1978) e Bonitinha, mas ordinária (Braz Chediak, 1980).

Nelson escreveu 17 peças, nove romances (com o pseudônimo de Suzana Flagg), seis livros de contos e algumas novelas para a televisão. Ele mantinha ainda uma seção diária de contos publicados em jornal sob o título “A vida como ela é”, além de crônicas esportivas.

A obra de Nelson Rodrigues constitui um divisor de águas para o teatro brasileiro.

O escritor e sua obra estão sendo homenageados no Festival Literário de Paraty.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui