Usina de Letras
Usina de Letras
251 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Criando Semelhanças -- 30/10/2005 - 18:49 (Antonio Sergio Bernardo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Deus nos fez à Sua semelhança. Por isso nós também fazemos tudo à nossa semelhança. É natural que seja assim, mas nem sempre temos muita consciência de como nós funcionamos em nossas ações e reações.

Temos a inclinação natural de criar situações que refletem (disfarçadamente ou não) como nós estamos interiormente: felizes (e perdoados), ou então dependentes (e carentes), ou simplesmente infelizes (e culpados). Automaticamente procuramos (e acabamos encontrando) pessoas e fatos sob medida para podermos então ajudar, pedir ou julgar, conforme a nossa disposição pré-estabelecida, mesmo que algum evento de surpresa pareça ter “criado do nada” um sentimento em nós.

Assim estamos sempre, mesmo inconscientemente, aplicando a nossa disposição interior para mudar algo fora de nós para ficar tudo igual, dentro e fora. E assim vamos nós criando, escolhendo ou atraindo circunstâncias à nossa semelhança!

Quando estamos felizes e perdoados, que maravilha! Somos capazes de amar, ficamos alegres com a felicidade dos outros, e até podemos estender a eventuais culpados, o nosso perdão, pois quem já é feliz não tem a amargura necessária para amargar ainda mais a vida de alguém infeliz.

Mas quando estamos dependentes (e carentes), ou infelizes (e culpados), a nossa disposição já não pode dar bons frutos. A dependência tem como resultado a carência, pois a Fonte da felicidade está dentro de cada um para usufruto próprio, e não nos outros. A infelicidade é em si mesma uma culpa, por estarmos em desarmonia com a Fonte interna (e eterna!). Assim como a felicidade re-encontrada é por si mesma o perdão por todo o tempo em que estivemos infelizes!

Quanto à nossa disposição interior, ela nos parece pré-estabelecida quando nós desejamos ser imutáveis dentro de nós, e poderosos fora de nós para mudar o que não nos serve. Mas a nossa semelhança com Deus é justamente o contrário. Viemos para servir, e não para sermos servidos. Assim exemplificou o nosso Mestre Jesus!

Então para vivermos como filhos de Deus, realmente semelhantes a Ele, precisamos corrigir o nosso ser. Precisamos conquistar o que geralmente nos falta: a disposição para mudar a própria disposição. Ou seja, falta-nos a humildade. Geralmente pensamos que voltar atrás é uma concessão aos outros, mas é uma concessão a nós mesmos, à nossa semelhança com Deus!

A disposição interior para mudar a própria disposição nos dá sempre um alívio, porque nos melhora, nos liberta de uma disposição menos feliz. E melhoramos cada vez mais. É assim que evoluímos, ficando cada vez melhor acomodados em nós mesmos! Pois como disse Agostinho, um dos maiores filósofos e teólogos de todos os tempos: -“Fomos criados para Ti, ó Deus, e nossos corações ficam inquietos até que encontrem o repouso em Ti”.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui