Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Onde está a Cidade Maravilhosa? -- 28/05/2002 - 10:20 (Hildeliano Alves da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Onde está a Cidade Maravilhosa?

Um dia desses pude comprovar o que a grande maioria dos cariocas já sabem. Vivemos numa cidade violenta. Moro no Rio há mais de 40 anos, e vinha cochilando no ônibus que me leva da zona norte para o centro da cidade, quando fui acordado por um burburinho dos passageiros. Eram 5h30 da manhã.

Parado no sinal da Avenida dos Democráticos com a Avenida Dom Hélder Câmara, bem próximo à passagem sob a linha do trem no Jacaré, um grupo de traficantes, ou bandidos, como queiram, estavam fazendo um bonde e roubando um carro no sinal, naquele momento, ao lado do nosso ônibus.

Ouvi um deles xingar o motorista e mandá-lo sair dali. O motorista deu uma guinada para a direita, acho que avançou o sinal vermelho, e seguiu em direção ao centro. Ainda meio sonolento, não entendi bem o que estava acontecendo.

Ouvi o motorista exclamar: “Eles estão preparados para a guerra”, numa referência aos diversos fuzis e armas que portavam naquele momento. Atrás de mim um passageiro disse que “todo dia isso acontece ali, só a polícia não sabe”.

Foram muitos os comentários sobre a violência, mas ninguém se atrevia a falar qualquer coisa contra os traficantes, temendo represálias, talvez! Numa outra ocasião, no mesmo cruzamento, dessa vez à tarde, havia uma blitz da polícia no local.

Meu ônibus passou por fora e parou no sinal. Nesse momento, uns 8 rapazes praticamente invadiram o ônibus pela porta traseira, pularam a roleta e se sentaram. Do nosso lado direito, em outro ônibus parado, policiais revistavam os passageiros.

Nesse momento, os rapazes gritaram para o motorista: “Vai embora motorista, vai”. Ele então saiu, passou o sinal e seguiu, só que a polícia percebeu a manobra e veio atrás de nós, parando o ônibus na entrada da passagem do Jacaré.

Eu, sentado no banco à frente do cobrador, me mantive tranqüilo, como se nada estivem acontecendo, apesar de um dos rapazes estar sentado ao meu lado. Do lado de fora, dois policiais apontando fuzis para o ônibus, enquanto outros dois entravam no ônibus.

Nesse momento senti medo. E se os rapazes estiverem armados? E se começarem a atirar nos policiais dentro do ônibus? Vão ferir os passageiros, com certeza. Os policiais vieram, mandaram cada um deles se levantar, e os revistaram. O que estava do meu lado também se levantou, foi revistado e sentou. O policial sequer pediu que eu me levantasse. Acho que eles percebem, pela experiência que têm, quando alguém é suspeito, e não era o meu caso.

A viagem prosseguiu, e os rapazes desceram na Quinta da Boa Vista. Felizmente, nos dois casos, o final foi sem incidentes. Mas me pergunto o tempo todo. E nas comunidades, nos morros, nas favelas, onde a lei do crime impera. Como vivem essas pessoas. O governo diz que está tudo sob controle, que a polícia está presente. Mas por que então os tiroteios continuam, os assaltos, a insegurança presente no ar? Onde está a Cidade maravilhosa!!!

Hildeliano A. Silva/ Rio de Janeiro


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui