Usina de Letras
Usina de Letras
176 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Longas mentiras para pista curta -- 20/07/2007 - 00:40 (Mauro de Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Longas mentiras para pista curta











“A pista estava molhada. O piloto desceu após a linha de trezentos metros. O piloto tentou arremeter sem velocidade. O avião passou em três segundos, enquanto que o anterior passou em onze segundos”.Desculpas, mentiras, blá, blá, blá, tudo para justificar o injustificável. A verdade não vai aparecer, nem com caixa preta, vermelha ou azul.

O culpado no fim eu já sei, vão transformar o comandante em vilão. Falha humana. Ele errou em três metros, a pista estava molhada, tentou arremeter sem velocidade. Ele sabia que o freio reverso direito estava com defeito. Para descer seguro Air Bus precisaria de uma pista de 2.300 metros e lá só tem 1940 metros. Tudo, tudo! Será contra ele. Ele não está aqui para se defender. È sempre assim. O Infraero vai defender-se, a Air Bus já mandou seus técnicos advogados, o comandante da aeronáutica, bom esse ai não precisa de defesa, o ministro da defesa, esse ninguém pode acusar de nada estava em Brasília e mesmo que estivesse em São Paulo, não saberia nem dar uma entrevista, porque o cargo só existe no papel e o ministro é de papel.

Quem já sentou a bunda em um avião de treinamento num brevê sabe que para alguém chegar a ser comandante de uma aeronave de 250 toneladas, que voa a 900 km. hora, não é qualquer um. Não é um irresponsável, tampouco um kamikaze. Os irresponsáveis, incompetentes, ou morrem no início ou simplesmente não passam nem para o vôo solo. O fato é que todas decolagens e aterrissagens em Congonhas em tempo ruim são emergência. Tráfego intenso, pista curta e sem área de escape. Operação de guerra em tempo de paz.

Vamos a verdade.Quem são os assassinos? O poder executivo e legislativo. Inoperantes, incapazes, corruptos e facínoras. Cabe a eles investir, fiscalizar, planejar e executar obras que estão no papel há 20 anos. Como sempre fazem tudo pela metade. Aeroportos bonitos sem segurança sem pista com muito superfaturamento ou pistas bonitas longas, mas sem estrutura. Controladores exausto, estressado, mau pagos. Sistemas obsoletos, com falhas ou desatualizados. Esses criminosos se juntam com as companhias aéreas que pouco estão se linchando com a segurança dos passageiros. Só têm olhos para o lucro, operam as concessões de linhas aéreas do mesmo modo que os especuladores da bolsa de valores. O poder solta a língua. Mentiras. Desculpas esfarrapadas. Providencia e previdência que é bom, nada. Mentem descaradamente com se estivessem no senado ou na câmara, covil de ladrões e irresponsáveis. As autoridades responsáveis parece o Paulo Maluf negando que tem conta no exterior. Os crimes são apurados, comprovados e ninguém é punido ou condenado.

Foram necessários mais de 200 mortos para se falar em racionalizar o tráfego em Congonhas. Eu disse racionalizar. Infelizmente a razão e o raciocínio não existem na cabeça desses criminosos. Depois do trigésimo dia ninguém falará mais no assunto. A justiça seguirá com o processo por uma dezena de anos, ninguém será punido e o comandante será o responsável. O poder anunciará a construção de novos aeroportos com medida provisória. A verba, quando existir, será contigenciada. Serão pagos com o nosso dinheiro projetos espetaculares que nunca sairão do papel.

Soluções há. É incomoda, custa dinheiro, diminui o lucro das empresas e prejudica o espetáculo do crescimento. Lembro-me quando a maioria dos vôos internacionais partiam de Viracopos com rodovias inferiores as que existem hoje. Mas, não é pela rodovia que os passageiros deverão viajar. Ponte aérea Campinas/São Paulo, imbecis!Vai custar mais! Vai!. Mas não teremos cadáveres, só mais empregos. Para os mais vips, helicópteros. Incluam nos bilhetes para São Paulo o preço da ponte aérea. Quem não poder pagar, pega o ônibus. Viracopos não tem estrutura, mas tem pista e pode-se fazer outras. Tem espaço. A estrutura, privatize. Transformem Congonhas em aeroporto para aviões de médio porte, jatinhos e heliporto. Se a idéia não é boa, arranje outra, pensem, trabalhem, mas não nos entregue mais cadáveres com longas mentiras e pista curta.



Mauro de Oliveira

19/07/2007

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui